26 de abril de 2024

Após audiência do HNAS, Marconi chama “Governo Bolsonaro de insensível” e diz que “luta continua”

Por

Assessoria de Comunicação

 

Após audiência do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) realizada na última sexta-feira, 02, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS) avalia os próximos passos para à transição da administração do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), atualmente gerido pelo município de Paulo Afonso para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante a Audiência, o vice-presidente da Ebserh declarou que a instituição não tem condições financeiras para gerir o Nair, declaração que rebatida pelos deputados federais, Bacelar (PODE-BA) e Mário Negromonte Jr. (Progressistas).

Uma nova reunião será marcada para próxima semana com representantes do Ministério da Saúde (MS), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ebserh e Prefeitura de Paulo Afonso para tentar uma definição da situação do Nair.

“Esta é uma luta que eu comprei desde 2016, afinal de contas eu nasci no Nair. Foram três mandatos dedicados a essa causa, sempre com a confiança do povo. Levei o caso do Nair para Brasília e junto com os deputados federais, Bacelar e Mario Negromonte Jr. o assunto foi discutido e aproveito para parabenizá-los pela condução da Audiência. A minha luta em transformar o Nair em um hospital universitário não vai parar por aqui”, disse.

Audiência do HNAS

A Audiência ocorreu após o vereador Marconi Daniel (PODEMOS) ter levado a situação do HNAS a Brasília na semana passada, por meio de requerimento (91/2021) encaminhado ao Deputado Federal Bacelar (PODE-BA) propondo uma discussão sobre o assunto entre os deputados. O diálogo foi realizado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e reuniu o vice-presidente da Ebserh, Sr. Eduardo Chaves Vieira; o Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Sr. José Geraldo Lopes Ramos; e o Coordenador do curso de medicina Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), Sr. Sydney Correia Leão, além de membros da Comissão Temporária Especial sobre a Transição da Gestão do Hospital Nair Alves de Souza.

Para o vereador Marconi, o Nair tem que ser um hospital referência para toda a Bahia. Ele fez ainda sérias críticas ao Presidente Jair Bolsonaro. “A Prefeitura de Paulo Afonso não consegue administrar sozinha o Nair, isso é grave. O caos já se instalou na Saúde Pública da cidade. São leitos que foram fechados, cancelamentos de cirurgias, redução nos atendimentos, falta de médicos, medicamentos, materiais e equipamentos, além de demissões. E tudo culpa da péssima administração municipal. É lamentável que os R$ 45 milhões depositados pela Chesf estejam correndo o risco de ser perdido. O Governo Bolsonaro não tem sensibilidade alguma com o próximo. Eu acho que o presidente não gosta da Bahia, nem do Nordeste. Nós nordestinos não desistiremos fácil”, desabafou.

Gestão tripartite

Defensor da luta, Marconi, que também é Vice-Presidente da Comissão Temporária Especial sobre a Transição da Gestão do HNAS, sugere a implantação de uma gestão tripartite, onde o hospital passaria a ser gerido pelo Município, Estado e União. O termo de compromisso foi assinado em 2015 e renovado em 2018 com a Ebserh, a Univasf e o Estado. A intenção de transformar em hospital universitário, gerido pela Ebserh, é melhorar o atendimento à população e garantir que os alunos do curso de medicina da Univasf façam residência na unidade, transformando Paulo Afonso em um centro educacional de medicina.

“Digo e repito, o que estamos lutando é o melhor para Paulo Afonso. Com a mudança, a cidade tem muito a ganhar. Precisamos formar médicos. O HNAS é o nosso grande patrimônio, precisamos cuidar dele. Ele está sangrando e não podemos deixar um hospital desse porte pedindo socorro. Precisamos de uma solução em caráter de urgência”, afirmou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. francisco j says:

    Marconi tá nessa luta sobre o problema cronico do Hospital NAIR enquanto os vereadores da situação e o prefeito Luiz que ganha o maior salário entre todos os prefeitos do Brasil ficam na inercia total e ainda de ferias, mas a população não esqueceu o gato de energia elétrica e as grilagens de terrenos .

  2. Elenildo Barbosa de Oliveira says:

    coitado de bolsonaro leva a culpa de tudo kkk, como ele vai fazer algo se rui nao deixa marcone , quem manda vc apoiar rui costa , vai la pedir força a ele e largue de falsr mal do presidnete

  3. Cris Carvalho Lima says:

    Nem combina com você vereador. Volta pro teu lugar!

  4. junior says:

    Esse pensa que engana. Você faz parte desse grupo ai que domina a cidade a mais de 30 anos e acabou com a cidade.Apoiador de Anilton. Anilton e Luiz de Deus é a mesma coisa.Você pode enganar os alienados mas quem tem conhecimento sabe muito bem como funciona o sistema. Quem é você pra falar maldo Presidente. Bolsonaro 2022 é bom jair se acostumando kkkk

  5. Anônimo says:

    A prefeitura não consegue administrar por que é incompetente, começa com Anilton o você era apoiador, depois vem Luiz de Deus, Aleluia, Paulo de Deus e Caires. A cidade precisa crescer, uma cidade que não cresce para no tempo é o que vocês fizeram e culpa disso é o povo de vota por besteira.
    Bando de políticos mole, fracos.

  6. Patriota says:

    Que nada,tinham o apoio da Chesf,o howte que a hidroelétrica paga pela extensão do rio,tinham o governo federal como estadual,nunca fizeram nada,agora ficam gastando dinheiro as custas do povo pra tapear como a UTI, só veio por conta do covid,e pra puxar saco de um ex prefeito, que já mamou e não quer ser desmamado.Cai fora!!!!!!

  7. Eu Mesmo says:

    Nada…Quem gosta da Bahia é o próprio governador do Estado. Recebeu R$ 2.386.600,00 do governo Federal e o que fez? Quantos baianos, principalmente de Paulo Afonso, partiram por falta de UTI?
    O povo não come essa corda mais!
    #Bolsonaro2022 ✌🏻😎

  8. o questionador says:

    o governo federal mandou os recurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!