4 de fevereiro de 2026

Alunos discordam que ano letivo comece só em agosto e denunciam IFBA de Paulo Afonso ao MPF

Por

REDAÇÃO #PA4.COM.BR

E-mail enviado para a Redação do portal PA4 (redação@ozildoalves.com.br)

 

Bom dia, venho por meio desse e-mail, confiando no seu trabalho e sua audiência para nos ajudar divulgando uma denúncia feita no ministério público Federal, feita pelos pais de alunos aprovados no IFBA no ensino médio integrado.

 

Fizemos a matricula, mas fomos informados que  as aulas só começarão em 9 de agosto, foi feita uma reunião entre os professores e assim decidiram. Nós pais estamos preocupados pois é muito tempo de atraso sem contar  com as greves que sempre acontece.

 

Muitos alunos já desistiram e foram, para outras instituições, lembrando que fizeram prova e se prepararam muito frustrante. Os alunos do ano passado ainda não terminaram o ano letivo  de 2016.

 

Nos ajude divulgado esta denúncia, para que se haja uma solução. Desde já obrigada segue em anexo documento feito no ministério público federal  com nomes e telefones de pais para que vocês confirmem.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 35

  1. Aluno do Ifba says:

    Querem um conselho? não briguem por isso, não insistam em colocar seus filhos em uma instituição corrompida politicamente. O que se vê dentro do IFBA é politicagem, o tempo inteiro. Professores extremistas, alguns deles, não posso generalizar, manipularam uma parte dos alunos a fazer a ocupação, prejudicando inclusive os filhos de vocês, por que o início das aulas do novo ano letivo está atrasado por isso. E sabe pra quê? Pra chamar atenção, pra fazer baderna!
    Viés político declarado dentro do instituto praticado por esse pequeno número de professores, que prejudica a atual direção, direção da qual não sou fã inclusive, mas as tentativas de fazer algo certo pelos atuais administradores do instituto são sempre prejudicadas por esses professores irresponsáveis!

    • Hahaha says:

      Olá Aluno do IFBA … Se vc fosse mesmo aluno do Instituto saberia q mesmo sem a ocupação as aulas só terminariam em meados de junho pra julho… O q foi feito foi reorganizar o calendário repondo as aulas perdidas durante o ato estudantil… Então menos, pf! Saiba de todo o histórico de greves e verá q o atraso n provém só do movimento estudantil… E outra, professores extremistas? Espero q vc possa provar, pq de nada vale latir sem um objeto te incomodando!

      • Aluno do Ifba says:

        Não Hahaha, você que é mais uma irresponsável. Todo mundo sabe que o ano letivo do IFBA acabaria em Maio. Uma pena para os alunos formandos, que vão ter que esperar mais dois meses para se formar, coincidência ou não, o mesmo tempo de duração da ocupação não é?
        Professores, alunos da ocupação, líderes do grêmio estudantil, todos extremistas que em nenhum momento quiseram dialogar a respeito do fechamento dos portões, fizeram na calada da noite, de uma sexta para um sábado, provando o quanto era correto e legitimo. Não é? Sua irresponsável! Desordeira!

  2. Alan says:

    Apoio a iniciativa !

  3. Aluna says:

    E querem o que?! Infelizmente pegamos muitas greves. Ninguém gostaria de estar com o calendário tão atrasado, mas não se tem muito o que fazer. Já temos tantas aulas! Como vão colocar mais aula ainda pra “adiantar” o tempo? Acordem! Sejam mais realista! A realidade do Brasil é essa!!

  4. Clara says:

    Concordo com a denúncia. Essa data definida para o início letivo se trata de um descaso muito grande para com os alunos. O povo paga a escola ser de qualidade e ser feita no tempo correto.

    • Rsrs says:

      Paga?! O IFBA é um colégio PÚBLICO!

    • Rsrs says:

      Paga?! O IFBA é um colégio público!!

    • Letícia says:

      O povo paga?

    • Nath says:

      Os colégios públicos são mantidos através dos impostos que pagamos, portando pagamos sim, mesmo que seja um colégio público. Ou vocês acham que o dinheiro para a construção de escolas, compra de objetos, pagamento de professores, etc. cai do céu?

  5. Jonas says:

    Tem que acabar com concurso público! Virou palhaçada isso, entram como concursados, fazem greve reclamando dos salários e ficam assim, sem trabalhar! E olha que o salario deles é bem maior que qualquer escola particular da cidade. Absurdo isso! Fecha logo esse ifba!

