2 de agosto de 2021

Contra a vontade do secretário de Saúde, Luiz de Deus libera abertura do comércio em Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Reunião com CDL e lojistas no gabinete do prefeito Luiz de Deus. Foto: Redes sociais.



 

 

O prefeito Luiz de Deus (PSD) publicou decreto autorizando a reabertura das lojas de Paulo Afonso, Bahia. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial do DF, nesta quarta-feira (22/4). Construção civil também está liberada.

 

De acordo com o documento, o decreto entra em vigor na data de sua publicação, em 22 de abril, ou seja a partir desta quinta-feira, o comércio está autorizado para voltar a funcionar.

 

Art 2º – “Fica permitido o funcionamento das atividades comerciais de Paulo Afonso no horário das 08h às 14h, de segunda a sábado.”

 

O acesso aos estabelecimentos comerciais, durante as primeiras duas horas a partir do horário de funcionamento, fica destinado exclusivamente as pessoas que façam parte do grupo de risco. ⠀ ⠀

⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Só será permitido a circulação ao mesmo tempo de uma pessoa por cada 20 m². É de obrigação do estabelecimento comercial, disponibilizar álcool gel e/ou pia com torneira, sabão liquido e papel toalha destinado a higienização das mãos dos consumidores. ⠀ ⠀

 

A decisão foi tomada após reunião um grupo de lojistas lidera pelo presidente da CDL, Francisco Maciel. Na semana-passada, houve flexibilização nas medidas de contenção, com a abertura apenas para recebimento de pagamentos.

 

A decisão do prefeito vai de encontro à declaração do secretário municipal de Saúde, Ghiarone Garibaldi em entrevista hoje à Rádio Angiquinho: “Espero que o nosso prefeito não abra o comércio, porque se abrir o comércio vai ser uma disseminação, mas é uma decisão dele, da nossa parte nós vamos aumentar a fiscalização…”

 

Pelo decreto continuam a suspensas as atividades de clubes, associações de futebol/babas, associações recreativas, academias, boates, casas de espetáculos e casas de eventos/festas; autoescolas; salas de saúde pública e privada bucal/odontológica, exceto aquelas relacionadas ao atendimento de urgências e emergências; atividades turísticas no Parque Belvedere, no Balneário Abelardo Wanderley, Complexos Hidrelétricos, monumento Touro e a Sucuri; Prainha Ayrton Senna, Prainha do Candeeiro, Bico de Pedra, Prainha Principal; atividades de ecoturismo e passeios de catamarã, atividades em templos religiosos, vedada em todo caso a realização de missas, cultos e afins. Paulo Afonso tem um caso confirmado de Covid-19.

 

Os restaurantes e distribuidoras de bebidas somente poderão funcionar pelo sistema delivery, vedado em todo caso o atendimento presencial⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

 

VEJA O NOVO DECRETO




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 69

  1. Adelmo Lima says:

    Só pra lembrar. Ninguém tem a obrigação de ir pras lojas, continuem em casa! Porque em suas casas vocês estarão livre do vírus e de outras coisas ruins.

    • Gilmar says:

      Vai se ;;;;;

    • Millas says:

      Isso mesmo!!

    • francisco j says:

      O prefeito pisou na bola com esse decreto, existe um caso em Paulo Afonso e a pessoa infectada mesmo afirmando que seu caso é leve, ela circulou na cidade, foi em uma lanchonete e andou de mototaxi conforme afirmou hoje dia 22 de abril na rádio angiquinho o secretario de saude Giarrone o virus está circulando na cidade e quem for infectado pode ter consequencias grave dependendo do seu estado de saude. Lamentavel a atitude do prefeito, do presidente do CDL Francisco Maciel e do juiz federal que vetou os trabalhos da barreira sanitaria que fiscalizava quem entra e quem sai da cidade. Se o numero de casos aumentar em nossa cidade na minha visão os responsaveis serão inicialmente essas tres pessoas. Vamos ficar em casa pessoal porque o prefeito assinou o decreto e deve ter se isolado em sua fazenda.

