16 de abril de 2024

Coronavírus: Prefeitura de Paulo Afonso é recomendada pela DPE/BA a manter comércio fechado

Por

Lucas Cunha - DRT/BA 2944




 

 

Diante da situação de crise vivenciada em decorrência da pandemia do coronavírus, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recomendou às prefeituras de Feira de Santana e Paulo Afonso que mantenham as determinações do fechamento do comércio nestes municípios. A orientação visa que os gestores municipais não cedam às pressões para o abrandamento das medidas de isolamento social.

 

Nos ofícios enviados às prefeituras das duas cidades, a DPE/BA destaca que a volta do funcionamento do comércio nos próximos dias poderá ocasionar em uma desenfreada propagação da Covid-19, com o consequente e provável colapso do sistema de saúde, como já ocorreu em diversas cidades do mundo.

 

A recomendação da Defensoria está baseada nas orientações que os órgãos internacionais de saúde (como a Organização Mundial da Saúde – OMS) e nacionais (como o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde da Bahia) têm feito que a principal medida para evitar uma maior propagação da Covid-19 é o isolamento social, evitando-se ao máximo o contato com um grande número de pessoas.

 

Por este motivo, a orientação da Defensoria é que as medidas restritivas sejam mantidas por pelo menos mais 15 dias, além de que as secretarias de saúde destes municípios façam novas avaliações técnicas para motivar as futuras decisões sobre o tema.

 

As orientações da Defensoria são assinadas pelo defensor público Maurício Martins Moitinho, em Feira de Santana, e pela defensora pública Bruna de Carvalho Chaves Peixoto, em Paulo Afonso.

 




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 15

  1. Cadê o ministério público será que eh comprado? says:

    E o piso salarial dos agentes de endemias porque a prefeitura municipal de Paulo Afonso não paga ?
    Se é lei federal. .cadê os vereadores?
    Cadê galinho? 6 anos atrasado.
    Vai pagar com os 80 milhões?

  2. Letícia says:

    Feira de Santana tem caso confirmado. Paulo Afonso não tem. Pergunta: Porque somente a recomendação de permanecemos isolados socialmente é somente para Paulo Afonso e Feira de Santana? Dá a entender que Paulo Afonso existe caso, digo, casos confirmados, mas a Sec de Saúde está escondendo tal informação

  3. Opinador says:

    O isolamento é muito necessário, é imperioso neste momento. Como todos os municípios tem parcos recursos para tal, é preciso planejamento para não desperdiçar recursos do erário na luta contra o coronavírus. A prefeitura contratou 34 profissionais de saúde em regime de urgência e mesmo assim tem postos descobertos ou com apenas dois agentes de saúde.

    Por exemplo, no Povoado Riacho vejo como dispensável, aquela Barreira Sanitária não deveria existir por exemplo, a movimentação ali é ínfima, não justifica a implantação de uma barreira e se o senhor secretario insistir em manter uma barreira, que a coloque no entroncamento da Malhada Grande com BR 110 é onde fica uma Escola, ali é um lugar perfeito pra implantar uma Barreira, pois abrangeria as pessoas oriundas dos Povoados Lagoa da Pedra, Lagoa do Junco, Xingozinho, Pedrezinha, Pinheiro e etc, e ainda os fluxos oriundos do Estado de Sergipe pela BA 210 e também os fluxos oriundos da BR 110, abrangendo assim com uma única Barreira os fluxos do Povoado Riacho e da Malhada Grande.

    Pauloafonsinos vamos adotar a seguinte RESTEG,

    #VAMOS OTIMIZAR A IMPLANTAÇÃO DAS BARREIRAS

  4. Cidadão says:

    VÂO MATAR O POVO DE FOME!!!!!

  5. Revoltado says:

    Não tem lógica o comércio continuar fechado não tem nenhum caso confirmado.

  6. Paola says:

    Não temos nenhum caso confirmado , só acreditaremos quando tiver um ? aí neguinho vai ficar com medo que um caso desses seja em sua família

  7. Anônimo says:

    boa noite ,sou comerciante em paulo afonso,gostaria de saber por qual motivo os comercios da cidade estão fechados.
    Me disseram que e por causa do fluxo,e contatos aproximação de pessoas.
    acho,o que e pra um, tem que ser pra todos .desde o dia 20/03/20 estamos fechados e os super mercados com grande fluxos de pessoas que estão funcionando.hoje os supermercados pareciam movimento de natal onde 90% dos clientes estavan transitando sem proteção.
    agora eu pergunto, o que a comissão do governo e da prefeitura da cidade estão fazendo por nos ,que temos um seguimento de trabalho diferente mas sendo que as pessoas que são nossos clientes estão transitando por lá.
    as filas de banco e agência lotéricas as pessoas recebendo e porque não os comerciantes não poderão está recebendo também. Temos contas pra receber e tambem temos contas pra pagar. Pode ser estrategias governamentais para que o povo se em dividam em bancos ,oferencendo empréstimos .

  8. Anônimo says:

    Quero ver se o DPE/BA vai arcar com os custos e prejuízos, e tb o desemprego.Paulo Afonso não tem caso confirmado basta manter as barreiras e outras medidas de segurança e evitar aglomerações.

  9. Péricles Sampayo says:

    Posso estar fazendo mau juízo, mas tem gente desconhecida aproveitando essa crise pra se promover, tentando ganhar mídia. Por acaso alguém lembra de alguma atitude da DPE, principalmente de PA em defesa da população? Por exemplo, sobre a Dengue, que mata muito mais que o cov19? Agora viram protagonistas, sem nenhum embasamento confiável, de uma ação que pode prejudicar mais ainda a população que precisa trabalhar. É necessário, sim, que todos se cuidem e sigam as orientações da SESAB, mas não deixando que o remédio mate o paciente!

  10. Pense bem ! says:

    É muito triste manter o comércio fechado mais vocês já pensaram que aqui em Paulo Afonso não existe estrutura nenhuma!
    Não temos UTI e essa q estão falando q vai abrir não tem capacidade p muita gente .

  11. Luiz says:

    Já estão demitindo o povo na empresa Atlântico, não estão pagando o pessoal e eles se reclamam são demitidos

  12. Luna says:

    A empresa Atlântico está demitido

  13. População says:

    O comércio Fechado sem necessidade, não tem nenhum caso confirmado aqui em Paulo Afonso

  14. EITA PAULO AFONSO says:

    PERGUNTA QUE NÃO QUE CALAR ,OS MERCADOS ENTÃO LOTADOS ,FILA NAS LOTÉRICAS E BANCOS OBS: LOTADOS,ESTE VÍRUS SO PEGA SE FOR TRABALHAR E ?

  15. Alabarse says:

    As recomendacoes sao muito bem proveitosas. Mais com esses problemas de reducao de transporte nos que trabalhamos em laboratorios que temos que bater cartao. Como que fica pq onibus do btn 2 pra vim aqui pro centro nao tem horario. Certo temos que bater cartao de 7:00 horas e o onibus so chega nao ponto que vc tem que descer e sim la nas pracas da mangueiras. E so chega la na praca de 6:48. Como chegamos no horario certo pq nao coloca o onibus pra sair mais cedo pq assim nao vamos conseguir trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!