29 de março de 2024

79% das escolas do interior do estado estão funcionando normalmente, diz SEC

Por

Apesar dos 71 dias de greve dos professores da rede estadual, 79% das escolas do interior estão funcionando normalmente. O dado foi informado na noite desta quarta-feira (20) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Segundo o órgão, 900 das 1.130 instituições no interior do estado já estão com as atividades estabelecidas. Em Salvador, apenas 54 escolas das 235 estão funcionando.

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), Rui Oliveira, não concorda com o que foi divulgado pela Secretaria. "Esse numero do governo é ficticio", afirmou. Segundo ele, todas as grandes cidades, como Ilhéus, estão paradas e, na próxima semana, todos os diretores regionais serão convocados para averiguar a situação da greve na Bahia.

Pela manhã durante uma coletiva de imprensa, a SEC informou que uma estrutura de aulões complementares para os estudantes de 3º ano da rede pública será realizada. A Secretaria convocou, de forma emergencial, 1200 professores em estágio probatório e do Regime Especial de Administração (Reda) para garantir o retorno das atividades escolares para os alunos que vão fazer vestibular no final deste ano.

As aulas regulares voltarão na próxima segunda-feira (25) em 19 escolas-sede em Salvador. Para repor as aulas perdidas, a SEC montou a estrutura de aulões complementares para preprarar os alunos para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares a partir da próxima quarta-feira (27). No total, serão realizados 384 aulões até o final do calendário escolar.

A aulas serão realizadas às quartas e sábados em 13 escolas da capital baiana e em 11 unidades no interior. Cada aulão vai contar com quatro professores e terá de 400 a 500 alunos por sala. As aulas serão coordenadas pelo professor Jorge Portugal. O governo ainda não divulgou como será feito o controle da frequência dos estudantes nas reposições.

O orgão estadual disponibilizou um link para os alunos consultarem qual a escola-sede onde terão as aulas de reposição. Clique aqui e confira.

Além dos aulões presenciais, o governo vai disponibilizar através da internet download dos módulos do Curso Pré-vestibular Universidade Para Todos, atividades complementares, simulados, textos e jogos (É Bom Saber) pelo site www.educacao.ba.gov.br. Videoaulas também estarão disponíveis no site do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Alguns aulões serão gravados e reprisados duas vezes ao dia em um canal de TV aberta.

Mais longa greve
A greve dos professores começou no dia 11 de abril e 45 dias letivos foram perdidos. A legislação obriga o estado a cumprir, no mínimo, 800 horas de aula distribuídas em 200 dias. De acordo com o Governo, não haverá uma nova proposta aos professores grevistas.  Essa já é a greve mais longa da história da educação na Bahia.

A categoria reivindica o pagamento do aumento pleiteado de 22% ao longo de 2012, desde que este valor seja válido para todos os professores – de todos os níveis, incluindo aposentados e probatórios. Uma nova assembleia para avaliar os rumos da greve está marcada para a próxima terça-feira (19).

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!