      • Socorro says:

        Pisou memo.

      • Morador consciente says:

        Se vc achar que se esconder é solução está errado, uma epidemia só se controla quando uma parcela grande da população entra em contato com o viros e cria anticorpos. Se vc tem problema de saúde e tem condições financeiras pra ficar 6 MESES em casa eu aconselharia vc se isolar.

    • Mulher says:

      ISSO MESMO!!!!!

    • Socorro says:

      Verdad fiquem em casa.

  2. Recepcionado com o prefeito says:

    Quando não tinha não liberou, agora q tem liberou

    • May says:

      Foi o que eu pensei. Ou seja, tá liberação no pior momento. Ele talvez tenha erradi quando fechou sem ter nenhum caso confirmado, agora que tem ele vai e abri #ForaLuizDeDeus

    • Gracinha says:

      Vdd

  3. Mr Robot says:

    Quando ñ havia casos estava fechado, agora cm caso ele abre o comércio, q loucura é, eu mesmo ñ saiu de casa pra comprar é nada.
    Um absurdo sem igual, caindo na pressão dos comerciantes.

  4. Com noção says:

    Deixe pelo menos o caso que está confirmado se curar e a cidade permanecer sem ter casos, pra poder reabrir o comércio, sem noção essa atitude!

  5. Funcionário HNAS says:

    A medida de Dr Luiz foi correta, pensando na população que precisa sobreviver, esse é um homem de bom coração e que sabe que quem não tem trabalho morre de fome. Ele fez de tudo para que o COVID não chegasse aqui em nossa cidade, após chegar também não podemos viver isolados pois nosso País é pobre e não aguenta, temos que tomar medida preventivas e cautelosas e seguir a vida aos poucos. Quanto ao secretário de saúde, dispensa comentários por seu desprezo com nós funcionários e arrogância, aqui no Nair ele entra e nem com nós da equipe fala, já deveria ter saído !

    • Tu says:

      Acho que vc estar equivocado em falar que o nosso País é POBRE vc realmente não falou nada com nada!!

    • Justiceiro-PA says:

      Se o secretário não falou de bem com você, talvez tenha puxado o saco da pessoa errada.

    • francisco j says:

      Quando voce pegar o corona virus sua opiniao muda.

    • Marinalva says:

      Como os comerciantes irão sobreviver se o povo não comprar? O povo está com medo, ninguém vai sair por aí batendo perna para salvar o lucro de ninguém não. Países do mundo inteiro tiveram que fechar as portas, só no Brasil o comércio não pode.

  6. Pellegrino says:

    Ghiarone, pede pra sair! Ficou sem moral!

  7. JOSÉ says:

    Parabéns Prefeito! Estavamos já no limite. Muito obrigado.

  8. decepcionado says:

    nao esta pensando na saude da população, apenas em fazer politica; muita imprudencia abrir tendo um caso circulando na cidade. Muito decepcionado.

    • Maria Carolina says:

      Verdade, o dinheiro ta em primeiro lugar,a nossa vida não vale nada.😲lembrem-se disso na eleição. Quem estiver vivo.

  9. De olho says:

    Isso se chama ganância e imprudência.

  10. Sem nome says:

    Irresponsável, V…..g…. dos infernos, deve ter sido ….. pelos ….. certeza.

  11. Sandes says:

    O cemitério é bem ali.

  12. Palhaço de circo says:

    Anilton não aguenta meia hora de pressão e Janinho ia dizer que era uma gripinha e dar tapinha na cara do pessoal.

  13. Cidadã says:

    O prefeito não aguentou a pressão dos empresários/ ricos da cidade, e acabou priorizando a economia invés da saúde /vida dos população. Vamos dar a resposta nas urnas. Logo agora que já tem um caso confirmado no município ele liberar, deveria ter segurado mais um pouco. A UTI já tá apta a receber os doentes caso precise?

    • Indignada says:

      Pior que a uti nem pronta tá e mesmo q tivesse só tem 10 respiradores, isso é nada

  14. Funcionário says:

    Esse prefeito não raciocina, n é possível que o prefeito abra o comércio e mude o seu próprio decreto anterior. Agora q surgiu o primeiro caso, ele n suporta a pressão como líder e abre as pernas.

