20 de setembro de 2021

Alagoas tem dois casos confirmados da variante delta da Covid-19, diz secretário de Saúde

Por

Redação (pa4.com.br), com informações do g1

A outra pessoa infectada pela variante também é um homem, tem 24 anos e mora em Palmeira dos Índios. Ele começou a sentir os sintomas no dia 30 de junho, apresentando tosse e febre. A Sesau informou que não foi possível contato direto com o paciente, sendo repassado o caso para a Vigilância em Saúde do município para resgatar as informações sobre o caso.

O secretário de Saúde do estado, Alexandre Ayres, disse que a variante tem circulado por estados vizinhos e que a confirmação de casos no estado era questão de tempo. “Já aguardávamos essa confirmação, até pela facilidade do deslocamento. Alagoas é um estado turístico, recebendo muita gente de fora. Mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer”, afirmou Ayres.

Afirmou ainda que a população deve continuar tomando os cuidados necessários com o uso de máscaras e evitando aglomerações, além de se vacinar de acordo com o calendário de cada cidade.

“A chegada desses casos não muda nada. A gente continua liderando o enfrentamento à pandemia com os melhores resultados do Brasil. O que já se sabe em relação à variante delta, não só no Brasil, como em outras partes do mundo, é que ela tem uma maior transmissibilidade, ou seja, ela infecta as pessoas de maneira mais rápida. Mas, isso não afeta e não muda nada no nosso planejamento do enfrentamento à Covid-19. Vamos seguir atentos e deixando vocês informados”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Ayres.

O que é a variante delta?
A variante delta do coronavírus, chamada de B.1.617, foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos na Índia e sua disseminação no Reino Unido, ela passou a preocupar o mundo. Isso ocorreu, segundo os infectologistas, porque provavelmente a variante se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta.

Essa cepa apresenta uma modificação na proteína que fica na superfície do vírus, responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula – é transmitido de uma pessoa para outra –, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações no seu material genético.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!