3 de fevereiro de 2026

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso recebe mais de 18 mil visitantes em 2025, diz Axia Energia

Por

Vinícius Lima I Axia Energia

As usinas atraem turistas de todo o país e impulsionam o turismo local

A cidade de Paulo Afonso, conhecida como a Capital da Energia do Nordeste, segue como um importante destino turístico da Bahia. Localizada às margens do Rio São Francisco, o município abriga o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, marco histórico da AXIA Energia na região, que recebeu 18.787 visitantes em 2025.

Turistas de diversas partes do país chegam à cidade para conhecer de perto a grandiosidade das cinco usinas que compõem o complexo. Com uma média mensal de 1.565 visitantes, o conjunto formado pelas usinas Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales impressiona pela beleza do Velho Chico e pela ousadia da engenharia iniciada em 1948, quando as primeiras usinas foram construídas dentro de estruturas rochosas.

“Os meses com maior fluxo de turistas são, geralmente, janeiro, julho e dezembro, períodos de férias escolares, quando grupos familiares visitam o Complexo. Nesses meses, o número de visitantes costuma chegar a cerca de 2 mil pessoas”, afirma Elerson Carlos, gerente-executivo de Produção da Operação e Manutenção da Geração Nordeste.

Embora a Bahia concentre a maior parte dos visitantes, pela proximidade, turistas de todo o Brasil exploram os principais pontos de visitação, como a Ilha do Urubu — que abriga a placa alusiva à visita do Imperador Dom Pedro II, em 1859 —, o Mirante do Bondinho, o Obelisco do antigo Escritório Administrativo, os Drenos de Areia, entre outros locais de grande valor histórico e paisagístico.

Entre os atrativos mais procurados está a Casa de Máquinas da Usina Paulo Afonso III, que, juntamente com as usinas PA I e PA II, tornou-se referência internacional por ter sido construída dentro de rochas — um marco da engenharia brasileira desde 1948. Outro ponto famoso é a Ponte da Nazaré, cenário da icônica cena final da personagem Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah, na novela Senhora do Destino, da Rede Globo.


Visitação

A visitação ao Complexo Hidrelétrico é guiada por agentes credenciados pelo Ministério do Turismo e ocorre de terça a domingo. Para participar, o visitante deve acessar o portal www.vivapauloafonso.com.br, escolher um dos guias credenciados e realizar o agendamento do passeio, informando se a visita será feita em carro, van ou ônibus.

Não é permitido realizar o passeio a pé. Também é necessário informar a quantidade de pessoas e apresentar a documentação exigida.


O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Formado pelas usinas Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales (Moxotó), o Complexo de Paulo Afonso possui potência instalada de 4.279,6 MW, gerando energia a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, que apresenta um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco.

As usinas Paulo Afonso I, II e III foram as primeiras usinas subterrâneas do Brasil.


Paulo Afonso

Paulo Afonso é um município localizado no norte do estado da Bahia, emancipado em 28 de julho de 1958, a partir do município de Glória. Em 1913, foi construída em suas cachoeiras uma pequena usina destinada a fornecer energia ao antigo povoado da Pedra, em Alagoas, hoje chamado Delmiro Gouveia — iniciativa que marcou o início do que viria a ser o atual Complexo Hidrelétrico.


Sobre a AXIA Energia

A AXIA Energia é responsável por 17% da capacidade de geração nacional e por 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hidrelétricas, 33 eólicas e uma solar.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!