O Ministério da Educação (MEC) divulgou no mês de abril os principais indicadores de qualidade da educação superior do Brasil, entre eles o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos os indicadores são calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O UniRios obteve nota 4, que vai na escala até 5. Em 2021, a nota da avaliação foi de 3.
O que é o IGC
Segundo a definição do Inep, o IGC é um indicador de qualidade que leva em conta diversos itens para o cálculo, como: média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso, que combina desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo) do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
UniRios entre os melhores do Brasil
Em relação ao IGC, o UniRios se posicionou entre os Centros Universitários do Brasil com os melhores resultados para esta organização acadêmica. Das aproximadamente duas mil instituições de ensino superior (IES) avaliadas no Brasil, 25% delas obtiveram o conceito 4, entre elas o UniRios. No País, dos 361 Centros Universitários avaliados, 115 obtiveram o conceito 4. Na Bahia, dos 15 Centros Universitários avaliados, somente 06 obtiveram o conceito 4.
O resultado apresentou uma escalada do UniRios, que aumentou o seu resultado em 23% ao compararmos com o resultado de 2016, alcançando conceito de excelência, que é atribuído às instituições que obtiveram as notas 4 e 5. A avaliação colocou o UniRios no grupo das 20% melhores IES particulares do país.
Com muita alegria, o UniRios alcançou pela primeira vez o IGC 4, o que reflete o empenho de toda nossa comunidade acadêmica rumo à excelência em seus serviços educacionais.