28 de março de 2024

Após 6 anos de atraso, governo Luiz de Deus tem pressa para entregar a UPA por causa do coronavírus

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

Prevista para ser entregue em agosto de 2014, ainda na gestão do ex-prefeito Anilton Bastos, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Paulo Afonso que já está com quase 6 anos de atraso, voltou a ser pauta das reuniões da equipe do governo Luiz de Deus durante essa semana.

 

Com a preocupação geral da pandemia e a extrema necessidade de colocar em práticas medidas preventivas contra a Covid-19 e o iminente pico da doença, hoje (27), o prefeito Luiz de Deus que está em quarentena em sua casa, e alguns de seus secretários municipais, se reuniram para discutir e planejar com celeridade a abertura da unidade.

 

De acordo com um interlocutor do governo, a ideia é incorporar a UPA ao Hospital Nair Alves de Souza. Alguns médicos também participaram do encontro.

 

Reunião de hoje (27) com equipe de governo e médicos. Fotos: Ascom/PMPA

No início dessa semana, o secretário municipal de Saúde, Ghiarone Garibaldi adiantou durante reunião com médicos da prefeitura  que tanto a UPA quanto a UTI no Hospital do BTN seriam inauguradas em poucos dias.

 

“Estamos agilizando a instalação de semi-leitos e o funcionamento da Unidade Terapia Intensiva (UTI) e por isso reunimos os médicos da rede pública municipal, onde equipes estarão sendo treinadas para trabalhar nesse contexto. Nós temos uma UTI que está praticamente pronta, e vamos acelerar o processo de entrega desse equipamento num prazo de 10 a 15 dias no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA). Na Ilha da cidade temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), praticamente pronta, portanto estamos acelerando o funcionamento dessas duas unidades, e, em menos de 15 dias estaremos com a UTI, UPA e mais o HMPA preparados para as urgências e emergências. Estamos em negociação com o Ministério da Saúde para mais leitos, e isso pode ser liberado nos próximos dias.”, explicou.

 

FOTO E LEGENDA DE JUNHO DE 2018 – Após quatro anos de atraso, obras da UPA estão em fase de conclusão, diz prefeitura. Foto: Ascom/PMPA.

UPA E AS PROMESSAS

 

Em junho de 2018, quando a UPA já estava com quatro anos de atraso, a preocupação garantiu que finalmente seria concluída naquele ano, porém depois de mais 2 anos de nova promessa, nada de UPA.

 

Em 2016, quando a obra encontrava-se paralisada, a prefeitura justificou os atrasos transferindo a responsabilidade para a primeira empresa contratada para construir a unidade, a Solotec Construções e Incorporações LTDA, que por sua vez, não se posicionou diante das acusações do Governo.

 

No final de 2016, a prefeitura resolveu realizar nova licitação com o objetivo de dar continuidade à construção e a empresa vencedora foi a JNE Construtora LTDA. O valor do restante da obra ficou orçado em R$ 2.063.376,09.

 

Em 2018, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, afirmava que a UPA estava  na fase de pintura, instalações elétricas e hidráulicas. O secretário de Saúde na época, Ivaldo Sales Júnior, informou que após a conclusão do prédio, localizado ao lado do Hospital Nair Alves de Souza, o passo seguinte seria a abertura de processo licitatório para a compra de equipamentos e mobiliário.

 

FOTO E LEGENDA DE JUNHO DE 2018 – Após quatro anos de atraso, obras da UPA estão em fase de conclusão, diz prefeitura. Foto: Ascom/PMPA.



 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 18

  1. Revotanildo says:

    são 30 anos mesmo,pelo menos a tão esperada uti é brincadeira,em pleno século 21.eita Paulo Afonso terra da energia e atrasada boias

  2. chicó says:

    Lembrem que Anilton teve dinheiro, governo apoiando e não entregou. Mas, tudo é culpa de LD. Agora quando entregar ele é o responsável e os outros num vem dizer que eles começaram.

    • Revotanildo says:

      Nem um deles senhor Chicó, são longas três e uma décadas,os caras médicos e não deram continuidade ao que de Hemetério deixou em 1989 processo de implantação da UTI em nossa cidade,sevc não sabe é porque é forasteiro,como a cidade está cheia de gente assim só mamando nas tetas das vacas que são nossa por direito,filhos de Paulo afonso.a cidade precisa de mudança e mudança,caso contrário morrerá mesmo antes do vírus chegar

  3. junior says:

    o coronavirus esta fazendo milagre na cidade das ilusões kkkk

  4. Abre o olho says:

    Chega até ser piada isso kkkkk

  5. Paulo Afonsino says:

    O governador prometeu que iria inalgurar a UTI e em novembro do ano passado, mas a prefeitura estava segurando para inalgurar nas vésperas das eleições para fazer a campanha dele como se fosse ele que trouxe a UTI, mas agora não dá para segurar, soltem a UTI que o povo precisa, já perdemos muitas pessoas por conta deste capricho.

