Por

[email protected] / Por Ascom Ufal

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Ufal Campus do Sertão
Ufal Campus do Sertão

 

Na sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) desta segunda-feira (28), foi colocado em regime de urgência o debate e deliberação sobre a Entrada Única – Campus do Sertão Matrículas 2016.2. A proposta é uma reivindicação dos docentes e foi debatida na região com os vários segmentos da comunidade universitária.

 

A professora Sandra Paz, pró-reitora de Graduação, apresentou o parecer da Prograd, favorável à medida, por considerar que unificar a entrada de estudantes nos cursos vai permitir uma maior organização das atividades pedagógicas e a dedicação de carga horária dos docentes para a extensão e pesquisa, além de mais tempo para a qualificação.

 

Prograd apresentou o parecer sobre a proposta de entrada única (Foto: Lenilda Luna)
Prograd apresentou o parecer sobre a proposta de entrada única (Foto: Lenilda Luna)

 

Segundo o parecer da Prograd, a entrada única permite redimensionar as ofertas de vagas, organizar os cursos de especialização e mestrado, e outras atividades acadêmicas, otimizando os recursos de gestão humana e infraestrutura, para reduzir inclusive o alto índice de evasão de estudantes aprovados nos cursos da região.

 

Alguns estudantes questionaram que não aconteceram debates suficientes para o esclarecimento sobre a questão. Professores do Campus do Sertão rebateram relatando várias ocasiões em que a entrada única foi debatida com os estudantes, desde 2014.

 

A professora Ana Vegner, presidente da Associação dos Docentes (Adufal), também colocou reflexões da entidade sobre a proposta, questionamento se esta é a medida para resolver a questão de sobrecarga de trabalho dos professores.

 

Os docentes do sertão fizeram várias intervenções para defender a proposta e argumentaram a necessidade de redimensionar a oferta de vagas de acordo com a quantidade de professores e técnicos lotados no Campus, garantindo a qualidade do ensino.

 

Depois de um extenso debate, por mais de 5 horas, em que vários aspectos da proposta foram avaliados, os conselheiros decidiram aprovar a entrada única para o Campus do Sertão, por ampla maioria de votos.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.