2 de dezembro de 2021

Chesf anuncia nova diminuição da vazão da Barragem de Sobradinho, na Bahia

Por

Redação (pa4.com.br) com g1

 

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai diminuir novamente a vazão da média diária da Barragem de Sobradinho, que fica na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, a partir desta terça-feira (26).

CRISE HÍDRICA: Volume de água autorizado para uso do rio Paraguaçu é reduzido para 50% pelo Inema
O escoamento será reduzido de 1.000 m³ por segundo, para 800 m³, gradualmente. A limitação atende a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com a Chesf, a vazão é diminuída para preservar o nível do reservatório de Sobradinho e não deixar que o de Itaparica aumente muito.

Por isso, a companhia pediu cuidado à população que ocupa áreas ribeirinhas próximas à calha do Rio São Francisco, por questões de segurança. Atualmente, o reservatório está com 33,53% de volume de capacidade.

Em nota, a Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que esta medida operativa diz respeito à função da gestão otimizada dos recursos, no momento em que se verificou uma melhora dos recursos hidroenergéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a ONS, soma-se a esse fato, o incremento das vazões ocorridas em Itaparica em decorrência das recentes chuvas, além do nordeste contar com outras fontes energéticas, como as renováveis e a geração térmica.

A bacia do Rio São Francisco é responsável por cerca de 17% da energia armazenada do Sistema Interligado Nacional e só a barragem de Sobradinho representa 10,4% desse total. No mês de setembro, a Chesf determinou uma medida contrária.

Entre a última quinta-feira (21) e o sábado (23), a vazão foi diminuída de 1.600 m³ por segundo para 1.000 m³. A barragem teve um aumento da vazão de de 1.300 m³ por segundo para 1.600 m³.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!