19 de abril de 2024

Luciano Magno – Talento para o mundo com raízes pauloafonsinas

Por

E quem esteve no aniversário de 54 anos de Paulo Afonso foi o músico e produtor Luciano Magno, que apresentou um tributo a Gil e Caetano, num show preparado exclusivamente para o evento. Pauloafonsino, hoje casado e pai de dois filhos, mora há 23 anos em Recife (PE). Antes disso, o baiano viveu por 2 anos em Petrolina (PE). Mas foi em Paulo Afonso que sua carreira musical começou a engatinhar.

Luciano Magno sofreu grande influência do seu pai, que além de possuidor de uma vasta discografia de MPB e jazz em seu lar – gêneros musicais que deram a Luciano um embasamento muito forte -, tocava também acordeon. Naturalmente, no início de sua adolescência, Luciano Magno passou a acompanhar o pai em seus shows. Depois disso foi difícil tirar o jovem do meio musical. Com os amigos de Paulo Afonso tocou em festas de carnaval, São João e muitos bailinhos que aconteciam na cidade, participando como guitarrista das bandas Bahia Show e Massa Negra.

“Paulo Afonso sempre está muito presente na minha vida, porque foi onde eu consegui tirar o embrião, a raiz profunda do meu trabalho, principalmente porque naquele momento a cidade vivia uma efervescência musical muito grande”, relembrou com carinho e alegria o pauloafonsino, que viveu aqui na cidade até seus 15 anos de idade, quando foi morar em Petrolina para concluir o seu Ensino Médio. Foi na cidade pernambucana também, que o jovem potencializou a sua afinidade e aptidão musical. Com apenas uma semana em Petrolina, Luciano tratou de conciliar os estudos com a música e já estava envolvido com a cena artística da cidade, fazendo parte das bandas Cio da Terra e Elite.

O tempo em que morou em Petrolina foi literalmente uma grande escola. Após dois anos, quando foi para Recife prestar vestibular, Luciano Magno já estava certo do que não queria de jeito nenhum para sua vida. “Passei, fiz Engenharia Civil, mas não aguentei continuar, porque era como se um imã me chamasse para música, já estava todo conectados com os estúdios… Um ano depois eu montei minha própria banda, que foi a Vinil. Durou 5 anos e fazíamos os carnavais da cidade”, comentou o músico.

Com a banda Vinil contratada pela Sony Music, Luciano Magno lançou dois discos autorais que tiveram certa projeção nacional e um sucesso muito bacana para quem estava iniciando uma carreira. Foi a partir de então, que Luciano se deu conta da dimensão do rumo que sua trajetória estava tomando, tornando-se cada vez mais profissional.

 

Show na Praça das Mangueiras no Aniversário de 54 anos de Paulo Afonso, 28 de julho

 

Luciano Magno nunca trabalhou com nada diferente do segmento musical. Começou como instrumentista e com o passar dos anos, o autodidata foi ganhando experiência e aprimorando seus estudos. Além de compositor, o guitarrista também atua como produtor, diretor e arranjador musical. “Minha busca era simplesmente musical, era o solista, o instrumentista, o guitarrista… Mas, com o passar do tempo, os contatos, a experiência com outros artistas, todo aquele envolvimento nos estúdios e palcos, me levaram para outros segmentos que estão ali, todos inseridos na música”, conta ele.

No final da década de 90, com uma carreira já consolidada, Luciano Magno passou a ser chamado para desenvolver seu trabalho em diversos estúdios, atuando em diferentes frentes, contabilizando hoje em suas gravações cerca de 500 artistas. Com mais de 15 anos na estrada como profissional, já acompanhou diversos artistas do cenário nacional, além de acumular em seu currículo shows fora do Brasil e trabalhos com Hermeto Pascoal, Roberto Menescal, Alceu Valença, Nando Cordel e Dominguinhos, só pra começar a lista.

Tamanho contato com esses artistas não poderia resultar em outra coisa. Entre os seus CDs da carreira solo está "Forrobodó", um dos seus mais recentes projetos, que foi dedicado à cultura nordestina, em especial ao autêntico forró. Foi o show desse CD que Luciano Magno trouxe em 2011 para Paulo Afonso, também como atração da programação de aniversário da cidade. E é nesse clima de festa, que encerramos a matéria do destaque do “É da Terra” desta semana. No vídeo abaixo, acompanhei um pouco mais do trabalho de Luciano Magno.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!