28 de março de 2024

Operação da PF prende dois prefeitos baianos

Por

O prefeito do município de Sobradinho (a 556Km de Salvador), Antônio Gilberto de Souza (PP), conhecido como Gilberto de Balbino foi preso na manhã desta quarta-feira, 9, em sua casa, pela Polícia Federal de Juazeiro, em cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão dentro da Operação Pasárgada realizada na Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. O prefeito do município de Itabela, Paulo Ernesto Peçanha da Silva, também foi preso na mesma operação. Além de prefeitos e secretários municipais, também estão envolvidos na fraude magistrados, advogados, assessores e lobistas. Todos envolvidos em esquema que fraudava o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Havia dois mandados de prisão expedidos para Sobradinho, o segundo foi para o secretário de Obras Carlito Nunes que foi preso em Salvador, também no mesmo dia. A notícia movimentou a cidade e levou a população de Sobradinho às ruas desta vez para acompanhar a ação da polícia. Diversas manifestações têm sido realizadas ao longo do último ano contra irregularidades cometidas pelo prefeito Gilberto de Balbino, a última no mês passado quando os servidores municipais paralisaram as atividades por falta de pagamento dos salários.


“A prisão demorou, mas aconteceu. Todo sabia que algum dia algo assim acabaria acontecendo de alguma forma. Temos vários processos contra o prefeito de todos os setores, incluindo os repasses dos empréstimos tomados pelos servidores ao Banco Rural que não estavam sendo feitos”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Sobradinho, Geraldo Pereira. O Sindicato denuncia o prefeito de desvio de recursos da Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para quitar débitos de construção de casa populares. Pereira diz que, a ausência de repasses pela prefeitura fez com que a maioria dos servidores entrasse na lista do Serasa ou SPC.


Enquanto observava a movimentação da PF e imprensa em frente à casa do prefeito, a população se dividia entre manifestações contra e a favor do gestor municipal. O prefeito Antônio Gilberto de Souza e o vice José Fernandes Neto (PP) já tiveram os diplomas cassados em maio de 2006 através da sentença dada pelo juiz Ednaldo da Fonseca Rodrigues, com processo na Justiça Eleitoral desde 12/2004 em decorrência de representação eleitoral sob acusação de captação ilegal de votos ou compra e negociação de bens.


Gilberto Balbino teria distribuído 200 títulos de terra entre os dias 10 e 11 de setembro, menos de 30 dias das eleições, mas ele recorreu e voltou ao posto através de recursos. Segundo a presidência do Sindicato dos Servidores Municipais já houve, inclusive a necessidade de prestar queixa na delegacia de polícia de Sobradinho devido “ameaças sofridas por parte dos agiotas que vivem na porta da casa do prefeito cobrando dívidas. As ameaças vinham durante as mobilizações realizadas contra as irregularidades do prefeito nas ruas da cidade”. O prefeito Gilberto de Balbino foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro e a única declaração dada foi que “não sabia o porquê de estar sendo preso”. Ele será transferido amanhã em vôo comercial para a PF em Minas Gerais.


Itabela- No extremo-sul do estado, o prefeito do município de Itabela, Paulo Ernesto Peçanha da Silva, conhecido como Júnior Dapé, também foi preso na manhã desta quarta-feira. A prisão foi realizada na residencia do prefeito, por volta das 8h30. De lá, ele foi levado para a sede da Polícia Federal, em Porto Seguro, onde presta depoimento. Informações extra-oficiais dão conta que o prefeito de Itabela deve sair da sede da PF no final desta tarde e seguir em voo comercial para Belo Horizonte.


Fonte: A Tarde

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!