28 de março de 2024

Covid-19, possibilidade de acidente de laboratório. Por Francisco Nery Júnior

Por

Redação (pa4.com.br)

Equipe de saúde coleta amostras para testar para o novo coronavírus em Wuhan, na China| Foto: Hector RETAMAL/AFP



 

A edição do Le Monde de 14.05.2021 nos dá conta que vinte cientistas de alto nível lançam a possibilidade de a Covid-19 ter sido um acidente de laboratório. Segue nossa tradução de matéria pertinente por Stéphane Foucart:

Origens do Covid-19: a hipótese de um acidente no Instituto de Virologia de Wuhan relançada após a divulgação de trabalhos inéditos.

Cerca de vinte cientistas publicam, na revista “Science”, uma carta pedindo que seja considerada seriamente a hipótese de um acidente de laboratório como a causa da epidemia. A comunidade internacional questiona certos dados sobre o número e a natureza de coronavírus conservados pelo IVW e sobre as experiências conduzidas sobre esses vírus.

Por Stéphane Foucart

A hipótese de um acidente de laboratório como origem possível da pandemia do Covid-19 não é nem majoritária nem a mais provável, mas ela não é uma teoria conspiratória: em uma correspondência publicada na quinta-feira treze de maio pela revista Science, cerca de vinte cientistas de alto nível apelam para que seja examinada essa possibilidade da mesma forma que a do “transbordamento zoonótico” natural. Esse breve artigo não tinha melhor data para aparecer. Algumas horas antes da sua publicação, três trabalhos universitários (uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado) efetuados nestes últimos anos no Instituto de Virologia de Wuhan (WIV) [já]estavam divulgados no Twitter pela conta de um cientista anônimo, costumeiro em revelações bombásticas.

Introdução e tradução de Francisco Nery Júnior







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Capitão Laércio Paz says:

    #COVID2019 , feita em laboratório por #CapitãoPaz, Daria um excelente título também a matéria.
    Alguém matou milhões de pessoas sem dá um único tiro de canhão
    Quem precisa abrir os olhos é o mundo, não os China….
    Eles por coincidência eram os maiores produtores de respiradores, diga-se de passagem chiguiling; tem a materia-prima e são os maiores exportadores para a produção das vacinas no mundo, o seu PIB cresceu exponencialmente….e por aí vai
    O que está acontecendo com os nossos intelectuais, cientistas, estão ficando broncos com.o efeito das vacinas, que não enxergam isso para virem com uma teoria chula dessas?
    #CapitãoPaz

  2. Francisco Nery Júnior says:

    Meu amigo Laércio faz muito bem ao levantar possibilidades e nos fazer pensar. A meu juízo, creio que a autora do texto básico pretendeu “levantar a bola”, o que podemos ler nas entrelinhas. Ademais, a certeza que os serviços de inteligência ocidentais não são bobos. Devem estar “trabalhando” a questão. A minha opção de traduzir e enviar para consideração do site deve-se à minha alta avaliação dos nossos leitores dos quais Paz é exemplo. De fato, senti o texto original em francês como que obscuro (talvez deliberadamente). Tive que prestar bastante atenção na tradução. Em tempo, podemos considerar esta parte do texto: “A comunidade internacional questiona certos dados…”. Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!