29 de março de 2024

‘Àttooxxá Paulo Afonso’! Elas Gostam (Popa da Bunda) é a música do Carnaval de 2018

Por

REDAÇÃO PA4.COM.BR




 

A cidade de Paulo Afonso representada por talentosos músicos da Banda Àttooxxá foi bastante divulgada no carnaval 2018 de Salvador. O grupo que é a revelação do verão fez vários shows e participações na folia baiana tendo destaque em várias emissoras de televisão (VEJA AQUI).

 

E mesmo com o fim do carnaval, o Àttooxxá continua dando orgulho para Paulo Afonso. O grupo Rede Bahia acabou de divulgar o tão aguardado prêmio de Música do Carnaval. Não deu outra!

 

Elas Gostam (Popa da Bunda) é a música vencedora da Pesquisa Bahia Folia 2018, da TV Bahia, que há 25 anos elege o hit que faz a cabeça dos foliões nos circuitos da festa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15). A música conquistou 51% dos mais de 2,2 milhões de eleitores. Na pesquisa, coordenada pelo P&A Instituto de Pesquisa, a composição de Àttooxxá, gravada por Márcio Victor, foi a mais votada pelos internautas. A decisão leva em conta a votação no site do Bahia Folia e uma pesquisa de rua – realizada entre a terça de Carnaval (13) e a quarta-feira (14) de Cinzas.

 

Formado por Rafa Dias (DJ e produtor musical), Raoni Knalha (voz), Osmar ‘Oz’ (voz), Wallace Chibata (guitarra), Tutakamon e Leo Brown (percussão), o grupo revelação do verão Àttooxxá é autor do hit, que foi gravado por Márcio Vitor, líder do Psirico.

 

Rafa Dias, Raoni, Oz e Wallace Chibata compõem a linha de frente do coletivo Àttøøxxá (Foto: Betto Jr.)

Segundo o Correio da Bahia, essa é quarta vez, inclusive, que a banda Psirico ganha o prêmio: “Pegou demais. O termômetro da música do Carnaval é a rua, são as pessoas. Atinge todas as idades e está em todos os lugares”, afirmou Márcio Victor. Ele chegou a gravar um vídeo assim que soube do resultado. “Estou aqui para agradecer o carinho, os votos, os foliões que seguiram o Psirico no Carnaval. Mais uma vez o Psirico conquistando essse prêmio. Um prêmio nosso, prêmio da música da Bahia”, disse o cantor ao exaltar os músicos do Attooxxa, grupo revelação do Carnaval 2018.

 

 

Antes mesmo da festa, a canção já tinha caído no gosto do público e de artistas como Léo Santana, Wesley Safadão e Xanddy. Além da batida contagiante, do ritmo e da letra, Osmar ‘Oz’, 33 anos, credita o sucesso da música à sua mensagem super atual:

 

(Fotos: Reprodução/Instagram)

“Existe uma verdade dentro da canção que a gente queria passar. Independente do que as mulheres estão vestindo, elas precisam ser respeitadas, acima de tudo”.

 

Apesar do boom só ter rolado por agora, o Àttooxxá foi criado há três anos por Rafa Dias e está dando o que falar ao ressignificar o pagode a partir de sonoridades eletrônicas. Tem até quem diga que é o novo BaianaSystem. “Nossa intenção é realmente dar um ‘pega visão’. Mostrar que se usar shortinho é um comportamento natural e as pessoas precisam respeitar. Não é porque a mulher está usando um short que ela tá dando o seu corpo para alguém. Faz parte da nossa cultura e do nosso clima”, afirma o produtor. Rafa lembra que a música foi criada justamente quando rolaram alguns assédios em uma festa de pagode durante o show da Àttoxxá. “Um turbilhão de coisas aconteceu. A gente chegou a ser notificado. Por isso fizemos duas músicas para dar a ideia para a galera: ‘Olha gente, vamos respeitar. A galera quer meter dança e ser livre’. Foi essa nossa mensagem”.

 

<center

 

O produtor musical e DJ defende, aliás, o Carnaval do jeito que o povo gosta: na base da pipoca. “É um movimento que não tem volta. A gente percebe como é gratificante comunicar com o todo e não só para uma parte. Todos os artistas estão entendendo esta mudança. A rua, a pipoca está cada vez mais forte”, defendeu em entrevista ao Correio.

 

Em segundo lugar ficou a música Várias Novinhas, de Léo Santana. E em terceiro, Banzeiro, canção original de Dona Onete, regravada por Daniela Mercury. Completam o ranking Bora descer, da Banda Eva, e No Groove, de Ivete Sangalo e Psirico.

 

História
Criada em 1994, a Pesquisa Bahia Folia – que integra o projeto de cobertura do Carnaval baiano realizado pela TV Bahia – consagra anualmente os grandes clássicos da maior festa de rua do planeta”, avaliou, em nota, a equipe da empresa. Nas suas 25 edições. grandes sucessos carnavalescos foram eleitos pela Pesquisa Bahia Folia, como Cadê Dalila, de Ivete Sangalo, Maimbê Dandá, de Daniela Mercury e Latinha, da Timbalada. Confira todos os vencedores desde 1994.

 

1994: Olodum, Requebra
1995: Araketu, Araketu é Bom Demais
1996: Timbalada, Margarida Perfumada
1997: Daniela Mercury, Rapunzel
1998: Timbalada, Latinha
1999: Bom Balanço, Juliana
2000: Chiclete com Banana, Cabelo Raspadinho
2001: Braga Boys, Uma Bomba
2002: Ivete Sangalo, Festa
2003: Chiclete com Banana, Voa Voa
2004: Daniela Mercury, Maimbê Dandá
2005: Rapazolla, Coração
2006: Vixe Mainha, Café com Pão
2007: Asa de Águia, Quebra Aê
2008: Psirico, Mulher Brasileira (Toda Boa)
2009: Ivete Sangalo, Cadê Dalila
2010: Parangolé, Rebolation
2011: LevaNóiz, Liga da Justiça
2012: Banda Eva, Circulou
2013: Filhos de Jorge, Ziriguidum
2014: Psirico, Lepo Lepo
2015: Psirico, Tem Xenhenhem
2016: Banda Vingadora, Paredão Metralhadora
2017: Léo Santana, Santinha
2018: Psirico e Àttooxxá, Elas Gostam – Popa da Bunda







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Marta says:

    De 2014 em diante🤔😝

  2. Márcio! says:

    Parabéns PA, a cidade merece essa DESENTERIA MUSICAL…Já tenho uma sugestão para 2019: NA TESTA DA CHANA…
    ME DEIXE VIU!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!