Por

ASCOM/PMPA – Redação: Washington Luís – DRT/BA nº 4109

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior

A Prefeitura de Paulo Afonso iniciou nesta segunda-feira, 9 de janeiro, nas unidade de saúde da Rede Municipal, a vacinação contra o HPV para meninos  com idade entre 12 e 13 anos. A vacina que já é oferecida para meninas desde 2014, a partir deste ano estende o atendimento para o público masculino e amplia a faixa etária das meninas para 9 a 14 anos. Em todo o estado, a campanha pretende vacinar 280 mil meninos. A definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger crianças e adolescente antes de iniciarem a vida sexual.

 

O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, explica que “Esta é uma nova estratégia de redução dos cânceres de colo do útero, pênis e ânus, doenças diretamente relacionada ao HPV”.

 

Bastante frequente e presente em cerca de 80% dos indivíduos que iniciaram a vida sexual precocemente, o HPV é um vírus que tem potencial para causar doenças em ambos os sexos. A vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, protegendo contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. O vírus tem mais de 100 variações, sendo que a maioria não traz prejuízos à saúde. Os tipos 6 e 11 estão ligados ao surgimento de verrugas genitais. Já os 16 e 18 se relacionam a 70% dos casos de câncer de órgãos genitais como: colo de útero, vulva, vagina e pênis. A contaminação também pode ser feita pelo contato de pele, mas, na maioria dos casos é decorrente de relações sexuais sem uso de preservativo. Para a imunização são necessárias duas doses, com intervalo de seis meses.

 

Até o ano passado, a vacina era disponibilizada apenas para meninas. A inclusão dos meninos à lista de disponibilização gratuita foi anunciada pelo Ministério da Saúde, em outubro de 2016, mas só entrou em vigor em janeiro deste ano.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

11 respostas

  1. Tá mais perdido do que cego em tiroteio, um grupo de funcionários viciados estão dando às coordenadas pra ele, você tem que formar uma equipe com pessoas que tenham competência. Nada de apadrinhamento, como por exemplo: esse é amigo daquele, essa é filha daquela, esqueça isso meu camarada. Do contrário você não vai dar nem pra apurar o do leite de acordo com o ditado popular. Resumindo, você vai se lascar. Tanto visualmente como profissionalmente.

  2. SECRETÁRIO FAÇA UMA VISITA EM TODOS OS SETORES DESSA SECRETARIA, OBSERVE QUE HÁ FUNCIONÁRIOS DE MODO GERAL QUE SE SENTEM DONOS APESAR DA INCOMPETÊNCIA, REFORME COLOQUE PESSOAS QUE SAIBAM LIDAR COMO O PÚBLICO E QUE SE DEDIQUEM PELO FAZEM. AÍ SÓ TEM FAZ DE CONTAS. HÁ ALGUNS QUE REALMENTE SABEM O QUE FAZEM, O MÍNIMO. SAIA DA SALA PROCURE CONVERSAR COM OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS EM TODOS OS SETORES QUE FAZEM PARTE DESSA PASTA COMO PSF’S, LACEN, ZOONOSES, CEM, POSTO DA MULHER, HMPA, ETC. OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS SABERÃO COMO DE ORIENTAR, DAR ALGUMAS DICAS, FAZER PROPOSTAS DE MUDANÇAS ISSO, NO SENTIDO DE TE AJUDAR. NÃO FIQUE DENTRO DA CARAPUÇA, SE DESARME, FAÇA O MELHOR COM HUMILDADE E SABEDORIA E NÃO COM CONVERSINHAS SEM PROVAS CONTUDENTES APENAS PARA AFASTAR DOS PROFISSIONAIS QUE PODEM TE GUIAR PELO CAMINHO CERTO.

    1. Eu só queria ser uma camaleoa para ter os ovos babados por esse Wilker, com certeza nesse verão seria refrescante já que os ovos são acoplados como um cacho de uvas. Vai ser baba assim na casa do car…………..!Será que esse baba tem namorada, se tiver espero que não seja igual a ele. E como será que ela aguenta o chupa ovo desses. AFF!

