26 de setembro de 2021

Bairros Centenário, Alves de Souza e Jardim Bahia receberam o Mutirão de Combate à Dengue

Por

Redação / Informações PMPA

A força-tarefa da Unidade de Zoonoses continuou nesta segunda-feira (2), com a presença da equipe de endemias nos bairros do Centenário, Jardim Bahia e Engenheiro Alves de Souza. A articulação é para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

O Mutirão, que iniciou na sexta-feira (30), já atendeu os bairros do BTN III e Benone Resende com uma retirada expressiva de entulho. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde e tem por objetivo eliminar os focos de dengue em diversos pontos na cidade.

Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, tampas, garrafas, canudos, pneus e até brinquedos que acumulam água podem ser os vilões e servir de criadouro para o mosquito. A recomendação é para que a população fique atenta a esses objetos espalhados no quintal da residência e em locais abandonados no bairro.
Em visita ao bairro do Jardim Bahia, os agentes inspecionaram a residência do morador Marcilon Gomes, que falou do trabalho do trabalho frequente dos agentes na área. “Para mim é nota dez, a equipe cuida muito bem do bairro. Pelo menos aqui nessa rua somos bem tratados e atendido em diversas áreas”.

Para o morador e proprietário de um terreno no bairro Alves de Souza, a presença dos agentes é importante tanto para o bairro quanto para a saúde dos residentes. “As orientações são importantes para mantermos um ambiente limpo, sem água empossada e sem recipientes. Com esses cuidados de prevenção conseguimos manter a dengue longe daqui”, reforça o Paulo Oliveira.

Durante vistoria no Sal Torrado, localidade que integra o bairro Centenário, o coordenador do Departamento de Zoonoses, Sérgio Malta, destaca o resultado positivo da força-tarefa. “A população está aderindo, contribuindo com a eliminação dos possíveis focos e colocando em prática as nossas orientações. Apesar do bom trabalho não podemos baixar a guarda contra o mosquito da dengue”, frisa.

Segundo o Sérgio, durante a mobilização foi detectado muitos terrenos baldios, especialmente no bairro do BTN, com piscinas abandonadas, pneus largados e diversos recipientes descartados de forma incorreta. Para ele, a participação dos moradores é crucial pois estão diariamente presentes na localidade e podem ajudar os agentes indicando os locais com maior concentração de foco do mosquito.

“O morador pode realizar uma denúncia dos locais com possíveis focos do mosquito da dengue no (75) 3281-0193, e enviaremos uma equipe para averiguar o caso”, finaliza.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. francisco j says:

    Uma vergonha para um morador a equipe entrar em sua residencia para tirar uma latinha com resto de água, colocar areia ou veneno em uma jarro no jardim, retirar pneu velho do quintal etc. a Prefeitura tem que fazer campanhas de conscientização nas ruas e escolas e colocar o carro fumacê para funcionar nos lugares de arbustos e grandes poças de agua parada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!