29 de março de 2024

A China “comprando o Brasil”. Por Francisco Nery Júnior

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

 

Pois isto só foi possível graças à abertura ideológica de Deng Hsiao Ping lá pelos anos setenta. Bateu de frente com os radicais ideológicos do Partido Comunista chinês. Desfilaram-no com um “boné de idiota” pelas ruas de Pequim e ele quase, quase perdeu a cabeça. Bombou a China [que estava] atolada nas ideias ideológicas de Mao Tse Tung, o deus chinês após 1949, como está o Brasil incrivelmente atolado pela insensatez coletiva.

 

Os chineses, talvez cansados de tradição e do conceito de paciência, deram ouvido ao destoante famoso pragmatismo de Deng. Eles o escutaram, ele que, velho, cansado e decrépito, não tenha, lamentavelmente, tido o conforto de ouvir o canto retumbante da multidão de chineses, agora vitoriosos, em seu louvor. Os seus ouvidos definitivamente não eram mais capazes de cumprir a missão de escutar. E os visitantes tinham que testemunhar os berros altissonantes da sua secretária na tentativa quase inútil de fazê-lo ouvir a tradução.

 

O amigo e redator-chefe Antônio Galdino me enviou matéria sobre os investimentos chineses no Brasil. Os ideólogos de direita estariam incomodados. Segundo o professor Delfim Neto, que nunca foi de esquerda, melhor assim. Brasil e China ganham com a parceria. Eles têm o seu retorno e nós assimilamos expertise e tecnologia. Pior seria tomar capital emprestado, pagar os juros e pronto acabou.

 

E respondi a Galdino:

 

Foi a mesma coisa com o Japão há 30/40 anos. O Japão saía comprando tudo no Ocidente. Agora é a vez da China.

 

O lamentável, Galdino, é que a gente poderia estar no lugar da China ou, pelo menos, estar bombando como ela aqui na América do Sul.

 

Mas como vamos decolar com o tipo de gente (políticos) que nos representa?

 

Como vamos nos desenvolver sem infraestrutura? O governo paga R$1 bilhão de juros da dívida por dia! Estamos atolados. A visão de Dória [governador de São Paulo] deve ser liberal e globalista. Fazer o quê? Melhor com o investimento deles. Todos ganham e adquirimos (com eles) inovação e expertise.

 

A nossa esperança com um Congresso novo e com Bolsonaro vai se esvaindo. E o coronavírus veio dar uma forcinha a essa desgraça toda. A menos que, paradoxalmente, a despeito da pandemia, tomemos vergonha, isto é, ELES tomem vergonha.

 

“O nosso socorro vem do Senhor.”

 

Francisco Nery Júnior




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Iana Lima says:

    Bem enfatizado, a China se mostra capaz com suas próprias ações e sem se amparar em outras nações de alçar vôos altos. Brasil hoje me parece mais um bairro dos Estados Unidos tamanha a sua subordinação.

  2. Sérgio says:

    Faltou lembrar, dos Trilhões de dólares… da nação, pelo ex presidente Lula, PT e sua organização… que formaram com outros políticos. Comprovado e julgado na ações penais que tramitaram na JF de Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!