29 de março de 2024

Afasta de nós esse “cálice”: Sobre a palavra proibida e nova censura

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Evelyn Ferreira Santana Silva. Foto: arquivo pessoal

por Evelyn Ferreira Santana Silva*

 

Há quem acredite no mito de que nunca houve ditadura militar no Brasil. E que não houve morte, tortura e prisão política, ou censura. Os números são incertos, obviamente pela sublimação de informações que nos indiquem a quantidade real. Porém, é fato que esse capitulo tenebroso faz parte da nossa história. E isso é inegável.

 

Cinquenta e sete anos se passaram. E ao que parece estamos revivendo a censura. O motivo? Desassociar a morte de mais de 290 mil brasileiros por COVID-19 da ineficiência e do descaso por parte do Estado e de seu chefe para com a situação periclitante do nosso povo e da nossa nação.

 

Vivemos com medo todos os dias. Sentimos a dor e a perda e estamos doentes em corpo e alma. Ainda assim, estamos proibidos de expressarmos nossa revolta.




 

 

Não podemos proferir a palavra “ genocida” ou seremos retaliados, perseguidos, presos! Então, para além de lidar com o caos coletivo e nossas agruras internas estamos sendo violado em mais um de nossos direitos: Liberdade de expressão.

 

A Constituição Federal de 1988, garante esse direito em seu quinto artigo. Vale salientar, que essa inclusão já é prova factual de que estávamos desprovidos desse direito no período que alguns relutam em afirmar que nunca existiu. Falei em outro texto sobre o direito à vida. Este, vem sendo violado há muito tempo… A pandemia apenas mostrou a face e o viés de nossa necropolitca.

 

Precisamos desnudar nossos olhos. Essa é a democracia que queremos? Aliás, isto pode ser considerado um sistema democrático de direitos? Nós deixaremos que o passado seja reproduzido? Quem se beneficia com isso? Decerto, qualquer um que não seja o povo!

 

O que estamos vivendo é um genocídio institucionalizado e mascarado. E  além disso, uma nova censura. Quantas manifestações da nova ditadura serão necessárias para que saibamos que não há ordem, progresso e que até nossa liberdade de fala está sendo ceifada novamente?




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 22

  1. Elio says:

    Somente um esclarecimento. Que o Brasil não tem um chefe. E sim vários chefes constituídos, quais sejam: Presidente, Governadores e Prefeitos e cada qual com sua missão bem delineada na Constituição Federal. Além desses chefes acima citados, temos o sistema de freios e contrapesos, que atribui poderes ao Legislativo e ao Judiciário.
    Dessa forma, o Legislativo autoriza a atuação dos chefes do Executivo por meio de leis e o Judiciário intervém quando o Executivo não atua ou agem em descompasso com a lei.
    Portanto, em nossa forma federativa, não podemos atribuir responsabilidades a somente uma pessoa, pois temos um universo de pessoas detentoras de poder que atuam em prol da satisfação da sociedade e do Estado e esses têm tanta responsabilidades, quanto os demais, ou talvez maior, pois atuam na ponta, na execução das ações, tendo maior capacidade de inferir a real necessidades e decidir o melhor para o seu povo.
    Por fim, nossa forma federativa, também não exclui o próprio cidadão de responsabilidades, em várias passagens da Constituição e em legislações esparsas deixa isso em destaque, assim, a sociedade não pode querer se desvencilhar de suas responsabilidade e culpa por, na presente crise vivenciada, ser o maior agente de transmissão de um vírus mortal, não se cuidando e cuidando dos outros, ainda fazendo aglomerações e não tomando as medidas de prevenção, que até aqui, sabe-se que ajudam a diminuir a transmissão do vírus e provoca todo o caos vivenciado e que todos nós sabemos que os meios disponibilizados pelo Estado para tratar a doença, possuem limitações sejam materiais, humanos e financeiros.

  2. Anônimo says:

    A principal semelhança do passado com o atual momento, é a incompetência . Até pessoas inocentes, sumiram naquele época.

  3. CHESFIANO QUE NÃO É BRUXO,,, MAS SABE O DIA DE AMANHÃ. says:

    Um ENDEMONIADO que governa São Paulo quer a todo o custo fechar o comércio prá causar a fome no Brasil em nome de um COMUNISMO666
    Esse cara tem que descer a sepultura urgentemente
    Prá nosso País se salvar das trevas do diabo….

    ALIÁZ A EXATOS 2 DIAS UM MAJOR DESCEU A SEPULTURA
    POIS ELE ERA DAS FORÇAS ARMADAS E QUERIA FECHAR OS TEMPLOS RELIGIOSOS
    ESSE CAVOU SUA PRÓPRIA SEPULTURA….
    E OS DEMAIS QUE ANDAM ENVENTANDO LOCKDOW PRÁ FECHAR TEMPLOS,
    VÃO SER FECHADOS NAS SUAS RESPECTIVAS SEPULTURAS O MAIS BREVE POSSÍVEL..

    • Carlos says:

      Pobre coitado. Tomara que sua teimosia não seja causa de sua contaminação e, em caso positivo, você consiga sobreviver e aprender que a única solução para a pandemia é a vacina ou o distanciamento social, coisa que o seu presidente não oferece.

