28 de março de 2024

Bolsonaro faz associação absurda e falsa entre Aids e vacina de Covid, dizem especialistas

Por

Redação (pa4.com.br)

Em sua live semanal, na última quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) leu uma suposta notícia que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids] muito mais rápido que o previsto”.

Médicos, no entanto, afirmam que a associação entre o imunizante contra o coronavírus e a transmissão do HIV, o vírus da Aids, é falsa e inexistente.

Na ocasião, Bolsonaro disse aos seguidores que não comentaria a notícia e orientou que os interessados buscassem a reportagem. “Posso ter problema com a minha live. Não quero que caia a live aqui, quero dar informações”, afirmou, um dia após o Brasil atingir metade da população completamente imunizada contra a Covid-19.

A falsa notícia à qual o presidente se refere foi publicada em pelo menos dois sites, Stylo Urbano e Coletividade Evolutiva. Os textos afirmam erroneamente que pessoas estão perdendo a capacidade do sistema imunológico ao longo das semanas após completarem a vacinação e, por isso, terão “efetivamente a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids] desenvolvida”.

As páginas dizem se apoiar em dados disponibilizados pelo governo britânico. O relatório do portal oficial do Departamento de Saúde Pública do Reino Unido ao qual os portais se referem, porém, não cita a síndrome da imunodeficiência adquirida em nenhum momento.

Além disso, os portais Stylo Urbano e Coletividade Evolutiva fraudaram a tabela do departamento britânico que analisa os casos de Covid-19 entre vacinados e não vacinados. Ambos inseriram uma coluna que não consta no documento oficial, chamada “reforço ou degradação do sistema imunológico”.

Médicos e cientistas afirmam que a relação entre a vacina contra a Covid-19 e a Aids é absurda. Jamal Suleiman, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, destaca que as vacinas da Covid não utilizam nenhum fragmento de HIV em sua composição.

Denise Garrett, epidemiologista e vice-presidente do Instituto Sabin (EUA), reforça: “Não tem nenhuma possibilidade ou plausabilidade dessas vacinas fazerem isso. A afirmação é absurda e anticientífica.”

Além disso, enfatiza Suleiman, são doenças com transmissões completamente diferentes. Enquanto o HIV é transmitido por meio de relações sexuais e compartilhamento de seringas, o novo coronavírus que causa a Covid se espalha por meio da respiração.

“O presidente tem uma fixação anal e precisa ir para o divã”, comenta Suleiman. “Ao dizer isso, o presidente coloca em xeque o PNI [Programa Nacional de Imunização].”

O infectologista também relembra que indíviduos HIV [vírus causador da Aids] positivos são qualificados inclusive como prioritários para receber o imunizante contra a Covid-19. “Além de não fazer nenhum sentido, a afirmação do presidente ainda pode prejudicar a campanha para populações mais vulneráveis”, conclui.

Garrett também analisa o perigo da fala do presidente. “O mais grave é o presidente do país falar algo tão absurdo numa live que é assistida por milhões e milhões de pessoas, endossando a narrativa antivacina, falar contra a ciência em meio a uma pandemia letal, que ainda está matando um número considerável no país.”

Por meio das redes sociais, médicos e cientistas também se manifestaram contra o presidente. Vinícius Borges, infectologista especializado em saúde de pessoas LGBTQIA+, escreveu no Twitter que o “que causa Aids é a desigualdade, o preconceito e o estigma, perpetuando mitos como este sobre o HIV, impedindo as pessoas de se testarem, se tratarem e viverem bem”.

Gerson Salvador, infectologista do Hospital Universitário da USP e autor do blog Linha de Frente na Folha, reiterou que vacinas contra a Covid-19 não transmitem HIV. “Quem divulga o contrário além de colaborar com a hesitação vacinal ainda amplia a estigmatização das pessoas que vivem com HIV, no Brasil mais de 900.000 pessoas. Parem!”

Garrett, brasileira radicada nos Estados Unidos, interpreta ainda a fala de Bolsonaro como um alerta. Para ela, apesar de o Brasil ainda ser reconhecido como um país pró-vacina, sem um movimento contrário tão forte quanto nos EUA, o momento é preocupante.

