
A Polícia Militar da Bahia registrou três atendimentos relacionados à violência contra a mulher em Paulo Afonso, entre quinta-feira (12) e sábado (14). As ocorrências envolveram denúncias de ameaça, perseguição e agressão física, com atuação da Ronda Maria da Penha e do 20º Batalhão.
No primeiro caso, registrado na manhã de quinta-feira (12), uma mulher assistida pelo programa de proteção acionou a guarnição por aplicativo no BTN 2. Segundo a PM, ela relatou ameaças de morte feitas pelo ex-companheiro, que teriam sido enviadas por meio do filho menor do casal. A vítima e a criança foram acolhidas e levadas à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). O suspeito não foi localizado, e a Polícia Civil representou pelo pedido de prisão preventiva.
Na sexta-feira (13), uma segunda mulher procurou ajuda diretamente na sede do batalhão, carregando uma criança de colo. Ela relatou estar sendo ameaçada e perseguida pelo ex-companheiro. A equipe da Ronda Maria da Penha realizou o acolhimento e acompanhou a vítima até a DEAM, onde foi solicitado um novo pedido de Medida Protetiva de Urgência. Após o atendimento, os policiais garantiram o retorno seguro da mãe e da criança para casa.
Já no sábado (14), a PM informou que prendeu um homem em flagrante no Complexo BTN após denúncia via CICOM. No local, os policiais encontraram a vítima com ferimento na mão, provocado, segundo relato, por um espelho arremessado pelo companheiro durante uma discussão. Ainda conforme a PM, o suspeito apresentava sinais de embriaguez, resistiu à abordagem e continuou ameaçando a mulher, inclusive na presença da guarnição. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial e autuado em flagrante.
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), que funciona 24 horas, de forma gratuita e sigilosa. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190.





