29 de março de 2024

Dona ‘São Pedro’ da Malhada Grande festeja os 90 anos!

Por

O Povoado Malhada Grande, hoje pertencente a cidade de Paulo Afonso no Sertão da Bahia tem uma história bonita com paisagens singulares e um povo hospitaleiro.

O povoado que foi fundado por Feliciano Bezerra de Souza em 1895 completou 120 anos. Em 29 de junho de 1925 nascia uma criança que daria sua vida para ajudar os mais necessitados. A devoção ao Santo Pedro era tão grande que o seu Feliciano com a sua esposa Rita Gomes de Sá batizaram a sua filha com o nome de São Pedro Bezerra de Souza, ou simplesmente ‘Dona São Pedro’.

Em entrevista ao "sobrinho", Giuliano Ribeiro, diretamente da sua residência no Povoado Malhada Grande para o Programa Radar 89 da Rádio Delmiro FM 89, ela contou várias histórias que viveu nestes 90 anos, falou do banco de madeira na frente da casa que possui 120 anos e até hoje está intacto, contou a história da passagem de Lampião, os cangaceiros e da parente Maria Bonita pela casa dos seus pais, ainda agradeceu a benção que Deus colocou na comunidade: Padre Mário, Padre Lourenço e Irmã Celina, que juntos com ela e com o povo construíram a Igreja Nossa Senhora da Conceição e organizaram a Associação Fios e Cores da Malhada Grande.

Giuliano Ribeiro e a tia ‘São Pedro’ – Principal líder da comunidade do povoado Malhada Grande

A arte de tecer em Malhada Grande remota várias gerações. Dona São Pedro mulher de muitos saberes, aprendeu ainda menina a manusear o tear com a sua tia Ana. Durante a vida fez muitas redes e mantas com o algodão que a família plantava. Dona São Pedro teve 20 irmãos (hoje todos falecidos), às mulheres ensinou a arte do tear, que passou para as filhas e netas.

A história de Dona São Pedro se confunde com a história de diversas mulheres que fizeram o mesmo trabalho em várias casas do povoado. São as tecelãs que com suas lançadeiras urdem os fios, exercitando os pés e as mãos no ritmo perfeito da arte, acostumadas desde cedo ao trabalho em busca do ‘ganha pão’ para o sustento familiar.

Perguntado pelo apresentador do Radar 89, Ozildo Alves, qual é o segredo de chegar aos 90 anos com muita lucidez, com muita alegria Dona São Pedro respondeu: "O segredo é não ter casado, preferi não casar para cuidar dos familiares e dos mais necessitados que batiam na porta da nossa casa".

As comemorações seguiram durante todo o dia, foi celebrada pelo Frei Cláudio e pelo convidado Padre Washington uma missa em Ação de Graças pelos aniversários da maior liderança e do povoado. Dona São Pedro disse que Deus é muito é muito bom e generoso com ela e que o seu maior presente é está ao lado da família e amigos. Dona São Pedro é uma mulher guerreira, sertaneja que Deus colocou no mundo para ajudar o próximo.

Parabéns Malhada Grande! Parabéns Dona São Pedro e obrigado por existir!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!