      1. Kkkkkkkkkkk. Temos algumas diferenças cara, dentre elas eu torço para que as coisas dêem certo, quero o melhor para Paulo Afonso e segundo honro meus sacos! Ponho meu nome é não me escondo atrás de pseudônimo. Chora não, viu? Tá só começando o trabalho. Puxa uma cadeira e assista.

    2. Depois de ver no face fotos de sua visita ao CEO, deu pra observar que você está cercado por pessoas que não serão úteis nessa sua nova empreitada. Todo cuidado é pouco, em se tratando da coordenação de odontologia pelo chefe imediato, depois pela coordenação do CEO, funcionários de baixo escalão são tratados meramente como seu ninguém, a falta de respeito existe e é de tamanha proporção. Outra coisa, o CEO é regido pelo ministério da saúde, com horário de funcionamento das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas. Por causa de favorecimentos para alguns funcionários esse horário foi mudado. Isso compromete a você caso haja uma investigação por causa de denúncias. Fica esperto. Você pode não saber disso secretário Ivaldo, porém< muitas pessoas sabem. Seria bom que o presidente do conselho de saúde tivesse conhecimento de tal fato.

      1. LUIZ DE DEUS, SEUS SECRETÁRIOS ESTÃO NOMEANDO APADRINHADOS SEM COMPETÊNCIA, ISSO NÃO SERÁ NADA BOM PARA O INÍCIO DE SEU MANDATO, QUEREMOS MUDANÇA …, PRINCIPALMENTE NAQUELE SETOR DO …, HÁ MUITO ESTÁ SEM UM FUNCIONÁRIOS QUE RESPONDA A ALTURA DOS NOSSOS DIREITOS…, A FUNCIONÁRIA QUE OCUPA HOJE AQUELE SETOR NÃO TEM QUALQUER QUE SEJA O MÍNIMO DE PERFIL PARA ATUAR, SEM CONHECIMENTO, TRATA NÓS FUNCIONÁRIOS NO GERAL COM A MAIOR ANTIPATIA COM CARA DE REJEIÇÃO COMO SE FOSSE MAIS DO QUE NÓS. NÃO TEM QUALQUER PERFIL PARA CONTINUAR ALI, POR ISSO, DR. LUIZ QUEREMOS A VOLTA DO EX FUNCIONÁRIO QUE FOI DEMITIDO EM …, POR TER FICADO DO SEU LADO, RECONHEÇA O SEU VALOR E O COLOQUE DE VOLTA. ESSE SABE COMO SE PORTAR NAQUELE SETOR E CONHECE AS REGRAS DOS NOSSOS DIREITOS E DEVERES…QUEREMOS QUE …RETORNE PRO SETOR DE…PORQUE ELE SEMPRE SOUBE COMO ATENDER A TODOS NÓS FUNCIONÁRIOS E NÃO FUNCIONÁRIOS. SECRETÁRIO PROCURA PREENCHER OS CARGOS COM PESSOAS DE COMPETÊNCIA E CONHECIMENTO E NÃO COM PESSOAS QUE SÓ FAZEM O QUE QUEREM…VOCÊ NUNCA DEVERIA OCUPAR ESSE SETOR DE …

        1. NÃO EXISTE MAIS O SETOR FINANCEIRO DA SECRETARIA DE…A APESAR DA MESMA SER MUNICIPALIZADA, INDEPENDENTE, ASSIM, COMO TAMBÉM NÃO MAIS O SETOR DE…ESSES SETORES SÃO FUNDAMENTAIS E DE GRANDE VALIA PARA OS FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E FUNCIONÁRIOS. O MAIOR PREJUDICADO SOMOS NÓS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO PODEMOS CONTAR COM A PESSOA QUE HOJE OCUPA AQUELE SETOR. SECRETÁRIO TA MAIS DO QUE NA HORA DE REATIVAR ESSE SETOR DE…, PRA QUE TUDO VOLTE AO NORMAL. ESQUEÇA OS APADRINHAMENTOS, MAIS NA FRENTE VOCÊ VAI SOFRER AS CONSEQUENCIAS POR TER ESCUTADO UM GRUPINHO DE VICIADOS COM O NÃO PROFISSIONALISMO E BEM ESTAR DE TODOS. NÃO SE DEIXE LEVAR POR CONVERSA DE CORREDOR. ESSA É A DICA.

