
No último sábado (7), foi realizada em Paulo Afonso, no auditório do Edison Teixeira, uma audiência pública para o ajuste da minuta do contrato de programa entre o município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O período de vigência do contrato é de 30 anos, sendo revisado a cada quatro anos.
No debate, estiveram presentes representantes do governo municipal, consultores técnicos da Embasa, vereadores e populares. Durante a semana que antecedeu o evento, foi disponibilizado um email, com formulário, através do site da Prefeitura de Paulo Afonso, para que a comunidade enviasse sugestões para serem inseridas no convênio.
“É a partição popular que valida todo esse processo. Com essas contribuições teremos um contrato melhorado e mais adequado às necessidades das pessoas”, falou o gerente regional da Embasa, Zorobabel Paiva.
O controle social é uma das diretrizes da Lei 11.445/2007 (Lei Nacional de Saneamento Básico) e é exercido, também, por meio de consulta pública, quando decisões precisam ser tomadas na gestão dos serviços de saneamento básico nos municípios.
“As pessoas contribuíram enviando sugestões, agora foi o momento de estamos discutirmos presencialmente essa temática tão relevante para Paulo Afonso. Espero que as opiniões coletadas sejam plausíveis para ambas as partes”, destacou o secretário de Administração, Cléston Andrade.







Gostaria de saber quando a EMBASA vai concluir a rede de saneamento aqui de Paulo Afonso, na vila Nobre a rede geral passa pelos quintais é de manilha de ceramica com mais de cinquenta anos e joga o esgoto diretamente no Rio Sao Francisco, gostaria que esses vereadores que estao posando na foto acima passem no bairro Vila Nobre principalmente nas casas antigas para constatar, venham antes das eleicoes para fazer jus aos votos.
Lembram daquela máxima que falaram quando aprovaram para a EMBASA passar 2 anos na fase de emprestimo de 75 milhões, aí está a oportunidade.
E vejam mais, negociação dos 80%, e somente 10 anos de contrato.
Outra, quem já se viu um contrato ser elaborado pelo contratado, é isso o contrato, a EMBASA é quem está ditando os termos.
Pode isso Arnaldo.
SABEMOS QUE LEI, NORMAS EXISTE PRA TUDO. QUE REALMENTE SE ADEQUE AS NECESSIDADES DAS PESSOAS SEM EXPLORAÇÃO.
A Embasa observou que a população não estava ultrapassando os 10m3 de água por mês, por isso baixaram o consumo para 6m3, e que o valor de 1m3 após o estipulado pela Embasa, é 3x maior… Um absurdo, mesmo pq falta água todos os dias, e quando retorna, pela tubulação passa mais ar do que água…
Um desserviço que presta em nossa cidade, só se sustenta por ter interesses políticos dos gestores.
E um absurdo essa taxa de esgoto, minha mãe e aposentada, mora só com uma filha na casa e a água vem 320 acima , fica sem dinheiro até para remédio, isso é desumano, pois o ar dos canos e que conta no relógio, pq elas não gastam esse absurdo
POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO DEVEM LUTAR,
MORO NO OESTA DA BAHIA AQUI É O SISTEMA SAAE SISTEMA AUTÔNOMO DE AGUA, DA PREFEITURA,
E A AGUA É UMA DAS MELHORES E BAI BARATAS( VALOR JUSTO)