O SESC Ler traz para Paulo Afonso a 2ª etapa do circuito 2011/2012 do Sonora Brasil. O projeto tem por objetivo incrementar programações musicais que identifiquem o desenvolvimento histórico do país. Além de consolidar-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil, o Sonora Brasil ajuda a difundir o trabalho de artistas independentes, a exemplo do grupo Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, do Estado do Pará, que se apresenta na cidade nesta quarta-feira (07).
Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA)
Para celebrar São Benedito, comitivas formadas por foliões saem às ruas rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros – do Pará até o Maranhão. Durante a manifestação cultural denominada Marujada de Bragança, o grupo usa a música e a dança para louvar o Santo.
A Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança, constituída para o projeto Sonora Brasil, é formada pelos cantadores Zezinho Brito – rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes -, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).
E com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada em dezembro, Mestre Zito, rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).
Projeto Sonora Brasil – 2ª Etapa
Quando? 07 de setembro, quarta-feira
Onde? Ás 20h no SESC Ler Paulo Afonso – BTNII
Quanto? Gratuito
Informações: (75) 3282.6377