      2. Não é minha área de atuação, mas por fazer parte da equipe e ter convivência e conhecimento eu vejo a moralização e desempenho exemplar dentro da odontologia que, mesmo diante de crises com redução de recursos e muitos problemas de gestores passado(em alguns setores), hoje tem sido realizado um bom trabalho. Quem mais precisa e usa sabe disso. Então façam críticas e cobranças que ajudem diretamente gente, deixem atitudes baixas e que usam de politicagem ou desavenças pessoais de lado, porque não leva a lugar nenhum. Afinal, quem tem competência tem respaldo e o trabalho desempenhado surte efeitos positivos. A negatividade se dissipa. Parabéns a equipe atual da odontologia.

  3. Para “[email protected]

    Kkkkkkkkkkk. Temos algumas diferenças cara, dentre elas eu torço para que as coisas dêem certo, quero o melhor para Paulo Afonso e segundo honro meus sacos! Ponho meu nome é não me escondo atrás de pseudônimo. Chora não, viu? Tá só começando o trabalho. Puxa uma cadeira e assista.

    1. LUIZ DE DEUS, SEUS SECRETÁRIOS ESTÃO NOMEANDO APADRINHADOS SEM COMPETÊNCIA, ISSO NÃO SERÁ NADA BOM PARA O INÍCIO DE SEU MANDATO, QUEREMOS MUDANÇA NA SAÚDE, PRINCIPALMENTE NAQUELE SETOR DO RH, HÁ MUITO ESTÁ SEM UM FUNCIONÁRIOS QUE RESPONDA A ALTURA DOS NOSSOS DIREITOS TRABALHISTA, A FUNCIONÁRIA QUE OCUPA HOJE AQUELE SETOR NÃO TEM QUALQUER QUE SEJA O MÍNIMO DE PERFIL PARA ATUAR, SEM CONHECIMENTO, TRATA NÓS FUNCIONÁRIOS NO GERAL COM A MAIOR ANTIPATIA COM CARA DE REJEIÇÃO COMO SE FOSSE MAIS DO QUE NÓS. NÃO TEM QUALQUER PERFIL PARA CONTINUAR ALI, POR ISSO, DR. LUIZ QUEREMOS A VOLTA DO EX FUNCIONÁRIO QUE FOI DEMITIDO EM 2014, POR TER FICADO DO SEU LADO, RECONHEÇA O SEU VALOR E O COLOQUE DE VOLTA. ESSE SABE COMO SE PORTAR NAQUELE SETOR E CONHECE AS REGRAS DOS NOSSOS DIREITOS E DEVERES TRABALHISTAS. NÃO SE DEIXE LEVAR PELO FATO DE QUE ESSA SENHORA QUE ALI ESTÁ É FILHA DA MÉDICA E AGORA QUE O IRMÃO É DIRETOR DO TRANSPORTE É QUE LA VAI SE SENTIR A TAL. NUNCA ESTÁ NA SALA QUANDO PRECISAMOS FALAR COM ELA, OUTRA COISA SÓ TRABALHA QUANDO QUER E SÓ VAI QUANDO LHE É CONVENIENTE. TEM MAIS VAI SAIR DE LICENÇA MATERNIDADE E NÓS PRECISAMOS DE UMA PESSOA PARA RESOLVER NOSSAS PENDÊNCIAS INCLUSIVE NOSSAS FÉRIAS. QUEREMOS QUE AILSON RETORNE PRO SETOR DE RH PORQUE ELE SEMPRE SOUBE COMO ATENDER A TODOS NÓS FUNCIONÁRIOS E NÃO FUNCIONÁRIOS. SECRETÁRIO PROCURA PREENCHER OS CARGOS COM PESSOAS DE COMPETÊNCIA E CONHECIMENTO E NÃO COM PESSOAS QUE SÓ FAZEM O QUE QUEREM. JAMILE VOCÊ NUNCA DEVERIA OCUPAR ESSE SETOR DE RH, NÃO ADIANTA FAZER DRAMAS VOC MESMA SABE QUE NUNCA GOSTOU DE TRABALHAR VIVIA DE SALA EM SALA. VOCÊ JÁ PASSOU DO TEMPO É HORA DE SAIR E DAR LUGAR PRA QUEM GOSTA DO QUE FAZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.