16 de janeiro de 2022

Com erro histórico, novo ministro do STF começa mal (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

 

O ex-Ministro da Justiça e ex-Advogado Geral da União André Mendonça deverá ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal no lugar do ministro Marco Aurélio, recentemente aposentado, por indicação do presidente Jair Bolsonaro.

O nome de André Mendonça foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça na tarde de hoje, primeiro de dezembro, e aprovado em plenário do Senado Federal no início da noite.

Durante o embate das perguntas e respostas com os senadores, o então sabatinado afirmou que, ao contrário dos Estados Unidos, que travaram uma guerra civil, e da França, que passou por uma revolução sangrenta, a consolidação do estado democrático no Brasil foi pacífica.

Ignorou a resistência de algumas nações indígenas após o descobrimento, o estouro de várias revoltas libertárias durante o Brasil colônia, a luta armada entre brasileiros e portugueses após o grito da independência por Dom Pedro I, principalmente na Bahia, e ainda as revoltas durante o Império. Houve resistência, luta e mortes para que o Brasil se tornasse independente e democrático.

Pelo menos dois senadores ousaram refutar o novo ministro que, talvez cansado pela maratona de perguntas e respostas, deslizou em relação à consolidação do estado democrático no Brasil.

O senão levantado pelos senadores se referia ao que denominaram de a repressão à resistência dos opositores ao regime militar iniciado em 1964. Alegaram que houve repressão, luta, desaparecimentos e mortes.

O quadro de ministros do STF está assim recomposto. Acreditamos que o novo ministro fará, até a sua aposentadoria ou morte (o cargo é vitalício), um bom trabalho. Nós lhe desejamos boa sorte e recomendamos uma olhadinha de vez em quando nos livros de história.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Lampião Baiano says:

    Não adianta pedir para bolsonarista estudar alguma coisa. Em história eles defendem que no Brasil não houve ditadura. Em geografia estão convicto que a terra é plana. Já em ciência, espalham até hoje que Cloroquina imuniza contra a Covid. Nas aulas de religião pregam que Jair é um Messias. Em Direito acreditam que rachadinha não é crime. Eu me divertido assistido a Escolinha do Professor Bolsonaro. É muito hilário.

    • Carlos says:

      Verdade … Igual a petista que acredita q lula n roubou… Q é mentira q o sítio de Atibaia n é dele e nem o triplex kkkkk q é verdade q o filho dele ficou milionário vendendo

      • Lampião Baiano says:

        Todos os processos contra Lula foram anulados. Isso ocorreu após ser descoberto que o Juiz Sergio Moro articulou com os procuradores da Lava Jato para condenar Lula. Isso é ilegal. Sendo assim, hoje Lula é considerado tecnicamente inocente e elegível. Se não concordar, por gentileza, prove o contrário.

  2. Joseval Vieira says:

    Se ditadura foi aquele periodo em que todos podiam andar livremente em qualquer horario do dia ou da noite, em que até dormíamos de portas abertas, epoca em que se ensinava portugues, matematica, historia, geografia, ciencias, educação moral e civica, que volte a DITADURA, NOS PRECISAMOS DE PAZ, SEGURANCA, SE ALGUM VAGABUNDO SOFREU NAQUELE PERIODO ERA PORQUE ERA VAGABUNDO

    • Lampião Baiano says:

      Não! Ditadura foi quando foi decretado o AI-5 e qualquer cidadão que questionasse o governo seria preso, torturado ou morto. Naquela época se tivesse uma pandemia, nenhum brasileiro seria vacinado. Por que os heróis de Bolsonaro tem empatia pela morte e não pela vida. Talvez você não saiba, em maior ou menor escala, violência no Brasil sempre existiu. Inclusive o tráfico de drogas começou na ditadura. Pelo visto você também não sabe, que a violência do jogo do bicho matou muita gente inocente na época da ditadura. Um governo que usou a força para deixar os ricos mais ricos e os outros passando aperto, não merce honrarias. # Ditadura, Bolsonarismo, opressão ou qualquer coisa do tipo… NUNCA MAIS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!