Agentes de Saúde denunciam falta de testes e de EPIs em Paulo Afonso e publicam Nota de Repúdio

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 15 de setembro de 2020 às 19:05

Foto: ARQUIVO SINDMACS



 

 

O Sindmacs – Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde denunciou que a categoria está trabalhando em meio à pandemia da covid-19 sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, além da dificuldade na realização de testes.

 

Na linha de frente no combate à proliferação do coronavírus, a categoria está frequentemente exposta à doença respiratória que contaminou mais de mil pauloafonsinos e, de acordo com dados divulgados pela secretaria municipal de saúde nesta terça-feira (15), já causou 38 mortes.

 

Por esse motivo, o Sindicato tornou pública uma Nota de Repúdio à Secretaria Municipal de Saúde. O documento está assinado pela presidente Maria Josélia.

 

Em entrevista à rádio Angiquinho na tarde de hoje, a sindicalista detalhou os motivos que levaram ao repúdio: “Essa Nota de Repúdio é a falta dos EPIs nas unidades básicas de saúde nas quais os agentes comunitários de saúde fazem parte da equipe. Estão havendo vários relatos dos agentes que quando algum profissional de saúde testa positivo e mesmo os agentes que tiveram contato com os positivados não têm testes para eles, então eu estou assustada com a categoria que eu faço parte e represento.”

 

Josélia informou ainda que as solicitações foram oficializadas quando Ghiarone Garibaldi ainda era o secretário de saúde, “Então, meu repúdio à falta de EPIs até porque temos documentado  ofícios que na época era Dr. Ghiarone solicitando os EPI’s, nós também temos ofício solicitando o protetor facial que também foi liberado pelo secretário de saúde e até hoje nós não recebemos.”

 

A presidente associou o aumento do número de casos da covid-19 em Paulo Afonso à falta de testes: “Uma vez que estão em contato com quem foi positivado eles precisam ter a segurança que não estão  com o vírus para poderem fazerem suas visitas e não contaminar ninguém também, por isso que os casos estão aumentando cada vez mais porque é necessário fazer o teste, mesmo sem sintomas porque pode ser que estejam assintomáticos.”

 




 









17 pensamentos em “Agentes de Saúde denunciam falta de testes e de EPIs em Paulo Afonso e publicam Nota de Repúdio”

  1. Fazem 8 casas por dia..nem entram. ..
    E os agentes de endemias que entram em 42 CASAS POR DIA .. ( JA CHEGARAM A FAZER 70 POR DIA ) sai de sua aérea vai para várias áreas descobertas …SAI DO BTN VAI PARA O CENTRO…vai para TODOS OS BAIRROS..
    PISO SALARIAL NUNCA FOI PAGO, INCENTIVO ADICIONAL NUNCA RECEBEMOS. ..DESTE QUANDO FOI APROVADO A LEI FEDERAL 13.708
    MÁSCARA SOMOS NÓS QUE COMPRAMOS. …
    YAE?

  2. esses agentes de saudê e difícil de encontrar???? não faz mais visitas nas casas dos idosos, e de outras pessoas que precisam para marcarem consultas estão todos na moita.

  3. Meus parabéns vai para OS AGENTES DE ENDEMIAS GUERREIROS. ..42, 60, 70 CASAS POR DIA VISITADAS.
    E VOCÊS 8 POR DIA .
    SEM PISO SALARIAL SEM INCENTIVO ADICIONAL. .SEM IPI SEM NADA. ..

  4. Novembro está chegando usem o voto para acabar com essa oligarquia da familia do atual prefeito, usem a sabedoria e renovem a classe politica, votem no novo, se o candidato não corresponder não será reeleito.

  5. Descaso total com a saúde nesses governos que passaram. Saúde é um dos sacos sem fundo dos governantes, vamos promover uma mudança geral em novembro. O voto é nossa arma. RENOVAR JÁ.

  6. Se esses agentes de saúde tá fazendo alguma coisa é agora, porque conheço alguns que são INVISÍVEL, e folga mais de que rosca em parafuso, pega de 08;00h, 10:30h ta em casa e acabou o dia, isso é, quando vai, kkk

  7. Ou voce tem dinheiro pra fazer particular ou morre essa prefeitura nao dar uma cibalene vamos dar o troco nessas eleicoes fora esse prefeito e esse anilton e a mesma coisa ja teve o tempo dele e nunca fez nada agora quer ser o salvador quer trazer sua panelinha de volta vams dizer nao a esse grupo dos deuses.

  8. Com raras exceções, tenho que dizer que aqui no meu bairro (Centenário) tem duas agentes que vejo trabalhando, mas a agente responsável por minha família mesmo só veio em minha casa no dia do cadastro. Ô povo ruim de serviço viu?! Era pra ter uma fiscalização maior desse povo! Misericórdia! Serviço péssimo! Tem quem ver que pra esse serviço é necessário ter vocação! Tinham que ser escolhidas por votação popular assim como é feito com as Conselheiras Tutelares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.