  15. Marinalva says:

    Liberar o comércio para mover a economia em plena pandemia? Meu Deus!!! Quem em sã consciência vai se arriscar a ir no comércio correndo o risco de se contaminar e contaminar seus parentes, sabendo que o Abatedouro do Nair Alves não têm condição de atender um contingente de pessoas contaminadas? Quem em plena crise da pandemia vai no comércio gastar dinheiro com outra coisa que não seja comida? É bom que esses empresários que tanto insistiram na abertura sofra um prejuízo bem maior com as portas abertas do que com as portas fechadas. Acha que o povo é besta? Que o povo vai sair gastando o que não tem com roupa, sapatos, móveis…com um vírus mortal assolando à porta? Tenha dó viu.

  16. Cabra Macho says:

    A novela Bolsonaro e Mandetta vai reprisar aqui em Paulo Afonso. Prefeito irresponsável, quero ver se ele é homem suficiente e vai fazer compras no comércio.

    • #fique em casa se não quiser morrer says:

      O prefeito é jovem, não pertence ao grupo de risco, vai acompanhar sua senhora às compras em todos os setores do comércio pauloafonsino, o HNAS é um hospital de referência no Nordeste e tem um leito para cada pessoa de Paulo Afonso e para quem vier.

  17. Marinalva says:

    Sem caso nenhum era tudo fechado agora com caso de Coronavírus é tudo liberado? Valeu prefeito!!! Vamos boicotar as lojas.

    • Marinalva says:

      População que é contra a abertura do comércio, vamos boicotar as lojas. Esses empresários juntamente com o prefeito trocaram nossas vidas pelo o lucro. Boicote geral.

  18. Sindicato says:

    No caso de PA CITY, a idade do prefeito n colabora!
    É inimaginável um cara com quase 90 anos n raciocinar e ver que ele está desfazendo tudo o w ele mesmo pregou……. depois estampe as notícias e diga que combateu o covid19 da melhor maneira!!!!!!

  19. Antonio says:

    Parabens prefeito Demita esse Secretario incompetente.O povo precisa trabalhar quem não quiser fique em casa.

    • Leitor says:

      ….pra acharem que vão ter movimento de venda de roupas, calçados e etc.
      Olhe são Paulo, Abriu parte e os próprios comerciantes fecharam……

    • Antonio says:

      Bora lá trabalhar , o mundo inteiro brigando contra doença e os empresários pensando em vender e tendo em vista que Paulo afonsó está de portas abertas para todas as pessoas entrarem e saírem, comesse a rezar que a partir de amanhã a cidade está por conta da sorte é como dizem somos nordeste nos pega não.

  20. Eduardo says:

    Vai entende esse povo… pensei que era só na tv, mas aqui também tem essa coisa de abre e fecha, mata ou não mata e por aí vai…. Deus é mais!

  21. Michael says:

    Alguém de sã consciência mande um ZAP pra essa criatura chamada LD e diga que ele está remando contra a maré. Você será responsável por isso. E os empresários estão sofrendo muito, tenho certeza que eles estão na fila do 600.

    • OBSERVADOR says:

      Lembre que se o comercio não abre, fragiliza muito mais os comerciários…eles tb pagam contas

  22. Cangaceiro says:

    Valieuuuuuuuuuuu
    PARABÉNS LBD, DEIXOU QUE MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIO TOMASSEM A DECISÃO POR VOCÊ.

  23. Ex aliado says:

    Que Deus nos proteja de todo mal que nos cerca.
    O invisível nós vamos vencer em Cristo e o visível que está acontecendo em Paulo afonso vamos vencer em breve, Sr Luiz.

  24. Leitor says:

    Quando a gente pensa q vai fechar tudo aí o cara abre as pernas de vez.
    Coisa sem sentido……KD o poeta Francisco Nery pra comentar isso. Tô doido pra ler. kkkkkk quero ver a coerência

  25. Pra que você quer saber says:

    a secretaria de saude, governo diz pra não abri, faz o contrário, se é pra abri assim então libera logo a porra toda….

