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Dep. Comunicação

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Anunciado como uma das novidades do Colégio Sete para o ano letivo de 2021 o PLENO, Programa de Aprendizagem Socioemocional tem como objetivo promover entre os estudantes a capacidade de lidar com suas emoções e desenvolver habilidades de relacionamento, favorecendo as condições de ensino e aprendizagem. Com uma hora aula semanal o PLENO foi nem recebido pelas famílias e é ofertado sem custo adicional na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

 

Para falar mais sobre o programa e como ele funciona o Colégio Sete entrevistou Regina Durante, consultora pedagógica do Programa Pleno.

 

*Colégio Sete – Regina o que é o Pleno e como essa proposta está amparada na BNCC?

 

Regina Durante – O Pleno é um programa para desenvolver intencionalmente aprendizagem socioemocional. Seus documentos norteadores são o “Relatório para a Educação do Séc. XXI da Unesco: Educação um tesouro a descobrir”, publicado em 1996 e, a “BNCC – Base Nacional Curricular Comum”, documento que normatizou a educação pública e privada no território brasileiro, vigente desde 2020 e regulamentada no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394) desde 1996.

 

A aprendizagem socioemocional (ASE) é parte integrante da educação e do desenvolvimento humano. É o processo pelo qual crianças, jovens e adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções e atingir objetivos pessoais e coletivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos de apoio e tomar decisões responsáveis e cuidadosas.

 

As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o aluno vai desenvolver para lidar com as próprias emoções. O objetivo da escola do século XXI não é apenas transmitir conteúdo, mas possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida como um todo, para lidar de forma positiva e construtiva com as situações e desafios que surgirem ao longo do caminho.

 

“O objetivo da escola do século XXI não é apenas transmitir conteúdo, mas possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida como um todo…” Regina Durante

 

*CS: E como podemos delimitar o significado de socioemocional?

 

RD – O termo socioemocional refere-se aos aspectos sociais e emocionais de desenvolvimento do indivíduo em relação a si (autoconhecimento) e em relação ao outro e ao coletivo (habilidades de relacionamento e consciência social), bem como ao manejo de suas emoções (autorregulação), possibilitando a identificação e alcance de suas metas. O referencial teórico do Pleno para o socioemocional é CASEL, um norteador de programas socioemocionais, que se baseia em pesquisas e evidências.

 

CS: Como o programa é aplicado na escola?

 

RD – É um programa, portanto, com objetivos são definidos aula a aula, sequência, periodicidade semanal, habilidades socioemocionais explícitas nos temas bimestrais pensados para possibilitar o protagonismo dos alunos nas aulas.

 

*CS: É feito um trabalho de treinamento e acompanhado periódico com os professores do Sete para que o Pleno seja executado como o planejado. Como é feito esse acompanhamento?

 

RD – Sim! A coordenação pedagógica da escola e as professoras que estão responsáveis pelas aulas do Pleno participaram de uma Formação Inicial que ajuda-as a se apropriarem dos pilares pedagógicos do programa.

 

As professoras e coordenadoras utilizam o Guia do Educador, que é o planejamento detalhado das aulas do Pleno e que vai guiar as aulas ao longo do ano letivo. Além disso, há o acompanhamento formal da Consultora Pedagógica, por meio de encontros periódicos com professoras e coordenadoras.

 

A escola, em conjunto com a Consultora, organizam uma pauta para esse dia, que consta de reuniões on-line com o objetivo de ouvir a todas, tirar dúvidas, oferecer sugestões, fazer ajustes e observar como está a participação dos alunos nas aulas. Para as necessidades diárias da escola, o canal de comunicação entre a Consultora Pedagógica, coordenadoras  e professoras é o whatsapp.

 

O primeiro ano do socioemocional na escola é o mais desafiador por tratar-se de uma nova abordagem que, para trazer benefícios aos alunos precisa ser implementado com cuidado e atenção constantes, para tanto a parceria escola/Consultora é essencial.

 

*CS: Quais os benefícios para o alunado e familiares?

 

RD – O Pleno não consiste em trabalho terapêutico, ele contribui no âmbito da prevenção, pois abre o espaço para o autoconhecimento, para a escuta ativa e para a manutenção e qualidade dos vínculos familiares.

 

*CS: Diante do atual cenário de pandemia, o pleno será um aliado para estar mais próximo dos alunos e entender os seus anseios e angústias?

 

RD – Com certeza! Temos observado a contribuição do Programa Socioemocional Pleno auxiliando as escolas nesse cenário de distanciamento social, de aulas remotas, de perdas e de luto. As aulas do Pleno constituem um espaço de escuta e de compartilhamento de vivências, sempre estimulados a partir dos temas e situações problemas das aulas.

 

 










 



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