13 de fevereiro de 2026

Polícia Federal desarticula ponto de beneficiamento ilegal de barbatanas de tubarão em Rodelas-BA; saiba detalhes

Por

Redação

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou, nesta quinta-feira (12/2), uma ação de repressão a crimes ambientais em Rodelas/BA, cidade distante 118 km de Paulo Afonso, após troca de informações de inteligência entre as instituições.

A ação resultou na identificação e na interrupção de um ponto utilizado para o beneficiamento e armazenamento ilegal de barbatanas de tubarão, atividade proibida pela legislação ambiental brasileira. Imagens aéreas confirmaram a presença de sete pessoas atuando no interior do local suspeito.

Durante a abordagem, verificou-se que se tratava de quatro brasileiros, incluindo um menor e três chineses.

O local, situado na zona rural do município, funcionava como uma espécie de unidade de secagem e preparo das barbatanas. Foram encontrados 1.583Kg de barbatanas de tubarão de diversas espécies, inclusive espécies ameaçadas de extinção, em diferentes estágios de secagem. As barbatanas são frequentemente obtidas pelo método conhecido como finning, em que as nadadeiras dos tubarões são removidas e o animal é descartado ainda vivo no mar, prática altamente cruel e responsável por severos impactos ambientais, especialmente em espécies ameaçadas de extinção.

A legislação brasileira proíbe a captura dirigida de tubarões e considera crime o armazenamento, o transporte, o beneficiamento ou a comercialização de partes desses animais sem autorização. A atividade é potencializada pela lucratividade extrema do mercado internacional.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA, onde foram autuados em flagrante por crimes contra a fauna, por receptação qualificada e por corrupção de menores. O material apreendido será encaminhado para análise técnica pelos órgãos ambientais.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!