  26. Daniele says:

    Que ironia quando não tinha caso nenhum e não havia a necessidade de fechar , agora que já tem e que veio de fora a contaminação aí o prefeito decide abrir o comércio e o povo ir para as ruas e antes era fique em casa , e mais ainda irônico é o PT colocar na justiça para proibir a Clororquina.. Quanta ironia desses políticos dissimulados que só pensam em si

  27. sou daqui says:

    Deixa logo tudo aberto e que venha a COVID-19 seja bem vinda. E isso é CULPA da PREFEITURA e COMERCIÁRIOS.
    Só Deus nos ajuda.

  28. Marcos padeiro do BTN says:

    O COVID 19 SO ACORDA DEPOIS DAS 2 TODOS NA RUA DEMANHA

  29. Kakatoto says:

    Na pior das hipóteses, quem ainda escolhe ir ou não é cada indivíduo. Quem for piolho de rua que se dane e fique exposto à doença. Cada um com sua consciência.

  30. Célio says:

    Prefeito, os funcionários da Saúde pedem Socorro(Enfermeiros,auxiliares,Dentistas). Esse secretário está acabando com a equipe, não aguentamos tanta pressão. Demita logo … ou nas urnas a surpresa não será Boa.

  31. Morando por aqui says:

    Infelizmente a ignorância tá começando a virar o jogo. Tudo começou com a troca do ministro da saúde. O povo brasileiro vai pagar caro pela ignorância de alguns.
    Penso que, quem como eu defende o isolamento social, não deve pisar o pé nas lojas. Assim eu vou fazer.

  32. CSS says:

    Impressionante como tem gente com medo. Pior que o medo de morrer é o medo de viver! Vamos viver a vida, meu povo!

  33. Paulo says:

    Esse prefeito só vive na fazenda ele tem que voltar a trabalhar. Acho erradíssimo o que está acontecendo na PMPA. Volte a trabalhar prefeito saia da toca

  34. Pauloafonsina says:

    O DINHEIRO FALOU MAIS ALTO QUE AS VIDAS DA POPULAÇÃO. SEGUINDO AS ATITUDES DO PRESIDENTE.

  35. Jorge says:

    Ninguem obrigado a paga nada no comércio diga nao covid 19

  36. Antonio says:

    Só quero ver na hora que o governador comessar a mandar doentes pra Paulo afonso ,eu quero saber outra coisa quem bexiga vai pra rua compra roupa , sapato joias, se está todo mundo fudido sem dinheiro ,o sindicato patronal é quem está precionando pra poder abrir ,infelizmente os comerciarios não tem sindicatos .

  37. DORIANA SILVA says:

    O MUTRETTA PAULAFONSINO quer virar 🌟 estrela, já quer mandar mais que um JUIZ FEDERAL e mais que o prefeito.
    SAIU MANDETTA veio outro melhor e mais conciente, se liga macho veío.

  38. Joana says:

    Está tudo errado! Há quase 2 meses, se fecha o comércio, as escolas, as igrejas sem nenhum caso na cidade, foi só aparecer um confirmado e o dinheiro do emergencial rolando solto, agora sim vamos abrir o comércio kkkk eita prefeito engraçado!

  39. Socorro says:

    Acho que eles tentaram segurar ao máximo a entrada do vírus mas agora que já temos uma pequena estrutura montada para atendimento aos contaminados eles acham que podem abrie as barreiras e o comércio.
    Agora é que a coisa vai ficar feia, temos um caso de covid19 na cidade e em vez de continuarmos com tudo fechado , não, vamos abrir as portas . Deus nos ajude para que tenhamos leitos, equipamentos e profissionais suficientes.

  40. Justiceiro-PA says:

    Como a prefeitura abre as pernas fácil para alguns empresários exploradores da cidade. P.A agora deslancha…

  41. adoniram barboza de carvalho bolsonaro lula da silva says:

    O secretário vai cair também como o ministro? falando coisas ao contrario do prefeito.

