26 de abril de 2024

Festival da Tilápia segue até o próximo domingo (15) em Paulo Afonso

Por

Uma variedade de receitas poderá ser saboreada até o próximo dia 15, durante o 3º Festival da Tilápia, em 44 restaurantes participantes do evento, nos municípios de Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.

Promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e o Sebrae.

Em Paulo Afonso, quem quiser se deliciar com a tilápia pode ir até os restaurantes Bate Papo, Belvedere, Don Léo, Nova Schina, Rancho da Carioca, San Marino, Spartacus e Tambaú. 

O festival traz este ano uma novidade: além da vertente gastronômica, haverá a exposição de artesanato, com produtos feitos com o couro de peixe, produzido pela cooperativa de Paulo Afonso.

Uma missão empresarial, composta por 30 pessoas, dentre donos de bares e restaurantes, chefes de cozinha e jornalistas gastronômicos, terá a oportunidade de conhecer toda a cadeia produtiva pauloafonsina, desde o alevino até o beneficiamento da tilápia.

O evento vai promover também dez minicursos para 20 associações de criação de tilápia, dois workshops de acesso ao mercado, duas rodadas de negócios entre produtores e empresários.

Empresários do ramo participarão de Rodada de Negócios, que contou com indicações da CAR, incluindo visita aos projetos de piscicultura implantados nas Barragens da CHESF.  Nesta visitação, o empresariado também terá oportunidade de conhecer o potencial turístico da região.

Atualmente, a Bahia é o maior produtor de tilápia da região Nordeste, com destaque para os municípios de Glória e Paulo Afonso que atualmente é o maior polo de piscicultura, com todos os elos da cadeia fechados, desde a formação de mão de obra até unidade de beneficiamento do pescado.

A CAR vem investindo no fortalecimento e ampliação da cadeia produtiva, promovendo a utilização do pescado pelo setor gastronômico e estimulando o artesanato. A empresa já investiu em três Arranjos Produtivos Locais (APLs) em Glória/Canudos e Paulo Afonso.

No sábado (14), durante o festival, o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, vai assinar três convênios com as Associações dos Pequenos Aquicultores de Malhada Grande II e III e Lagoa do Junco, para o desenvolvimento da Piscicultura Superintensiva com utilização de tanques-rede, beneficiando cerca de 40 famílias.   

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!