28 de março de 2024

120 profissionais de saúde de Paulo Afonso são treinados para atuar na UTI Covid-19

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA




 

 

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado diversas ações importantes para o enfrentamento ao coronavírus (Covid 19). A cidade é referência nas atividades de prevenção contra a pandemia que assola o mundo realizando ações para proteger a população e tratar os possíveis pacientes da doença, como a implantação da UTI Covid-19, nas instalações da UPA no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), com 30 leitos, assim como uma ala para 100 leitos de enfermaria também na unidade de saúde.

 

Para o atendimento, 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos, estão sendo treinados em uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

 

O secretário municipal de Saúde, Guiarone Garibalde, destacou como vai proceder os treinamentos. “Estamos com uma parceria importante com a Univasf que está realizando a capacitação de 120 profissionais de saúde com treinamentos de  incubação orotraqueal, abordagem sistemática ao paciente grave, treinamento prático de EPI’s, noções de ventilação mecânica, gasimetria arterial, além de discussão sobre casos clínicos Covid-19”.

 

O secretário fez questão de salientar em Paulo Afonso se tornar uma referência no Estado no tratamento da Covid 19. “Gostaria de destacar que se o governador Rui Costa sentiu confiança em Paulo Afonso poder dar essa assistência a nossa região é porque todo o trabalho realizado até aqui pela gestão do nosso prefeito Luiz de Deus e a conscientização da população vem dando certo. Estamos trabalhando incansavelmente para prestar o melhor atendimento e proteger a todos”.  O titular da pasta ainda destacou que todo esse aparelhamento estará funcionando nos próximos dias. “Pelas atividades intensas de montagem dos aparelhos e o treinamento das equipes acredito que até o final da próxima semana todo o sistema montado no HNAS e UPA para o enfretamento da Covid 19 estará em pleno funcionamento”.

 

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 no mundo, a Prefeitura de Paulo Afonso tem realizado diversas ações. Preparou o plano contingenciamento, elaborou as estratégias, montou as barreiras sanitárias e bloqueios nas estradas, treinou as equipes e está sendo exemplo para as cidades circunvizinhas.

 




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. Bau says:

    Agora tenha certeza vão pegar corona Vírus,estive ontem conversando com um médico ele mim disse que Paulo Afonso dessa vez se acaba pois os fucionarios pega ao trocar as roupas.ai fica complicado.

    • Enfermagem says:

      Para isso mesmo que está acontecendo o treinamento. Para que não ocorram falhas durante esse processo!!

  2. Márcio Albuquerque says:

    Agora vai!

  3. Luiz says:

    Erraram várias vezes e mesmo assim não aprenderam, me poupe

  4. Carlos Lantyer says:

    O despreparo é notório, evidente, concreto e comprovado. A maioria vai pegar Coronavírus e vai transmitir para seus familiares e vai contaminar e matar o povo de Paulo Afonso. PAREM COM ESTA LOUCURA. No Hospital Santo Antonio, em Salvador, 94 pacientes e funcionários, já pegaram Coronavírus. No Albert Einstein, mais de 200. No Sírio, mais de 250. Na Itália, 6,4 mil profissionais de saúde pegaram Coronavírus. TRAGÉDIA ANUNCIADA. Paulo Afonso não tem Coronavírus, e jamais, poderia ter sido instaurado um centro de tratamento, para esta doença. Estão indo na onda de Rui Costa e estão lançando Paulo Afonso, no abismo do Covid-19. Daniel Luiz entrou com uma ação, contra o Rui Correria e sua cabroeira de desalmados, que querem matar o povo de PA, com Corona vírus. Enfim, um prefeito que traz Coronavírus para Paulo Afonso, não merece ser reeleito e tem que ser processado na justiça. PAREM COM ESTA LOUCURA.

    • Ze says:

      Tu é um louco …

      Deus tenha misericórdia dessa tua mente doentia …

    • Socorro says:

      Concordo com você. Estou sentindo tanto medo do que está prestes a acontecer, que me dá agonia. Se em outras cidades, hospitais de referências e onde profissionais, da pessoa que limpa o chão(tem que ter treinamento também, por causa das bactérias na UTI), aos técnicos, enfermeiros e médicos, e a UTI vem funcionar dentro do Hospital Nair? uma loucura isso. Se ainda fosse distante, e todos fossem devidamente monitorados, ainda teria esperança que o pior não aconteça. Mas o Nair, no centro da cidade, com casas perto, Fórum, Local de doação de sangue, e o hospital vai atender casos diversos e ainda tratar doentes com Coronavírus. Meu Deus, isso tá me fazendo lembrar uma época que queriam jogar um lixo com alto teor cancerígeno no Raso da Catarina…não sei quem intercedeu e acabaram desistindo. Trazer pacientes pra não se curarem e ainda infectar a população é loucura. Mas, a preocupação é com a verba que vem, e não com a preocupação com a população. Como Paulo Afonso é referência, se existem tanta negligência com casos mais simples? o coronavirus é contágio…Meu Deus.

  5. Marta says:

    Então essas são as roupas de proteção? Parece até que vcs não vêem TV, lêem…. Nenhuma parte do corpo pode ficar exposto, o descarte e tempo com ela é uma dos principais cuidados. Estamos lascados

  6. Adri says:

    Referência? Treinamentos só agora?
    É isso mesmo?

  7. Sara says:

    Que prefeito é esse , envés de cuidar do povo ,quer matar ,o que adianta fechar as lojas trancar as pessoas em casa se ele mesmo vai trazer a morte para o povo

  8. Prof. Sydney Leão says:

    Gostaria de parabenizar a Secretaria de Saúde de Paulo Afonso, que em parceria com um conjunto de professores do colegiado de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso, montou o treinamento para casos graves da Covid-19, citado nessa reportagem. Evidentemente, nosso desejo é que nenhum caso de Covid-19 chegue à nossa cidade; porém, se isso vier a acontecer, todos os profissionais da saúde tem de estar preparados para ofertarem o melhor tratamento possível aos portadores dessa doença. Da mesma forma, a estrutura hospitalar (HMPA e especialmente o HNAS) também tem de estar pronta para receber tais pacientes.
    Prof. Sydney Leão
    Coordenador do Colegiado de Medicina da Univasf- Campus Paulo Afonso (CMED-PAV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!