  6. paulo says:

    No edital do curso engenharia elétrica, fala que o curso campus paulo afonso é noturno, porem, as aulas começam as 16;50,tem que denunciar isso também.

    • Sigilo says:

      Nem todas as aulas começam hás 16:50. Dependendo do período, são um ou dois dias na semana que ocorrer isso.

  7. Aluno says:

    Atraso por atraso todos estamos. Quando entrei sai de férias em Dezembro e comecei no IFBA em Junho/Julho.

  8. Aluna do IFBA says:

    Olha, sinceramente, vocês estão pensando somente nos filhos de vocês! Eu sou do processo seletivo de 2015 e antes mesmo de eu entrar,o instituto estava em greve! Comecei a estudar no dia 8 de agosto de 2015 e nós não ficamos desse jeito. Nós estávamos preocupados sim com o atraso, mas estamos aí hoje e já pegamos duas “greves”. Seus filhos nem entraram no instituto ainda para quererem alguma coisa e acreditem, estamos mais atrasados que eles. Antes de tudo, pensem que é uma oportunidade única, que apesar dos pesares, eles irão ter um ensino de qualidade. Coloquem-se em nossos lugares, está uma correria danada, e querer adiantar o ano letivo mais cedo, irá prejudicar quem já está lá! Aliás, seus filhos nem entraram para vocês verem o que passamos.

    • Prof. says:

      Segundo turno. Aulas no período oposto.
      Aumenta a carga horária dos docentes. Para compensar os meses parados. Teríamos aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

  9. ALUNO DESANIMADO says:

    Uma minoria de professores decidiu por isso simplesmente porque não é da cidade e não quer aumentar sua carga horária de aula. Não querem sair do luxo de ir na escola apenas duas vezes na semana. São pessoas que não se envolvem nas atividades da escola e só sabem criticar os poucos que ainda fazem alguma coisa, por pura politicagem. Tem professor que só tem aula segunda e terça e,mesmo assim, termina a aula antes do horário para pegar ônibus para viajar. A escola não vai pra frente sesse jeito.

  10. Aluna De biocombustíveis 2 ano says:

    Vcs já se perguntaram, pq de tantas greves, ocupação ou seja lá do que for ? Lutamos por nossos direitos! Pensem nas pessoas que estão ali dentro, se o calendário for adiantado, como fica a situação dos repetentes do 1 ano ? Vão ter que esperar outra turma para estudar ? Eu sou estudante do IFBA me orgulho disso mais do que tudo, pq cresci em todos os sentidos da palavra, oportunidade única! Empatia, vc fala de fora, mas não vive nossa realidade.

  11. Aluna De biocombustíveis 2 ano says:

    10 pensamentos em “Alunos discordam que ano letivo comece só em agosto e denunciam IFBA de Paulo Afonso ao MPF” ? FUTUROS ALUNOS!

  12. Paulo Henrique says:

    Espero que o ministério público resolva! Deve ter alguma brecha para demissão por justa causa. Vamos trabalhar lecionadores.

  13. Thiago Dos Anjos says:

    kkkkkkkk
    Ocupa tudo!!!!
    Parabéns Grêmio do IFBA!!! Ocupa de novo em sinal de protesto!!! kkkkkkk

  14. AlunoquetbmentrouemAgosto says:

    Eu esperei até Agosto. Por que esses tão cheios de direitos não podem esperar? Nem entraram e já querem fazer besteira, não conhecem a nossa realidade. Desistam, é fácil, tem outros querendo as suas vagas.

  15. LAVA JATO NELES... says:

    Apóio, tem muita coisa irregular nessa instituição que deixa muito a desejar e nós pais ficamos sem respostas.
    inclusive eles queriam cancelar parte do ano letivo de 2016 dos alunos que já tinham terminado a metade da segunda unidade e prejudicando os mesmo em benefício próprio.

