17 de fevereiro de 2026

Francisco Nery Júnior: Literatura em pleno carnaval – Humberto de Campos

Por

Redação

Francisco Nery Júnior

Sexta-feira início de carnaval, final de uma semana aziaga, pesco, na estante, “Sepultando os meus mortos” de Humberto de Campos adquirido em um sebo providencial de Salvador.

Jornalista e escritor neoparnasiano e pré-modernista, nascido no Maranhão em 25.10.1886, foi contemporâneo de Coelho Neto, Olavo Bilac, Ruy Barbosa e João Ribeiro, entre outros, e foi membro da Academia Brasileira de Letras. Em “Um amigo de infância”, ele relata a sua relação de íntima amizade com o cajueiro que plantou na sua infância. Faleceu em 05.12.1934.

Em ordem que aparece no livro, excertos para o leitor:

. Dorme, desde ontem ao meio-dia, no seio da terra, o meu querido Coelho Neto. E eu escrevo isto de olhos enxutos. Há muitas semanas esperava a notícia terrível do desenlace fatal. E, ao recebê-la, chorei. Os soluços vieram-me à garganta, e explodiram. Sobreveio, porém, a reflexão. A morte, comparada àquele resto de vida, era um bem, uma esmola de Deus. (…) Um conto normando, uma superstição africana, uma lenda indígena, tudo isso é vestido, por ele, de pedaços de ouro e retalhos de púrpura.
. A saudade é, porém, um sentimento que ludibria o próprio esforço da Morte. E Coelho Neto continuará a viver e a reviver na minha saudade.
. Espírito profundamente liberal, eu, como todos os liberais, só admitiria a monarquia se o soberano fosse eu. Entretanto, sempre senti uma comovida simpatia por esse velho Pedro II, que a República derrubou e baniu.
. De estatura pouco acima de mediana, possuía uma das mais formosas cabeças masculinas que tenho visto: cabeleira toda branca, e farta, com qualquer coisa de leonino, lançada para trás, coroando o rosto, escanhoado e liso, de estranha palidez, em que fulgiam os olhos ardentes.
. “Que valem as jazidas opulentas, e as florestas majestosas, e os rios enormes, e as cachoeiras estrondosas, e os campos cobertos de pastagens, se a raça depositária desses tesouros cruza os braços nas síncopes da coragem sem a paixão do trabalho, sem o sentimento da ordem, sem chefes que valorizem, pela palavra e pelo exemplo, as energias que lhe restam nos músculos e no coração?”
. Alberto Torres teve, de fato, a previsão de todas as calamidades que tombariam, dentro de vinte anos, sobre o país e chamou para elas a atenção dos homens públicos.
. Entre um homem de bem que sustenta aqui fora dez filhos, e um malandro a quem o Estado alimenta em uma prisão moderna, qual é, na verdade, o que está cumprindo pena?
. “Se eu tivesse a certeza de que a vida não é senão isto, e de que tudo se acaba aqui, eu me mataria.”
. “A vida humana, e particularmente a que se manifesta na inteligência, não pode ter como finalidade os sete palmos de terra em que se vai desfazer em estrume.
. A imprensa é o vulcão que sacode permanentemente os alicerces da nação e a causa precípua de todas as agitações que têm alarmado o país.
. A tendência das classes dirigentes, em todos os países, é para o emprego da violência, a qual, por sua vez, provém da incultura dos que são elevados aos altos postos pelo voto popular. “Os homens do Governo não precisam de cultura”, declarou, há pouco, na sua franqueza brutal, Goering, um dos próceres do nazismo alemão.
. Passou o reinado das “elites”, o domínio dos espíritos aristocráticos, a época da cultura e do Direito. O governo da terra pertence, já, e vai pertencer cada vez mais, aos espíritos primitivos e robustos, sem preocupações jurídicas nem complicações filosóficas.
. Os cadáveres em putrefação têm, cada vinte e quatro horas, o seu verme novo. A Civilização apodrece. Hitler é o verme do dia.

A turma pula o carnaval e nós nos deliciamos com as máximas de Humberto de Campos.

Introdução, compilação e fecho por Francisco Nery Júnior

P.S. P.S. Creio o leitor ter saboreado a doçura narrativa de Humberto de Campos (literatura é arte) e verificado a precisão dos seus conceitos – mesmo previsões.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!