28 de março de 2024

Claudio Vieira, que tem doença rara, pergunta ao público o que é deficiência?

Por

 

 

A 16ª Experiência Missionária da diocese de Paulo Afonso, aconteceu entre os dias 07 e 21, no município de Cícero Dantas-BA, e reuniu cerca de setenta missionários – a maioria jovens, na paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, que já conta dois séculos de história comemorados no próximo mês de agosto, assim as santas missões são o início da festa.

 

Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, 200 anos de caminhada.

As autoridades do município que, bastante populoso, viram-se obrigadas a medidas duras para diminuir a criminalidade, particularmente os assaltos à mão armada, e adotaram o toque de recolher para adolescentes sem a companhia dos responsáveis a partir das 21h30. Neste particular, tem os mesmos desafios de qualquer cidade grande.

 

Vista do alto do cemitério central de Cícero Dantas- BA.

Um povo gentil, hospitaleiro, com grandes franjas carentes que cercam a periferia, com dramas sociais também comuns à realidade de Paulo Afonso, afastando-se um pouco a vista do entorno do Velho Chico.

 

Missionários vindos de várias paróquias da diocese de Paulo Afonso, 16ª Experiência Missionária.

No centro, na área rural, na periferia, moças e rapazes que abdicaram de suas férias, acompanhados de religiosos trouxeram o conforto da sempre boa notícia que é Jesus Cristo. E para terminar estes dias o bispo dom Guido Zendron convidou o compositor mineiro Chico Lobo e o analista econômico Claudio Vieira.

 

Compositor e interprete mineiro Chico Lobo.

Porém, para apresentar Claudio, peço  licença poética a Drummonde de Andrade.

 

Claudio Vieira, em palestra na paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, Cícero Dantas-BA.

‘Quando eu nasci um anjo torto desses que vivem na sombra me disse: vai, Claudio! Ser grande na vida’.

 

Claudio e dom Guido: ‘Nenhuma vida é inútil’.

No dia 1º de abril de 1976, a mãe de Claudio – baiano de Monte Santo, passou por um parto que durou horas, e em seguida, ouviu do médico: ‘nem vale a pena alimentar’, pois o bebê teria apenas 24 horas de vida.

 

Livro com biografia do baiano de Monte Santo.

Completados seus quarenta anos, a Artrogripose Múltipla Congênita (AMC), doença rara que o acometeu, deixando-o com a cabeça para baixo e os braços e pernas atrofiados, de fato romperam todo o esquema previsível para tamanha fragilidade: estudou, se graduou, atravessou o oceano e conheceu o papa João Paulo II, esteve com o papa Francisco no Rio de Janeiro, flamenguista, conheceu Zico, entre tantas coisas nessa vida bem vivida,  escreveu: ‘O mundo está ao contrário’ que conta a sua história de lutas e vitórias e que também serve de base das suas palestras motivacionais que ganham o país inteiro.

 

Anda com o sobrinho, que o leva para todos os cantos, dá assistência em sua casa, pois sua deficiência é parcial e consegue beber água e se alimentar e com a boca também usa o computador e escreve.

 

Pe. Evanílson (pároco) Chico Lobo e dom Guido.

″Eu fico tão triste, triste mesmo quando encontro com alguém que reclama, reclamar de quê?, amanhece o dia aí alguém tá jururu, preocupado, talvez porque o aluguel está atrasado?, alguma dívida?, ou porque brigou com a namorada?, e assim por diante, mas a vida da gente é tão curta e Deus é tão maravilhoso que nos deu a vida, e muitas vezes não sabemos valorizar″, diz e emenda:  ″não, eu não estou de cabeça para baixo, o mundo é que está.

 

Claudio autografa seu livro: Afinal, o que é ser deficiente mesmo?

A vida

 

″Eu sempre sonhei em poder estudar: ir à escola, ter amigos – a princípio tive uma professora me orientando, quando eu aprendi a escrever aí eu quis ir à escola normal, não parei e fui mais além, fiz minha faculdade e sou graduado em ciências contábeis″.

 

″O que eu gosto em Claudio é que ele não faz drama da sua situação, nós brincamos, contamos piada, já disse a ele que, aqui em Cícero Dantas, infelizmente, tem um índice muito alto de suicídio, mas Claudio, é a maior pregação, para dizer: o aborto é um homicídio, porque a vida dele se manifesta em qualquer situação é em qualquer situação é possível encontrar a misericórdia de Deus, olhando para você, nenhuma vida é inútil″, disse o bispo.

 

Claudio, deixou no ar uma pergunta e pediu que não a respondêssemos: quem é que realmente é deficiente?

 

″Se estiverem passando algum momento difícil na vida, saiba que temos Deus para nos proteger e dizer que somos vencedores, eu já sou um vencedor: pois não adianta eu ter dinheiro e não ter saúde, não adianta eu ter dinheiro e não ter paz, não adianta eu ter dinheiro e não ter amigos″, finaliza sob forte aplauso do público.

 

Mundo mundo vasto mundo, mas vasto é teu coração, Claudio.

 

 

 

 

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Marcia says:

    Esse é um escolhido de Deus

  2. maria says:

    Grande homem que maravilha

  3. Rodrigues says:

    Que lindo, bela historia!
    Isso sim deveria ser postado direto pois prova que Deus existe na vida de cada um basta acreditar, onde um jovem com seus problemas responde que é abençoado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!