  16. LAVA JATO NELES... says:

    OUTRA COISA É O REPASSE DAS BOLSAS E AUXÍLIOS PARA OS ALUNOS, SEMPRE REPASSAM ATRAZADAS E VOCÊ NUNCA SABE SE É RELATIVO A QUAL PERIÓDO E QUANTOS MESES VC TEM DIREITO EX: EM 2016 MEU FILHO ESTUDOU QUATRO A CINCO MESES RECEBEU AGORA EM 2017 NESSE MÊS 170,00R$ QUE NINGUÉM SABE SE REFERENTE A 2016 OU 2017. E AINDA OCASIONOU UM PROBLEMA JUNTO AOS BANCOS POIS AS CONTAS ABERTAS FORAM CANCELADAS DEVIDO O REPASSE DESSA INSTITUIÇÃO.
    VAMOS SE ORGANIZAR GENTE E VAMOS COLOCAR TUDO AS CLARA EXPLICAR DIREITO O PEIÓDO, O MÊS E O VALOR CORRETO REFERENTE A QUAL ANO, PORQUE SE FOR DESSE ANO 2017 CADÊ A DE 2016 ?????

  17. Anônimo says:

    Invadir escola da nisso.

  18. Você engana todos menos Deus says:

    O relato do colega que disse que os professores de fora votaram contra tem muito fundamento. Estamos falando de professores que foram contratados para trabalhar 40 horas e só dão aulas 2 dias ou no máximo 3 dias. A grande maioria não faz nada além de dá aula. Não faz pesquisa , não orienta um iniciação científica não faz nada. Fica enviando e-mail criticando a direção e os coordenadores e copiando os alunos. Dizem que isso é transparência, mas exergo como politicagem. Tem um grupo que quer assumir e fica tentando prejudicar quem quer ajudar os alunos.

  19. Jonas Esticado says:

    “Eu, você o mar e ela”

  20. Letícia says:

    Qd vejo notícias como essa é que tenho ainda mais nojo dos baderneiros do ano passado que prejudicaram tanta gente ocupando a escola e no fim não deu em nada já que o ensino vai mudar de qq jeito. Fazer protesto prejudicando tanta gente é coisa de marginal.

  21. aianny meyrele says:

    fora professor que nem faz nada,so recebe salario e thau

  22. NÃO IDENTIFICADO! says:

    Os motivos pelos quais levaram ao atraso no nosso ano letivo, foi principalmente o movimento estudantil de ocupação e invasão no IFBA. Foram 3 meses de atraso. O ano letivo deveria acabar antes de Junho. Agora, perdurará pelo tempo perdido. Além disso, as ditas “ocupações”, foram ilegítimas! Não só no IF de Paulo Afonso, mas em todas as instituições do país!
    Não há constitucionalidade em GREVE DE ALUNOS! Não há constitucionalidade no IMPEDIMENTO DOS ALUNOS ESTUDAREM. A assembleia organizacional dos alunos não é maior que a lei. Portanto, seu estatuto e tal votação ocorrida são inválidos quanto à proibição do direito individual de estudar. Acima de tudo, estudantes nem estatutos internos podem tirar o livre acesso de entrada e saída na instituição, coisa que aconteceu com o chamado FECHAMENTO DO CAMPUS! Por essas e mais outras saiu um grande número de alunos. Uns se acharam sobrecarregados de tarefas e outros quiseram se garantir na vida em outras escolas.
    Os pais do alunos aprovados têm toda a razão em processar ao MPF o que está acontecendo. Porém, os professores estão com uma carga horária de trabalho muito pesada. Tem deles, que dão aula para as duas modalidades técnicas e ainda para o nível superior em Eng. Elétrica.
    O que aconselho, é que com essa denúncia, acrescentem uma coisa: cobrem para que Ministério da Educação contrate mais professores, para atender a essa demanda. Se isso continuar, estaremos no risco de ACABAR O IFBA em Paulo Afonso,

  23. Veterano says:

    Maior decepção para mim ver essa verdadeira bagunça, a palhaçada que esse campus do IFBA de Paulo Afonso se tornou, ainda mais ao perceber a… de integridade do mesmo por política.

  24. NO IDENTIFICACION says:

    Apoio Essa Iniciativa Dos Pais, Desses Futuros Estudantes !! Afinal, Que País é Esse!!?? No Qual Alunos Vão Iniciar o Ano Letivo Em Agosto!! Não Tem Como Ocorrer Isso, Sem Falar das Greves Que “ELES” Vão Pegar ao Decorrer Do Ano. O Instituto Está Com o Calendário Atrasado? Claro! Deve Existir Uma Forma De Aliviar Essa Situação. (Apenas á Minha Opinião) Fazer o Que Né? “BRASIL PÁTRIA EDUCADORA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!