
Após a circulação de vídeos nas redes sociais de Paulo Afonso que levantaram suspeitas sobre possíveis golpes envolvendo contas de água com layout diferente, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (8), para esclarecer as mudanças no modelo da fatura.
Segundo a Embasa, desde o início do mês de janeiro a conta de água e/ou esgoto passou a ter um novo formato, mais moderno e seguro. A principal novidade é que a fatura agora também funciona como nota fiscal eletrônica (DANFe), em conformidade com a nova regulamentação tributária do país.
Entre as alterações, a empresa destaca a inclusão de um QR Code na parte superior da conta, que permite o acesso direto à nota fiscal eletrônica. Já o QR Code para pagamento via PIX foi mantido na parte inferior da fatura, agora acompanhado de mais informações, justamente para ajudar os consumidores a evitarem golpes.
A Embasa reforça ainda a importância de os clientes manterem o cadastro atualizado, com nome e CPF ou CNPJ exatamente como constam na Receita Federal, para evitar problemas na emissão da nota fiscal. A atualização cadastral pode ser feita tanto pelo Atendimento Virtual quanto presencialmente nas lojas de atendimento da empresa.
Junto ao esclarecimento, a Embasa também divulgou imagens do novo modelo da fatura para facilitar a identificação pelos consumidores.



