O Projeto Ciências e Interação é uma iniciativa desenvolvida pela Coopex – Colégio Boa Ideia com as turmas da 7ª série do Ensino Fundamental Séries Finais e busca, principalmente aproximar a teoria trabalhada em sala de aula com a prática.
O cenário escolhido para a edição 2019 foi o roteiro Paulo Afonso – BA / Aracaju – SE. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto professores e alunos se juntaram na busca de uma maior sensibilidade ambiental e o respeito à preservação das espécies, sejam animais ou vegetais.
Com a primeira parada programada para o Parque dos Falcões (Itabaiana-SE) os alunos tiveram o cenário ideal para começarem os debates interdisciplinares que pautam todo o projeto. Vale lembrar que o Parque tem reconhecimento mundial pelo trabalho desempenhado com aves vítimas de maus tratos ou tráfico de animais.
Seguindo rumo à Aracaju-SE o grupo visitou ainda a Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), Parque das cidades (zoológico), Projeto Tamar e o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, encerrando o roteiro da aula de campo. A diversão e integração ficaram por conta da ida ao cinema para assistir ao recém-lançado Rei Leão (3D) e uma visitinha à Praia de Atalaia.
De acordo com o professor Cássio Bezerra, idealizador do projeto, “é excelente poder proporcionar aos alunos esse tipo de vivência pois é ela que conecta os assuntos estudados com diversas disciplinas envolvidas, mostrando que, embora eles aprendam separadamente, todas as temáticas escolares estão conectadas”.
É importante ressaltar que durante todo o processo os alunos são acompanhados por professores de várias disciplinas: história, matemática, espanhol e inglês que no decorrer do percurso fundamentam o processo de aprendizagem.
O projeto já integra o calendário anual de eventos do colégio e sua próxima edição (2020) já está em fase de preparação, contando, inclusive, com a ansiedade e expectativa das turmas que irão no próximo ano.
Confira todas as fotos clicando abaixo: