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Após o natal, muitos consumidores voltam às lojas de origem à procura de trocar o presente e conseqüentemente compra outro item por algum motivo, dependendo da habilidade do vendedor ou do lojista.


 


Até aí tudo bem, mas devemos encarar isso como um pós venda, onde será crucial essa interação com o cliente, pois dependendo do atendimento e criatividade e receptividade do vendedor ele venderá mais e ganhará com isso.


 


È importante que todo lojista esteja antenado com essas tendências de mercado, preparando seus colaboradores para tal, para reter ainda mais clientes e aumentar suas metas.


 


Assim, é o período de natal, onde há uma grande concentração de vendas acima de todos os períodos do ano.


 


Somente neste período que gira em cada cidade mais de 80% de sua arrecadação e capital de giro devido às festas natalinas.


 


E que continue assim, é um processo já conquistado ao longo dos anos em todo mundo, há os céticos que não aprovam essa gastança, mas para bem da auto-estima e do comércio em si, é bom pra todos.


 


O natal além de promover essa onda de consumo, tem por objetivo aproximar as pessoas em torno de um só ideal: o nascimento de Jesus Cristo.


 


Que viva o Natal e as pessoas e um feliz 2011 com prosperidade e sucesso a todos!!!


 


 


Por: Silvano Wanderley

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