19 de abril de 2024

O que os políticos têm contra o turismo em Paulo Afonso?

Por

p5

O título é de artigo publicado pelo professor Gadino. Está no Folha Sertaneja. Faço minhas as palavras de Galdino.

O que é isso de os dirigentes locais fecharem os ouvidos para as admoestações sensatas de quem sabe observar e sugerir? O que é isso de simplesmente desprezar colocações óbvias sobre o que só poderia trazer benefícios para Paulo Afonso e para a região? São auto-suficientes? Não precisam [mais] de nós? Não precisam de ninguém?

Estive algumas vezes em Piranhas. Pude observar que os responsáveis pelo turismo fazem o possível para atrair o visitante. Olhei bastante em volta, questionei e meditei. Verifiquei que os turistas que se interessavam por Paulo Afonso param em Piranhas ou do outro lado do Rio São Francisco – e de lá retornam para o litoral ou para as suas origens. Encontraram o rio, local de banho, história, hospedagem; encontraram a hidrelétrica – encontraram tudo. Não veem mais a necessidade de subir até Paulo Afonso.

Precisamos sentar, ouvir, meditar, e inovar. Há que haver algo diferente para que o turista se sinta motivado para alongar a sua viagem até aqui. Mesmo sem formação na área, salta aos nossos olhos que, se as possibilidades locais fossem exploradas, os visitantes estariam aqui. Temos história e temos os montes. Temos o raso e temos o cânion. Temos o acampamento Chesf com seus onze lagos artificiais e temos o fabuloso complexo de usinas, uma reciclando inteligentemente a água recebida da outra.

Ainda temos ligação asfáltica com a capital do estado e um aeroporto de qualidade. Os leitores já imaginaram um teleférico na Serra do Umbuzeiro, por exemplo? Imaginaram um sistema de ciclovias nada mirabolante para Glória, para os povoados próximos e até para Jeremoabo? Verificam também a nossa capacidade de promoção de eventos artísticos e culturais?

Desconfio que Galdino tenha razão. Resistimos admitir que haja descaso. Talvez falta de visão ou cansaço; mesmo decepção.

Bom para a cidade que ainda há os que se irritam com a inoperância dos que poderiam, pelo menos, sair da frente. Se não operam, que pelo menos saiam de cima.

Por Francisco Nery Júnior

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Família grande de agricultores do sertão baiano says:

    É SIMPLES! TURISMO NÃO DÁ LUCRO PARA OS APADRINHADOS DO PREFEITO PORCARIA …! O QUE DÁ LUCROS ASTRONÔMICOS É NÃO PERMITIR QUE A U.T.I SEJA IMPLANTADA M PAULO AFONSO E ASSIM AS EMPRESAS DE REMOÇÃO POR AMBULÂNCIAS PARTICULARES FATURAM MILHÕES! SIMPLES! #…TOTAL! #PAULOAFONSOPEDESOCORRO! #LIBERTAÇÃODOS…! #P.A.NÃOÉCURRALELEITORAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!