28 de março de 2024

Bando leva terror ao sertão de AL, assalta e mata professor da UFAL

Por

Duas tentativas de assaltos, seguido de um homicídio, ocorridos neste sábado (6), entre as cidades de Santana do Ipanema e Olho d’Água das Flores, chamou a atenção da polícia alagoana para um possível bando que vem aterrorizando algumas cidades do sertão do Estado.

Segundo dados levantados pelas polícias Civil e Militar, cinco veículos, entre eles: um Toyota Corola, uma caminhonete Mitsubishi L200, um Chevrolet Vectra e um Astra, além de um Honda Civic, todos com placas de São Paulo, foram vistos circulando e cometendo crimes em várias cidades sertanejas, neste final de semana.

Bando leva terror ao sertão, assalta e mata professor da UFAL 

Ações do bando

As informações passadas pela polícia à nossa reportagem levam a crer que essa quadrilha tem ligação com vários assaltos e homicídios ocorridos nos últimos dias no sertão. “Pelas características, esse bando pode ser o mesmo que assaltou a agência dos Correios da cidade de Major Izidoro, no último dia 4 de janeiro”, disse um agente da PC. Na oportunidade os assaltantes fugiram em uma camionete Ford Ranger.

Além dos carros de luxo, outras características marcantes do bando tem sido o pesado armamento usado durante as ações, bem como a violência utilizada contra as vítimas. Armas de grosso calibre têm dado suporte às ações criminosas.

Professor pode ter morrido por desobedecer ordem de parar

As últimas ocorrências registradas pela polícia alagoana aconteceram num trecho da AL 130 e numa estrada vicinal, quando dois veículos foram alvos do bando.

Na primeira ação, por volta das 18h, o professor Charlinton Harryson Barbosa da Silva, de 29 anos, morreu vítima de vários disparos de arma de fogo, depois de tentar furar o cerco dos bandidos.

Charliton era professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e se deslocava de Santana do Ipanema, onde mora parte de sua família, com destino à Olho d’Água das Flores, quando teve seu veículo, um Chevrolet Corsa Classic, de cor preta e placa NLX 5773, interceptado pelos assaltantes, próximo ao trevo que dá acesso à Olivença. 

Segundo familiares do professor, no momento em que ele percebeu que se tratava de uma ação criminosa tentou fugir, acelerando seu veículo. Nesse momento ele recebeu o primeiro tiro, o qual pode ter atingido em cheio um dos pneus dianteiro do Corsa. Ele foi obrigado a parar no acostamento, e sem poder fugir o professor acabou sendo vítima de uma execução. Os assaltantes se aproximaram de seu veículo e dispararam vários tiros contra Charlinton, um deles atingindo-o na cabeça.

Charlinton ainda chegou a ser socorrido por uma unidade do Samu, e encaminhado à Unidade de Emergência do Agreste, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu na manhã deste domingo (7).

Ainda de acordo com familiares, a decisão do professor de não obedecer a ordem de parada dos criminosos pode ter ocorrido pelo fato do mesmo passar a viver assustado, depois de ter sido baleado, juntamente com sua noiva, durante a Festa da Juventude, em julho de 2009, em Santana do Ipanema. Na oportunidade ele acusou Carlinhos Albuquerque pela autoria dos disparos.

Segunda tentativa de assalto do bando

A segunda ação do bando aconteceu numa estrada vicinal de Santana do Ipanema, com acesso a cidade de Carneiros.

Ali os assaltantes conseguiram interceptar João Miguel da Silva, de 58 anos. O mesmo dirigia um Chevrolet Celta, de cor vermelha e placa NLV 6866, em companhia da esposa e dos filhos, e se encaminhava para casa, na zona rural de Senador Rui Palmeira.

A vítima parou e em seguida foi obrigada, juntamente com sua família, a entrar no porta malas de um dos veículos do bando.

Segundo uma informação passada à nossa reportagem, por um agente policial, o detalhe que pode ter salvado a segunda vítima pode ter sido o fato de que todos não couberam no porta malas. “A informação que temos é a de que já havia uma pessoa lá dentro”, disse o agente da PC.

No instante em que tentavam colocar a família assaltada dentro de um dos veículos, os bandidos perceberam que um carro se aproximava deles, e resolveram deixar também para trás a segunda vítima, não sem antes atirar em uma de suas mãos e em seu veículo.

Tanto policiais civis quanto militares, contactados por nossa reportagem, afirmaram que o bando criminoso que vem agindo no sertão é formado por jovens, com idades entre 20 e 35 anos.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!