28 de março de 2024

De 1.528 pauloafonsinas que fizeram mamografia, 271 vão precisar fazer uma nova etapa

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA

Segunda etapa do Serviço de Mamografia tem início nesta terça (6). Foto: PMPA



 

 

Com o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, em parceria com a Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (6), a segunda etapa do serviço de rastreamento.

 

Os exames foram realizados com mulheres de 50 a 69 anos, que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento. Dos 1.528 exames realizados de 22 abril a 9 de maio deste ano, 271 vão precisar fazer uma nova etapa.

 

A Secretaria de Saúde orienta que as mulheres convocadas através do telefone, devem ir ao Centro de Especialidades Médicas do Bairro Tancredo Neves II. “É importante frisar que os postos de saúde já receberam a lista com as mulheres que vão precisar realizar punção e ultrassonografia. É um atendimento específico e direcionado”, afirma a coordenadora da Atenção Básica, Simone Pimentel.




 

Um dos grandes problemas que afeta a saúde da mulher é o câncer de mama. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, ele representa cerca de 28% de novos casos no público feminino.

 

Especialistas apontam que as chances de cura aumentam quando a mulher descobre a incidência da doença no início, o que é alcançado por meio de exames periódicos, como a mamografia. Essa radiografia da mama é imprescindível para um diagnóstico preciso.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!