19 de abril de 2024

Com Educação mediada pela Tecnologia, Colégio Sete supera efeitos do isolamento social

Por

Dorisvan Lira – Dep. Comunicação

Aulas Ao Vivo pela internet trouxeram mais dinâmica entre professores e alunos.



 

 

As medidas de isolamento social para conter o novo Coronavírus mudaram drasticamente a rotina do mundo. Paralisando comércio, indústria, entretenimento e diversas outras atividades. Cenário que se mostrou como desafio especial para a educação, visto que a suspensão das aulas segue sem previsão de retorno.

 

Em Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia, o Colégio Sete de Setembro viu o momento como oportunidade de implementar ações, com o apoio da tecnologia, para diminuir o impacto sobre a rotina de estudos. Através da educação mediada pela tecnologia, a direção e coordenações estabeleceram cronogramas de estudos através de ferramentas já usadas pela instituição como o Portal Educacional, o Eduqo e o Positivo ON. Aliado a vídeo aulas dos professores, produzidos pela escola, com orientações para as atividades todas as semanas.

 

“Nossa preocupação inicial foi contornar o isolamento social contando com a tecnologia educacional e o apoio das famílias, para que uma rotina pudesse ser mantida, diminuindo o impacto dessa situação sobre o processo de aprendizagem”, destaca Jacson Oliveira, diretor educacional do Colégio Sete.

 

Dessa maneira, a instituição contornou o isolamento, mantendo assistência aos estudantes através dos canais on-line e de telefonia.

 

Aulas Ao Vivo

 

Em meados deste mês de abril, quando a maioria das escolas decidiu suspender as atividades remotas, o Colégio Sete foi a primeira instituição de ensino básico a realizar Aulas Ao Vivo, para todos os níveis de ensino.

 

Mais que ‘Lives’, a instituição ofereceu um ambiente virtual adequado para o estudo. Através do Google Classroom (que concentrou os cronogramas de atividades dos portais, as aulas ao vivo e os vídeos revisionais de cada disciplina), professores e alunos passaram a realizar encontros em salas de aulas virtuais.

 

“Estamos superando esse momento graças ao apoio dos pais, que estão enfrentando também esse desafio, e de nossa equipe de professores, que abraçou a proposta de modo a garantir a continuidade das atividades pedagógicas a distância”, comenta Andressa Carmo, coordenadora de projetos do Colégio Sete.

A equipe do colégio adotou entre sua equipe um lema para esse período que representa bem a determinação para encarar essa situação: “A AULA PRESENCIAL PAROU, MAS O CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM NÃO PODEM PARAR. ”

 

Apoio às Famílias 

 

A diretoria do Colégio Sete de Setembro sensível aos efeitos que as medidas de isolamento provocaram sobre a vida das famílias, em especial, aquelas que perderam parte ou toda a renda criou o Programa Emergencial de Auxílio ao Estudante Sete. A ação oferce condições especiais de parcelamento de mensalidades e outros benefícios para garantir a permanência das criança na escola.

 

Além deste trabalho, Lives com especialistas buscam trazer mais informações para que as famílias possam encarar esse momento. A exemplo da Live com a psicopedagoga Kátea Barros que trouxe orientações para a rotina de estudos em casa.

 

Colégio Sete de Setembro – Não importa o desafio, JUNTOS nós superamos.

colegioste.com.br 

(75) 3501.3501

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!