Na tarde desta segunda-feira, 28 de outubro, a cidade de Paulo Afonso foi surpreendida pela triste notícia da morte do radialista e ex-funcionário da Chesf, Nilson Brandão. Conhecido pela sua dedicação à comunicação e ao esporte local, Brandão estava internado há vários dias na UTI do Hospital Regional, onde lutava por sua saúde.
A informação foi confirmada pelo amigo Pedro Roberto Viana (Beto da Liga). ao site pa4.com.br. “Estou aqui no hospital com a família aguardando a liberação do corpo. Estamos todos arrasados”, disse Beto.
Na semana passada, o professor Antônio Galdino, amigo e ex-colega de Nilson, havia feito um apelo nas redes sociais para que a população se unisse em orações pela recuperação do radialista. “Oração tem poder! Obrigado”, escreveu o professor, demonstrando a esperança pela restauração da saúde do querido amigo.
Ainda de acordo com Galdino, Nilson Brandão, “foi acometido de diabetes, nos últimos dias teve problemas com uma infecção em um dos pés. Ficou alguns dias na UPA e foi transferido para o Hospital Regional de Paulo Afonso onde permanecia na UTI desde que ali chegou, a cerca de 15 dias.
Casado com Mirtes, pai de Fabíola, Kátia e Tiago, Nilson Brandão trabalhou na Chesf por mais de 45 anos de sua vida. Era instrutor dos cursos de Eletrônica e recebia no CFPPA da Chesf tanto os alunos do COLEPA como os do CIEPA e ministrava cursos diversos nessa área para técnicos e engenheiros da Chesf e de empresas da América Latina.
Uma ou a sua maior paixão, além da família, eram os esportes, com preferência pelo futebol.
Sobre esse tema por que era apaixonado como ex-atleta, goleiro do time do Ginásio Paulo Afonso, Nilson fez programas na Rádio Cultura de Paulo Afonso e na Rádio Bahia Nordeste e estava sempre no gramado do Estádio Ruberleno Oliveira ou acompanhando as equipes de futebol quando participaram do campeonato Intermunicipal de Futebol “, informou.
Nilson Brandão era conhecido e respeitado por seu trabalho nas transmissões de programas esportivos e pela longa história com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), onde trabalhou e construiu amizades duradouras. Seu falecimento representa uma grande perda para Paulo Afonso e para aqueles que acompanharam seu trabalho e legado.
Beto da Liga e o também radialista Antônio Carlos Zuca que começou na comunicação por meio de Brandão na Rádio Cultura, assim como muitos amigos e familiares, expressaram sua tristeza com a partida do colega, ressaltando o quanto Nilson Brandão era querido por todos. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.