  6. Vamos ser justos says:

    Gente pelo amor de Deus nessa pandemia que estamos vivendo e vcs discutindo feito crianças o que deve e o que n deve ser feito,pelo amor de Deus acorda,espero que inaugure logo meu Deus ele tem 3 anos na gestão pessoas passaram 8 anos e ñ fizeram o terço que o prefeito já fez,vamos orar pedir à Jesus que tudo isso vai passar.

    • sol says:

      pedir a Deus pra tirar de vez a caducada turma do atraso e misericórdia por essa pandemia

    • esperanildo says:

      seremos justos quando os paulafonsinos se conscientizarem que essa política é atrazilda ,paulo afonso nunca vai pra frente,quando a pandemia passar, o mal vai continuar.ser justo é se livrar da pandemia e de política de malzoleu,só assim viveremos bem

  7. esperanildo says:

    seremos justos quando os paulafonsinos se conscientizarem que essa política é atrazilda ,paulo afonso nunca vai pra frente,quando a pandemia passar, o mal vai continuar.ser justo é se livrar da pandemia e de política de malzoleu,só assim viveremos bem

  8. O CAÇADOR DE CORRUPTOS. says:

    É RUIM ELES LARGAREM O OSSO!!!
    De um modo geral todos os prefeitos que passaram pela cadeira confortável do gabinete da prefeitura se acomodaram esperando a MÃE CHESF ou seja a casa da MÃE JOANA.

    QUEM VIVE DE PROMESSAS SÃO OS SANTOS.

    O que se espera é que passe este surto de PANDEMIA deste VÍRUS e estas ditas autoridades que nada investem na cidade e se acham donos não deixem que toda esta luta para melhorar a saúde em nossa cidade não caia no esquecimento.

    Luiz com sua família de filhos médicos, o Anilton médico, nem mesmo investiram em um meio hospital ou mesmo em uma sala de curativo e primeiros socorros.
    Outros que se dizem empreendedores, Paulo e Raimundo não trouxeram nem mesmo uma fabriqueta de biscoitos, doces ou mesmo de pipocas.

    Muda Paulo Afonso, só se for mesmo de lugar.

  9. Treta says:

    Chega desses aleluas,qts anos de promessas da UTI e nada,brincadeira…

  10. Robson says:

    “Praticamente pronto”. Uma obra essencial dessas e demorando >6 anos. Precisou mesmo de uma pandemia para eles verem que é realmente algo NECESSÁRIO para a cidade?

  11. Robson says:

    Então se não fosse por essa situação, não teria pressa de entregar essas obras que estão no papel a mais de 6 anos? Sendo que Luis e Anilton, ambos médicos, a pessoa imagina que eles iriam querer priorizar essa área…

  12. MARTHA MARIA PEREIRA. says:

    Já viram este relatório?
    Programa de Fiscalização
    em Entes Federativos – V04º
    Ciclo
    Número do Relatório: 201701275
    Visitem página seguinte:
    Paulo Afonso – Relatórios de Auditoria da CGU

    pelo Município de Paulo Afonso/BA, em decorrência do 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos. A fiscalização teve como objetivo …
    Irão ver os desmandos com o dinheiro do erário público.

  13. Eu says:

    Olhando as fotos, dá a impressão que é uma reunião de família. Já estão quase descobrindo uma vacina contra o corona vírus e nada de inauguração. Quero ver se vão inaugurar com todos os cuidados que se deve ter e se o quadro de médicos será bom mesmo. Tenho é nojo da cara dessas p…. nem precisam de máscaras, eles já são mascarados.

  14. Eu says:

    Esse prefeito só não ta caduca pra fazer nomeações. Fica escondidinho só tramando quem ele bota, quem ele tira. Enquanto isso, a cidade largada. Caduquice dele tem um monte de parente mandando. Ninguém merece sair de casa, votar e ver que não valeu a pena. Ele é tão ingrato com quem ajudou ele, que aquele senhor Rozendo é destratado e humilhado. Por um lado acho bem feito, mas o homem dava a vida por esse prefeito. Tá vendo como são as coisas? O Val, foi humilhado e escanteado e hoje, tá limpando o chão para esse prefeito passar, falta de vergonha na cara. Eita, mundo cruel. Cada um sabe o que cabe no bolso, no caso do político, quanto mais dinheiro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!