28 de março de 2024

Clementino Heitor: Região Integrada da Chesf com pólos em 4 Estados

Por

Por Clementino Heitor de Carvalho

Região Integrada de Desenvolvimento do Submédio e Baixo São Francisco é uma ideia, viabilizada pela Constituição de 1988, que está no útero da campanha pelo aproveitamento hidrelétrico da Cachoeira de Paulo Afonso. O seu berço será o espaço geográfico das atividades de geração de energia pela Chesf, com território que se estende pelo trecho do Rio São Francisco, compreendido entre Petrolândia (PE) e Piranhas (AL), abrangendo Paulo Afonso (BA), Delmiro Gouveia (AL), Canindé do São Francisco (SE), como outros referenciais.

     Todo este complexo geoeconômico, que já conta com o Pacto do Baixo São Francisco, criado pelos governadores Marcelo Déda (PT-SE) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), será beneficiado pelo impulso integrador ampliado de municípios e dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe e da parceria federativa a ser concretizada pela União.

     Um roteiro a ser construído segundo o inicial, traçado, em suas linhas gerais, por Antonio José Alves de Souza, no capitulo XII da monografia Paulo Afonso, que teve sua terceira edição em 1956, e foi o primeiro lançamento, em 1954, da Coleção Mauá, Ministério da Viação e Obras Públicas, Serviço de Documentação. E poderia ganhar, ainda este ano, uma edição especial, por iniciativa da Assembléia Legislativa nesta gestão inovadora do deputado Marcelo Nilo, seu presidente, com apoio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

     Na publicação, o primeiro presidente da Chesf defendeu como prioridade a instalação de indústrias, partindo então de um pressuposto: “A energia em Paulo Afonso e em sua circunvizinhança será de preço muito baixo, visto como não estará incluída nesse preço a remuneração do vultoso capital representado por linhas de transmissão extensas e de voltagem elevadas”.

     As atividades econômicas previstas e defendidas por Alves de Souza, “principalmente”, segundo ele, com apoio dos governos dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e de Pernambuco, e outras demandadas pela nova realidade que vivem o Nordeste e o País, terão como cenário a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento, a Chesf à frente, com as parcerias da Sudene (tirada do papel), Codevasf, Embrapa, Sebrae, universidades, OABs, prefeituras, câmaras de vereadores, entidades representativas do empreendedorismo empresarial e dos trabalhadores, e toda a sociedade civil organizada.

 Tudo isso a partir de uma agenda atualizada de prioridades, com base no trinômio educação, saúde e segurança, a ser definida numa primeira reunião em Paulo Afonso, quem sabe em 28 de Julho, data da emancipação deste município (1958, e vários outros. E tendo por objetivo um desenvolvimento sustentável, inclusivo e sem desigualdades, com modelo e estratégia apartidários, levado em conta apenas o interesse coletivo da região, no contexto nacional.

A Região

     Inspirado em outros modelos de Ride, e principalmente da formada pelos pólos de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), propomos a criação, por lei complementar, da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento dos Pólos de Paulo Afonso (BA), Petrolândia (PE), Delmiro Gouveia (AL) e Canindé do São Francisco (SE). A ser decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!