18 de abril de 2024

Situação do IML de Paulo Afonso é uma vergonha, é uma humilhação pública!

Por

Por Valda Aroucha

O Departamento de Polícia Técnica de Paulo Afonso/BA só tem 2 (dois) médicos legistas com plantões somente a partir da quinta feira à tarde até o domingo. Sendo que esses médicos alternam seus plantões por semana. Ou seja, só tem um médico a cada final de semana para atender toda regional que inclui os municípios de Abaré, Chorrochó, Coronel João Sá, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto.

Tanto para remover os corpos dos municípios para Paulo Afonso, quanto retornar só tem um transporte (rabecão), muitas vezes dependendo do combustível colocado pelas Prefeituras. Lembrando ainda que em diversos casos os corpos das pessoas dessa regional tem que ser removidos para Euclides da Cunha ou Juazeiro, aumentando o sofrimento das famílias em até 5 dias. Também não se pode esquecer que falta estrutura apropriada aos trabalhos e ainda a situação de insalubridade que prejudica a saúde dos profissionais de medicina legal e demais funcionários que trabalham nesta regional.

Imagem publicada no perfil do facebook de Valda Araoucha
iml de paulo afonso


Diversas pessoas, Instituições, Associações, Políticos, Gestores Públicos, já reivindicaram O DIREITO A ESSE SERVIÇO ESSENCIAL AO RESPEITO HUMANO E À JUSTIÇA. Eu mesma, quando Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso/BA, fiz vários documentos reivindicatórios, dentre eles em 22 de setembro de 2010 “SOLICITAÇÃO PÚBLICA DE MÉDICOS/AS LEGISTAS PARA A COORDENADORIA REGIONAL DE POLÍTICA TÉCNICA DE PAULO AFONSO/BA” encaminhado a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia, que também foi assinado por várias Instituições e suas representações.

Não podemos aceitar que este descaso se perpetue. Vamos reagir sociopoliticamente e de forma respeitosa, mas determinada. Vamos tomar parte dessa luta. Vamos tornar nossa preocupAÇÃO em AÇÃO, vamos compartilhar, inclusive com os parlamentares e VAMOS FAZER COM QUE O GOVERNO ASSUMA DE FATO E URGENTE ESSA RESPONSABILIDADE.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!