“Estamos cometendo o mesmo erro que os Estados Unidos cometeu quando o movimento antivacina ainda era incipiente e desorganizado. Além de não darmos importância para as declarações antivacinas, temos autoridades do governo que se apoiam neste movimento no Brasil. Quanto mais o movimento se fortalecer, mais difícil será de controlá-lo”, diz. “Se prezamos pela cultura pró-vacina, a hora de cortar o mal pela raiz é agora.”

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

 

 

[videopress WAP6DMK4]

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 13

  1. Lampião Baiano says:

    Após várias mentiras de Bolsonaro cheguei a uma conclusão: Quem não sabe governar conta lorota. Pense num cabra mentiroso.

  2. Adoniram Barboza says:

    Isso é um irresponsável metido a dublê de presidente, um cara que não respeita ninguém. Um fascista de pior espécie.

  3. Sandes says:

    Esse cara já deveria ter ido para o tribunal de Haia. É um psicopata que deveria ser interditado.

  4. Maria says:

    Se pesquisarmos mais, veremos que, tal estudo citado, também foi publicado pela Exame que, após a polêmica rapidamente alterou a matéria

    • Lampião Baiano says:

      Olá, Maria! A matéria da Exame foi de 2020 e não tinha nenhum dado conclusivo, segundo a própria revista. A matéria foi republicada neste ano, informando que a matéria é antiga e continua sem nada confirmado pela ciência. A única coisa concreta que se tem é que quem espalha essas notícias são os sites e os políticos adeptos de fake news. Inclusive a página que Bolsonaro segura durante a live é da Before It’s News, site conhecido por espalhar desinformação sobre vacinas e teorias da conspiração na internet. Sendo assim podemos chegar a uma conclusão: Presidente irresponsável não merece reeleição.

      • Cidadã says:

        Mas a Exame também divulgou tal estudo e, alterou após a polêmica. Parem com esse ódio seletivo característico da militância esquerdista e que não leva a lugar algum. Paz e bem.

      • Janete says:

        Mas será reeleito e os militantes vão chorar e propagar ódio por mais 4 anos mas, se preferirem podem ir pra Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte que a militância acha que deram certo por serem ccomunistas/socialistas, onde falta tudo inclusive liberdade de expressão com o controle da mídia e que o condenado corrupto encantador de jumentos defende e quer implementar tal modelo por aqui . Acordem antes que seja tarde.

      • De olho says:

        A matéria foi modificada um dia após ele citar o estudo, tome vergonha…

    • Adoniram Badoarboza says:

      e eu com isso, ele é um presidente e não um palhaço. tem que respeitar o cargo que ocupa, e não sair falando besteiras sem fundamentos feito um moleque

      • Clara says:

        Respeitar o cargo é ir bêbado aos eventos como um moleque, roubar e superfaturar obras para desvio de dinheiro etc, como fazia um condenado corrupto que os militantes cegos querem que volte ao poder? Deus nos livre kkkkkkkkk

  5. Laís says:

    Vão se informar pois, o presidente citou baseado em uma matéria publicada pela “renomada” Exame que após citada alterou a publicação, o que não foi informado no texto acima. Portanto a irresponsabilidade partiu do referido veículo de imprensa deixem de propagar o ódio apenas por odiar o presidente, responsabilizem quem escreveu a matéria

  6. Adoniram Barboza says:

    maria ele devia respeitar o cargo que ocupa, e não sair falando besteiras e mentiras só pra ser contra , vai tomar um processo bom do governo ingles e das farmaceiticas pra tomar vergonha.

    • Roberta says:

      Saia da bolha para deixar de militar repetindo besteira como papagaio pois, o presidente citou um estudo publicado pela exame que alterou após ser citada no intuito de prejudicá-lo, uma vez que as pessoas acreditam em tudo e, não pesquisam nada Porém, o mesmo estudo também foi publicado nas maiores revistas do planeta como a revista científica The Lancet (a mesma que a imprensa usou para condenar a cloroquina), além disso, foi publicado na revista Science, no The New York Post e na Forbes. Todo esse trabalho foi feito por um grupo de pesquisadores liderado por um ganhador de prêmio Nobel, por trabalhos científicos desenvolvido a respeito do HIV e todo desenvolvimento do trabalho foi baseado em relatórios oficiais do governo britânico e, todas as informações e publicações citadas estão nos seus respectivos sites. Pesquisar faz bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!