
O Edital nº 004/2026 oferta 70 vagas em cursos de qualificação profissional do programa EnergIFE/Pronatec; inscrições são gratuitas e realizadas online
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio do IFBA Campus Paulo Afonso, publicou o Edital nº 004/2026, que abre inscrições para a seleção de estudantes em cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados no âmbito da Bolsa-Formação do programa EnergIFE/Pronatec. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 70 vagas para cursos presenciais voltados à área de energia e sustentabilidade.
A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação profissional na região, contribuindo para o desenvolvimento de competências em áreas estratégicas relacionadas à produção de energia e às tecnologias sustentáveis.
Cursos ofertados
O edital contempla dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC):
- Auxiliar de Produção de Biocombustíveis – 38 vagas – carga horária de 200 horas
- Instalador de Sistemas Fotovoltaicos – 32 vagas – carga horária de 160 horas
As aulas serão realizadas presencialmente no IFBA Campus Paulo Afonso, localizado na Avenida Marcondes Ferraz, nº 200, bairro General Dutra, em Paulo Afonso (BA). Os cursos serão ofertados no turno noturno, com aulas de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. No caso do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, as atividades práticas também ocorrerão aos sábados, com o objetivo de facilitar a participação de trabalhadores que exercem atividades durante o dia ao longo da semana.
Requisitos para participação
Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter 18 anos ou mais;
- Possuir a escolaridade mínima exigida para cada curso:
- Ensino médio completo – Para o Curso de Auxiliar de Produção de Biocombustíveis;
- Ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano) – Para o Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.
Inclusão e reserva de vagas
O edital também estabelece medidas de inclusão social no processo seletivo. Do total de vagas ofertadas: 30% são destinadas a mulheres, como forma de incentivar a participação feminina em áreas tecnológicas e reduzir desigualdades no mercado de trabalho; 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PCD).
Caso não haja candidatas ou candidatos suficientes para o preenchimento dessas vagas, elas poderão ser redistribuídas para a ampla concorrência.
Processo de seleção
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no edital disponível no endereço https://portal.ifba.edu.br/paulo-afonso/editais.paf/2026/edital-no-04-2026
Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas disponíveis, a seleção será realizada por meio de sorteio público, respeitando os critérios de reserva de vagas estabelecidos no edital. Os candidatos que não forem classificados dentro do número de vagas poderão compor cadastro de reserva, podendo ser convocados posteriormente em caso de desistências ou surgimento de vagas remanescentes.
Formação para o setor de energias renováveis
Os cursos fazem parte das ações do programa EnergIFE, iniciativa voltada à ampliação da oferta de qualificação profissional nas áreas de energia renovável, sustentabilidade e inovação. A proposta é contribuir para a formação de trabalhadores capacitados para atuar em setores estratégicos da economia e para o desenvolvimento regional. A oferta também reforça o compromisso do IFBA com a democratização do acesso à educação profissional pública, gratuita e de qualidade.





