20 de setembro de 2021

Apicultores são contemplados com 90 caixas de colméia numa parceria entre Prefeitura, Embrapa, Chesf e BNDES

Por

Redação / Informações PMPA

Com o objetivo de incentivar a produção de mel no município, a Prefeitura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), realizou a entrega de 90 caixas de colméias para nove apicultores iniciantes.

As novas caixas permitem aos apicultores o melhoramento no processo de extração, qualificando o mel e seus derivados, e visa também aumentar a comercialização local e regional, gerando emprego e renda em mais uma atividade voltada a área rural.

Durante a entrega, o prefeito Luiz de Deus falou sobre a valorização do homem do campo. “Estamos com várias frentes de atuação voltadas aos moradores da área rural. Atualmente o morador do campo consegue ter sua sobrevivência dentro da sua comunidade, através dos projetos que são proporcionados pela Prefeitura e isso nos deixa muito feliz. O campestre precisa ter sua renda extraída do habitat em que vive, e estamos fortalecendo essas atividades”, diz o gestor.

 

 

Cada caixa de colméia tem capacidade de produção de 25 quilos de mel, totalizando 250 quilos a cada ciclo, uma vez que cada apicultor foi contemplado com dez unidades. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, são em média três ciclos por ano, com previsão de geração de cerca de 750 quilos.

O secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Torres, destacou o momento como mais um fortalecimento ao produtor. “Estamos nesta ocasião proporcionando aos apicultores a oportunidade de ter sua própria produção, fortalecendo sua renda familiar e aquecendo a economia local”.

O Engenheiro Agrônomo, Arquimedes Farias, enfatiza a importância do incentivo aliado às capacitações. “A entrega destes equipamentos, aliados às orientações técnicas por parte da Embrapa, fortalecerá toda a produção necessária”, falou.

 

 

O apicultor Adeildo Lira de 33 anos, morador da comunidade Caiçara II, falou que o incentivo da Prefeitura e parceiros é fundamental para a produtividade. “Temos uma certa experiência na apicultura, mas receber esses equipamentos e técnicas vai nos ajudar muito no ramo. Vamos passar a ser produtores. Isso é um sonho sendo realizado”.

A entrega aconteceu nesta quarta – feira (15), no Parque de Exposições Djalma Vanderley, com a presença do vice-prefeito Marcondes Francisco, o presidente da Câmara, Pedro Macário, os vereadores Valmir Rocha, Jailson Oliveira, Leco e Keko; o secretário de Articulação Política Val Oliveira, servidores da Seagri e produtores.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!