19 de abril de 2024

Conselho Municipal de Cultura é empossado em solenidade virtual

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA




 

Em solenidade que aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), foram empossados os 12 membros do Conselho Municipal de Cultura. O evento aconteceu na Casa da Cultura e foi transmitido virtualmente, com a presença do secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares, o superintendente de Cultura, Rogério Xavier, e o representante do prefeito, Genaro, respeitando as medidas de distanciamento social. A nomeação terá validade para o biênio de 2021/2023.

O órgão tem como objetivo incentivar a promoção e divulgação dos valores culturais, fomentar a cultura local, produzir e preservar a memória material/imaterial e promover ações de desenvolvimento cultural.

O secretário de Cultura, Jânio Soares, destacou a posse como um momento esperado por todos e falou sobre a expectativa para o novo conselho. “Era um anseio enorme da classe cultural e até do município que fosse formado esse conselho. Na formação de um conselho como esse é feito um trabalho de levantamento geral de tudo que é relacionado à cultura e Paulo Afonso é uma cidade barrageira e foi criada em torno de vários povos vindos de várias regiões do país e do Nordeste. Aqui é uma miscigenação cultural na prática. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse momento, pois estamos desde o início na criação desse plano. Parabenizo e agradeço a todos que participaram desse processo. A gente está de parabéns, Paulo Afonso está de parabéns e a cultura está de parabéns. Quando acabar essa pandemia a gente espera que todas as reuniões do conselho, que vão acontecer a partir de agora, dê os frutos que todo mundo deseja”.

De acordo com o músico Luanderson, essa posse é um ganho para Paulo Afonso e um ganho para aqueles que amam a cultura local. “É um momento histórico para a cidade de Paulo Afonso, principalmente para cada um de nós que somos fazedores de cultura e ver hoje a posse dos conselheiros que vão trilhar durante esses anos que virão pela frente é motivo de muita alegria. O indivíduo que é fazedor de cultura ele precisa assumir o seu protagonismo, ocupando os seus espaços, independente da forma de evolução que a cultura possa sofrer no seu dia a dia. É preciso que agente queira estar inserido nesse espaço para poder promover um futuro de cultura muito melhor para aqueles que virão. Os frutos virão, porque as sementes estão sendo plantadas por esses que hoje são empossados aqui no conselho de cultura. É um ganho para Paulo Afonso e um ganho para aqueles que amam a cultura local”.




 

“Esse é um momento histórico para o município a composição do conselho municipal de cultura e é uma um momento que nós almejávamos há algum tempo. A cultura está sofrendo muito, principalmente neste momento de pandemia, mas que precisa que haja um desenvolvimento. Paulo Afonso é uma cidade que tem muita história para contar e muita cultura viva, não só em Paulo Afonso, mas na região. A gente pretende que isso se torne referência, assim como somos referência como cidade, somos referências também na cultura do município e da região. Os próximos passos serão marcarmos reuniões para formar as comissões de cada setor, para que a gente busque fazer os estudos de elaboração de projetos para serem encaminhados ao município, a secretaria de cultura juntamente com o gabinete, para fazer um trabalho de desenvolvimento cultural, sólido e uma construção para que ela se enraíze definitivamente no nosso município”, disse o superintendente de cultura, Rogério Xavier.

Os conselheiros empossados foram:

 

Artes Visuais
Titular – Isadora Luz/ Suplente – Icaro Luan.

Música
Titular – Tiago Carvalho/ Suplente – Paulo dos Santos.

Artes Cênicas
Titular – Carolina Alexandra/ Suplente – José Ivanildo dos Santos.

Patrimônio Histórico
Titular – Damásia da Silva/ Suplente – Glaucineide da Silva

Literatura e Biblioteca
Titular – Edilson Vieira/ Suplente – Socorro Araújo.

Cultura Popular
Titular – Daniel Sinésio/ Suplente – Karoline Andrade







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!