28 de março de 2024

Daniele Siqueira é a 1ª médica pauloafonsina formada pela Univasf Paulo Afonso: “Sinto-me honrada!”

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Daniele Siqueira, 31 anos, primeira médica pauloafonsina formada pela Univasf campus de Paulo Afonso, Bahia. Foto: Arquivo pessoal



 

 

No dia 14 de setembro de 2014, dia em que aconteceu a aula inaugural do curso de Medicina da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco) campus de Paulo Afonso, Daniele Fernanda Siqueira Souza, 31 anos, era a única a única pauloafonsina daquela primeira turma de 40 alunos oriundos das mais diversas partes do Brasil.

 

Os jovens graduandos tinham com eles muitos sonhos, esperanças e uma vontade enorme de vencer. Estavam diante de um desafio muito grande: ser os pioneiros de um curso de medicina recém implantado numa instituição pública, em pleno sertão da Bahia! Começava ali a saga de muitas lutas e dificuldades, mas também de muitas conquistas e conhecimentos.

 

Daniele conta que passaram por muitas dificuldades ao longo desses anos, dificuldades essas que foram muito além das incontáveis madrugadas de estudos e das leituras intermináveis que fazem parte da vida de qualquer estudante de medicina. “Nossas dificuldades residiam, também, na luta pela estruturação do nosso campus e melhorias do nosso curso. Sonhamos, durante os 4 primeiros anos, com o tão desejado Hospital Universitário, que não veio.”, relatou.

 

O motivo acima levou os alunos a deixarem Paulo Afonso em setembro de 2018, para cursar o internato médico. “A essa altura, éramos 25 alunos, dos 40 iniciais. A grande maioria da turma mudou-se para Petrolina para cursar o internato junto às turmas de medicina do campus sede. Eu, no entanto, por motivos pessoais vim morar em Aracaju, onde cursei o internato na Universidade Federal de Sergipe.”, contou Daniele.

 

Com a Medida Provisória para antecipação da formatura dos alunos dos últimos períodos de medicina, tanto a Univasf quanto a UFS optaram por realizar a colação de grau de suas turmas. Sendo assim, no último dia 30/04/2020, tiveram a tão esperada colação de grau, realizada de forma virtual (veja aqui), mas repleta de muita emoção. Tornaram-se, finalmente, médicos!

 

Daniele Siqueira, 31 anos, primeira médica pauloafonsina formada pela Univasf campus de Paulo Afonso, Bahia. Foto: Arquivo pessoal

Incentivador do curso e um dos responsáveis pela chegada do importante campus na cidade, o também pauloafonsino, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), fez questão de entrar em contato por telefone com Daniele, para parabenizá-la e desejar sucesso na carreira que já começa com grande desafio aos novos profissionais da saúde, por causa do combate à pandemia. 

 

Agradecimentos

 

Por meio do portal pa4, Daniele Siqueira fez questão de agradecer a um seleto número de pessoas que ela considera especiais,  e que tanto contribuíram para essa brilhante conquista:

 

Hoje, meu sentimento é de imensa gratidão!

 

Sou muito grata a Deus, que me permitiu realizar esse sonho, me sustentando em todos os momentos. Sou muito grata à minha família, que sempre esteve ao meu lado, me dando todo apoio e suporte.  À minha mãe Paula, meu filho Bernardo, meu marido Leonardo e minha sogra Lúcia: obrigada por serem minha base e por sonharem esse sonho comigo, amo muito vocês!

 

Sou muito grata aos meus colegas de curso, que dividiram comigo os momentos de angústia e de glória e tornaram o caminho mais fácil de ser percorrido: Sou grata a todos os membros do curso de medicina da Univasf Paulo Afonso, professores, técnicos e corpo discente, em especial à professora Diana Pinheiro, que foi como uma mãe pra gente e esteve conosco desde o primeiro dia; ao professor Romero Barbosa, que foi um excelente coordenador de curso, tomando a frente em diversas situações e lutando ao nosso lado; à servidora Lorena Sandes, que sempre esteve disponível para nos auxiliar em nossas demandas e engrossou o coro daqueles que torceram por nós; ao professor David Fernandes por ser um grande amigo e ao professor Carlos Botelho, por ser uma grande referência de profissionalismo e humanidade.

 

Sinto-me honrada por ser a primeira médica pauloafonsina formada pela UNIVASF Paulo Afonso e sei que, logo mais, teremos outros pauloafonsinos seguindo o mesmo caminho. Que Deus ilumine o caminho de cada um!

 

 

Daniele Siqueira, 31 anos, primeira médica pauloafonsina formada pela Univasf campus de Paulo Afonso, Bahia. Foto: Arquivo pessoal

 

Abaixo, a lista dos formandos da 1ª turma Univasf/Medicina/PA. Entre eles a única pauloafonsina, Daniele Fernanda Siqueira Souza:

 

– Áurea Beatriz Paula Silva
– Beatriz Lima Araújo
– Bruna Pessoa Nobrega
– Bruno Bezerra Gondim
– Bruno Reis de Oliveira e Oliveira
– Camila Gomes Barbosa
– Cleise de Jesus Silva
– Charles Lindberg Barcia Nascimento Duarte
– Daniele Fernanda Siqueira Souza
– Elizangela Nunes de Souza
– Fernanda Siqueira Lima
– Ingrid Dantas Sampaio Leite
– José Cledio Lopes da Silva Sobrinho
– José Weberton Rodrigues
– Luiz Felipe Ferreira de Lima
– Maria Thereza Carvalho Rodriguez Guisande
– Marília Mariotti de Santana
– Meiriely Amorim Santanna
– Melissa Galdino Dias
– Olívia Maria Silva Teixeira de Jesus
– Ronaldo Inácio
– Samara Pereira de Almeida
– Yngrid da Rocha Fernandes




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 9

  1. sincera says:

    Parabéns pela conquista de cada um…é um orgulho ser um (a) Doutor (a)!
    Felicidades.

  2. Valdilene says:

    Parabéns pela conquista. Que Deus te abençoe nessa jornada.

  3. concursado lesado por Anilto Bastos em 2009 says:

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  4. Milena says:

    Parabéns para todos os formandos, em especial a Daniele, que representou nossa cidade! Boa sorte!

  5. Anônimo says:

    Tomara que essa nova médica seja medica de verdade e não no papel que nem muitos que tem ai se forma e não sabem nem o que e uma gripe direito.

  6. Francinaldo says:

    Tem medico que nem olham para o paciente, escultam o que ele fala e fica no google pesquisando depois passam a receita.

  7. lucineide says:

    gostaria…de…saber…qual..a..data…termino….para…inscrição…do..concurso????procede…até…05/05?????ALGUÉM/ME/INFORME/SE/É/VERDADE…PorFAVOR…

  8. Paciente escorchado says:

    Que a honradez da nova doutora se traduza em preço de consulta condizente com o nosso povo, não escorchante. Interessante que o Procon só visa os camelôs derua.

  9. Prof. Sydney Leão says:

    Como coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso da Univasf, parabenizo a Dra. Daniele, como a primeira filha da terra a se formar em nosso curso de Medicina!! Certamente serão formados pelo CMED-PAV Univasf muitos outros paulo-afonsinos nos próximos anos, se Deus quiser!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!