  42. #fique em casa se não quiser morrer says:

    Renunciar a um leito de UTI caso contraia o vírus e, ao auxílio emergencial, é um dever de quem almeja sair de casa sem a mínima necessidade.

  43. Adri says:

    Tudo bem que os comerciantes querem vender, mais as lojas abertas ninguém vai comprar não que a prioridade no momento é só pagar o que se deve e alimentação…e nossa saúde…esse prefeito errou feio! Pois será que ele vai ficar circulando no comércio? Não né? Pois é…ele tem que pensar no bem das pessoas. E logo que infelizmente já tem um caso confirmado na nossa cidade.
    Se de repente o vírus contaminar mais e mais pessoas, será que ele vai da conta? #tenho dito!!!

  44. Mãe says:

    Prefeito o senhor vai perder a credibilidade com o povo e ganhar com os empresários. O senhor como médico pense de forma sensata e volte atrás enquanto é tempo. Nenhum comércio abriu, mesmo sem casos na cidade.

  45. FUNCIONÁRIO MUNICIPAL da Sua Época says:

    MUITO BEM MEU PREFEITO DR: LUIZ DE DEUS. O SENHOR SEMPRE FOI UMA PESSOA, QUE SABE REALMENTE AJUDAR O MAIS NECESSITADO.COMO OS PEQUENOS E MÉDIOS COMERCIANTES DA NOSSA CIDADE. QUE DEUS TE ZBENÇOE SEMPRE AMÉM….

  46. Advogado. says:

    Considerações à sociedade pauloafonsina:

    Excelentíssimo Sr. Prefeito do Município de Paulo Afonso-BA, como cidadão e como contribuinte de impostos que mantém o funcionamento da estrutural da máquina pública me solidarizo com o senhor, sei que sofre pressões irresistíveis por parte de comerciantes de setores diversos, em tempo evidencio a minha discordância em abrir o comércio e repúdio essa pressão contínua da ASCOPA e CDL por reabrir o comércio.

    Vivemos um período de exceção e todos nós devemos nos dar a mão neste momento, entendo que os comerciantes são geradores de emprego – uma importante função social que a empresa cumpre, entendo também que gerar emprego é inerente à atividade empresarial, pois bem, por outro lado entendo também que todos temos responsabilidades sociais, e os senhores comerciantes através da CDL e ASCOPA até aqui não se manifestaram no sentido de retribuir socialmente o que Paulo Afonso lhes possibilitou conquistar ao longo do tempo, como por exemplo, distribuir máscaras e álcool em gel e cestas básicas à população e assim contribuindo para a população mais vulnerável se prevenir da COVID-19.

    Senhores comerciantes, como disse entes, ratifico, entendemos a necessidade da empresa de vender, de aferir lucro, de se manter saudável financeiramente,…, use a força dos senhores para dar a Paulo Afonso alguma retribuição, não pensem pequeno, os senhores tem uma função social a cumprir, se amam Paulo Afonso como dizem cuidem da cidade, cuidem das pessoas…
    Como instituições representativas de classe a ASCOPA e CDL tem a obrigação de dar algum retorno social a Paulo Afonso. O momento é de sacrifício para todos, conclamamos os senhores comerciantes a dar as mãos e a se engajarem na luta contra a COVID, só vejo os senhores lutarem pela própria sobrevivência. Doem cestas básicas, doem máscaras, intervenham socialmente, esse é o momento dos senhores retribuírem a Paulo Afonso o acolhimento que essa terra e esse povo lhes deu durante todos esses anos. É HORA DE SERMOS GRANDES.

    Já temos dois casos confirmados, e suspeito que o número de contaminados seja bem maior, já que não testamos as pessoas, esses casos que se mostram confirmados, são os que foram possível testar. REFLITAM SENHORES COMERCIANTES. Espero ver a CDL e ASCOPA se reunindo pra praticar e desenvolver e discutir políticas de intervenção social.

    Deus nos Abençõe.

  47. deus says:

    peço encarecidamente por gentileza alguém dê uma … neste homem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!