28 de março de 2024

Imagens da Aula Inaugural do Curso de Engenharia Elétrica no Ifba de Paulo Afonso

Por

O curso de Engenharia Elétrica já é uma realidade na nossa região. As aulas regulares terão início na próxima segunda-feira, dia 12 de março, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Paulo Afonso, localizado no antigo Acampamento Chesf, na Rua Marcondes Ferraz.
 
Para a implantação do Ifba em Paulo Afonso, foi fundamental o apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, do empresariado local, entidades representativas e da imprensa. O instituto funciona no prédio do antigo Colepa doado pela Chesf que também cedeu as instalações do Sal Torrado onde funcionará, em anexo, o Curso de Engenharia Elétrica após a devida reforma.


 
A Aula Inaugural aconteceu na sexta-feira, 09 de março de 2012, às 19h e foi ministrada pelo engenheiro eletricista Carlos Fernandes, Gerente Regional de Operação da Chesf, que discorreu sobre a demanda e a produção de energia elétrica no Brasil no espectro de 10 anos, de 2010 a 2020.
 
O Ifba preenche, a partir de agora, uma lacuna importante na nossa cidade e região. O curso de Engenharia Elétrica dá a oportunidade de os nossos alunos cursarem o curso superior em eletricidade em Paulo Afonso, no seu ambiente e perto das suas famílias. O complexo de produção da Chesf é um laboratório natural para estudos, pesquisas e experimentos em um curso de eletricidade. Por outro lado, alunos de outros estados fazem parte das turmas iniciais de 40 alunos cada (uma iniciando no primeiro semestre e outra no segundo semestre) invertendo o fluxo migratório no sentido capital/interior.


 
O curso é composto de 10 semestres. Alunos com formação superior em matemática ou outra área de ciências exatas poderão concluir o curso em seis semestres. O Corpo Docente do Ifba é composto de mestres e doutores na sua quase totalidade. O prof. Arleno José de Jesus, ele mesmo ex-aluno nos primórdios da educação tecnológica, tem curso de doutorado em Educação Profissional em Portugal e de mestrado em Cuba. Em um Brasil que cresce a cada ano, a esta altura sexta economia do mundo, o Curso de Engenharia Elétrica do Ifba é uma grande oportunidade para os filhos de Paulo Afonso e região.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!