  4. Maria says:

    Na ditadura não há alternância de governos. No Brasil haviam eleições indiretas do presidentes que eram eleitos pelo congresso e, portanto, alternância dos mesmos. O que tivemos foi um regime militar de excessão instaurado para barrar a instalação de uma ditadura comunista defendida pelos movimentos revolucionários da época e, houveram sim mortes e tortura e, eu vivi esse período mas, o termo ditadura militar, não cabe ao regime que tivemos aqui no Brasil e sim regime militar de excessão

  5. Péricles Sampayo says:

    O interessante é gente que não era nem nascida nos tempos dos governos militares falarem com aparente conhecimento de causa da situação. Apropriam-se do contexto como se dele tivessem conhecimento para tecer suas loas e fazer comparações esdrúxulas com situações atuais e fingir um conhecimento sociológico inexistem. Com palavras difíceis e linguajar rebuscado, iludem o leitor que perde tempo em ler as bobagens… mas é bom que se leia tudo que é publicado. Só assim se pode separar o que faz sentido e o que não passa de elaborado e infinitamente editado ajuntado de palavras sem sentido, que só serve ao ego do pseudo intelectual…

    • Cidadã says:

      Disse tudo. O que mais vemos hoje em dia são pessoas que só reproduzem um amontoado de bobagens e se acham especialistas em algo que nunca viveram

    • Mario says:

      A ditadura deve ter sido muito boa e fácil mesmo para as pessoas que nunca se posicionaram politicamente, que passaram aquele período inertes e passivos em relação ao que acontecia no pais, como agora. Parece que as pessoas perderam a vergonha de serem ignorantes. Em geral são pessoas que não lêem, não produzem nada, são completamente alienadas da realidade. Falam em ditadura comunista, mas apoiam presidente que faz homenagem à torturador, falam em ditatura comunista, mas votam em candidato que diz que vai “metralhar” a oposição, falam em ditadura comunista, mas aceitam passivos os crimes e posicionamentos criminosos do governo. Como vocês podem falar de conhecimento sociológico, político ou seja lá do que for?!?!?! Vocês deveriam se envergonhar da ignorância que propagam, do ódio que está sempre acompanhado de citações à Deus. Como pode isso?!?!?! Incoerentes é pouco.
      O Brasil vive o pior momento de sua história, me arrisco a dizer, pior até do que a ditadura. Algum comentarista político aqui falou que “aprendeu em livros”, eu queria saber quais. Falam em Deus, mas acham bonito o presidente dizer que não é coveiro, que o país pare de chorar seus morto porquê não somos “maricas”, “e daí?”. O governo do …é um desastre! O Brasil virou uma piada e os ignorantes continuam falando bobagem nas redes.
      Sinto muito por vocês e pelo nosso país.

      • Maria says:

        Realmente continuam falando bobagem nas redes, seu comentário comprova isso

      • Opinião says:

        Sem mi mi mis Mário. Comparações sem pé e sem cabeça.
        Ataques que não cola mais.
        Se liberta dessas repetições de esquerdista militante. Muitos já se libertaram do engano do comunismo

    • Sinésio Frota (jornalista de férias neste paraíso) says:

      Definiu com propriedade a “cronista”. Como está claro, é só uma composição de frases-feitas e velhos clichês batidos. O que será que passa nessas cabecinhas tolas, ao acharem que entendem de política e sociologia? Aconselho, menina, procure outra ocupação. Escrever requer grande esforço mental e …

  6. Osteovaldo says:

    O combate à epidemia foi “fatiado” pelos nossos ilustres ministros do STF os quais insistem em brincar de quebra de braço com o governo federal; ainda com relação ao governo militar, ainda temos muitos que viveram essa época para contar o outro lado da moeda; só pra complementar, a mordaça começou a ser imposta também pelos senhores ministros do STF que se acham deuses com opiniões invioláveis. Então, moça, não me venha com churumelas.

  7. Opinião says:

    Afasta de nós a DITADURA do comunismo.
    Afasta de nós os militantes e suas ideologias.
    Afasta de nós tudo o que é contrário ao que Deus ensina.
    Sempre aprendi com os mais velhos e em livros sobre um tempo de respeito e progresso chamado REGIME MILITAR, que alguns insistem em chamar de ditadura militar.

  8. Alfredo Monteiro says:

    Quem são os pais ou laços dessa menina pra dá ouvidos a quem nasceu ontem sem saber a realidade da política de forma abrangente pra emitir uma opinião tendenciosa e batida da esquerda recalcada??? Ficar falando como papagaio mostra que só está emitindo opiniões de outros que tem interesses em criticar sem saber o contexto da política brasileira.

  9. Opinião says:

    Senhor, afasta de nós todo o tipo de inversao de valores.
    #BoldonaroTemRazao

  10. Sóstenes Oliveira says:

    Comentário preciso, Péricles Sampayo.

  11. O FISICO says:

    A TÉCNICA!
    Bolsonaro está e questionando o toque de recolher de alguns estados cujo governador e oposição. Brasil e o país da América Latina mais castigado pela COVID 19, já no Nordeste a Bahia está no primeiro lugar. Povo burro…… NÃO TEM VACINA PRA TODO MUNDO NÃO…. países como a Rússia que é uma das maiores produtoras da vacina ainda não imunizou sua população… quem é Brasil pra fazer esse milagre? São bilhões de pessoas no mundo inteiro atrás dessa vacina… se dica esse governo petista ditador aqui na Bahia aproveitando a situação pra fazer SAFADESA. Povinho dos cabelos do SUVACO FINO…. revoltados da vida…. evitem fazer FILHOS já que não se aceitam com a forma em que DEUS FEZ, ISSO É CASTIGO!!!!!!!

  12. J. Cícero Alves says:

    Artigo primoroso e bastante oportuno. Parabéns à articulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!