20 de fevereiro de 2026

Pela primeira vez em Paulo Afonso mulheres são contempladas com cirurgias de redução de mamas

Por

Publi/Institucional

Dores severas nas costas, no pescoço e nos ombros, problemas posturais, hérnia, autoestima baixa, depressão, impossibilidade de realizar algumas tarefas diárias comuns para muitas pessoas e até vergonha dos próprios companheiros/esposos.

Essas são algumas das diversas queixas comuns entre as mulheres que sofrem de gigantomastia, uma condição rara caracterizada pelo crescimento excessivo, rápido e desproporcional das mamas, frequentemente associada a fatores hormonais, genéticos ou gestacionais.

A principal solução para este problema é a mamoplastia redutora (gigantoplastia), que remove o excesso de tecido, aliviando o peso e melhorando a qualidade de vida.

Por ser de custo alto, a gigantoplastia (ou mamoplastia reparadora) é um sonho inalcançável para muitas mulheres. Mas neste mês de fevereiro, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com órgãos estaduais, federais e instituições privadas trouxe, pela primeira vez na Bahia, o Mutirão de Gigantoplastia para mulheres que almejavam a redução mamária.

A Secretaria de Saúde do município realizou triagem com mulheres que haviam solicitado a cirurgia e, para esta primeira etapa do mutirão, foram selecionadas oito, com casos mais severos da gigantomastia.

Uma das cirurgiadas foi a Mislene Martins, que relatou que sofria bullying, principalmente por parte de outras mulheres, por causa do tamanho das mamas.

Para Camila Feitosa, que também passou pela cirurgia, o que mais a incomodava era não conseguir amamentar os filhos – “Eu optava por não dar de mamar porque eles ficavam sufocando por causa do tamanho da mama”.

A primeira etapa de cirurgias aconteceu nos dias 14 a 17 de fevereiro deste ano, no Hospital Núcleo Vida, em Paulo Afonso. A triagem para a próxima etapa será comunicada em breve pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Paulo Afonso.

Para a secretária Municipal de Saúde, Isabele Bentemuller – “Estas cirurgias vão muito além de uma questão estética. Estas mulheres estão recuperando a qualidade de vida e a autoestima. Os relatos delas são emocionantes, muitas sofrem com a gigantomastia desde a adolescência e, agora, estão se livrando, literalmente, deste peso na vida delas”.

O mutirão de mamoplastias reparadoras é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso com o Sistema Único de Saúde (SUS) – Governo Federal, Governo Estadual, Instituto Setes e Hospital Núcleo Vida.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!