28 de março de 2024

‘A expectativa é que aconteçam novas eleições em Paulo Afonso e Glória’, diz promotora

Por

Luciana Koury – Promotora de Justiça em Paulo Afonso – BA (Foto: PA4.COM.BR)

Pode e realmente parece improvável, dado o histórico e a falta de compromisso com a legalidade, que as ações do Ministério Público Eleitoral, junto à Justiça, resultem em cassação e, consequentemente em novas eleições. Porém, seguindo à risca a letra constitucional, segundo apuração do Ministério Público Eleitoral, diante dos fatos delituosos e imorais registrados no pleito do ano passado, tanto em Paulo Afonso como em Glória (ver acusações nos pôsteres do PA4) e vivêssemos nós num país sério, era exatamente este o resultado: novas eleições.

 

Nesta quinta-feira (26), a promotora regional eleitoral, Luciana Khoury, concedeu entrevista ao portal PA4, em seu gabinete, exatamente porque estava em Paulo Afonso para acompanhar o andamento das denúncias encaminhadas por ela e pelo seu colega, Leonardo Bittencourt à Justiça Eleitoral. Não obstante, o povo quer saber: e agora?


Leia também: MP-BA pede cassação de registro, diploma, mandato e inelegibilidade de Luiz de Deus


Conversa-se muito nas esquinas, nas calçadas que, em Glória haveria novas eleições, caso a justiça aceite a denúncia, e que em Paulo Afonso, o 2º colocado nas últimas eleições assumiria. Então, para saber exatamente o que aconteceria – se o Brasil fosse sério – Luciana esclarece: em ambos os casos novas eleições.

 

″Aconteceram alterações no código eleitoral, pela minirreforma de 2015- lei 13.165/2015- , no Art. 224, parágrafo 3º, a consequência para cassação de diploma ou no caso de mandato, já que agora os prefeitos de Paulo Afonso (Luiz de Deus- PSD) e de Glória (David Cavalcanti – PP) estão exercendo o mandato″, informa a promotora.

 

A mudança

 

″A decisão da Justiça Eleitoral que importe no indeferimento de cassação de mandato ou de diploma do candidato eleito para prefeito, governador ou presidente terá novas eleições independente do número de votos, essa é uma alteração da lei, será uma nova eleição necessariamente, agora poderá ser uma eleição direta com todos os eleitores dos respectivos municípios novamente ou uma eleição indireta que é feita pela Câmara de Vereadores″.

 

O momento em que se dará as eleições segundo o Ministério Público

 

″Se a cassação ocorrer – trânsito em julgado do processo sem a possibilidade de recurso – antes dos últimos seis meses do mandato será eleições diretas, e, no caso dos últimos seis meses finalizando o mandato aí seria a hipótese da eleição indireta, através da Câmara dos Vereadores, não há possibilidade do 2º colocado assumir direto″.

 

Paulo Afonso – BA

 

Entre as mais de trinta denúncias que estão sendo avaliadas pela justiça eleitoral, uma está mais próxima de uma sentença, a saber: os tanquinhos que estavam na frente da prefeitura, no curso da campanha, e que foram retirados às pressas após o MP recomendar sob pena apreensão e multa e à coligação do então candidato a prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD).

 

A prefeitura era tão ciente da irregularidade que à noitinha mesmo tratou de retirar os tanquinhos, porém, não obedeceu totalmente às recomendações de Leonardo Bittencourt (promotor que atuou junto a Khoury no pleito de 2016), quando foi claro que, a distribuição deles só poderia ocorrer após o término das eleições. A prefeitura não apenas distribuiu-os como, por óbvio publicizou.

 

A Ação do MP que envolve os tanquinhos, essa representação ainda está em tramitação, o próximo passo dela é ter audiência, e já deverá ter a audiência para o próximo mês, já teve manifestação do juiz, réplica do MP e está bem adiantada″, informou a promotora.

 

De novo é preciso dizer: o trabalho dos promotores eleitorais em Paulo Afonso está sendo dignificante, além de qualquer expectativa. Caso não obtenham o resultado esperado, já fica o registro inequívoco que essas ações não serão em vão. Num futuro próximo, agora já é possível sonhar, teremos  eleições limpas, transparentes e com as mesmas condições de igualdade para todos.

 

 

Glória-BA

 

″Nós fizemos dois desdobramentos conjuntos, entendemos que havia conexão entre a prisão que houve do controlador do município, Flávio, com mais de R$ 82 mil, na véspera da eleição, nas mediações em que estava o candidato, na véspera da eleição, de madrugada com esse dinheiro circulando, e também com base do encontramos no veículo do atual prefeito David Cavalcanti, um Check list contendo uma série de benefícios previstos para pessoas a partir de povoados, indicando pessoas e o benefício a ser creditado, nós pedimos para instaurar o processo policial também para este fato, houve conclusão dos dois inquéritos policiais, pelo indiciamento das pessoas, eu e Dr. Leonardo fizemos todas as investigações: talões de postos de combustíveis, o valor e nome do beneficiados, e fizemos uma série de oitivas, algumas pessoas inclusive confirmaram o recebimento da promessa – e até a promessa é caracterizada como capacitação ilícita de sufrágio – conhecida popularmente como ‘compra de votos’, então são duas medidas uma eleitoral e,  já está com a citação dos acusados para que se manifestem, e a partir da denúncia criminal, ambos os processos resultam em cassação de mandato do prefeito eleito″, disse a promotora Luciana.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 55

  1. Eduardo says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Carlos Carvalho says:

    Provas não faltam para anular essa eleição imoral em que foi usada a máquina pública municipal para vencer as eleições.Com a corrupção na compra de votos se venceram as eleições, agora com as provas que se teve na campanha só se safam se comprarem os juízes, o que não duvido de nada! Parabéns Dra. Luciana.

  3. ADVOGADO PA says:

    QUE BELO TRABALHO FEITO EM NOME DA JUSTIÇA DOS MORADORES DE PAULO AFONSO PELA JUSTIÇA. ESTOU MUITO ORGULHOSO DESSES PROMOTORES E ESPERO PODER FICAR TAMBÉM DOS SENHORES JUÍZES. SE NADA FOR FEITO, A JUSTIÇA DE PAULO AFONSO ESTARÁ DANDO UM CHEQUE EM BRANCO A CORRUPÇÃO E A COMPRA DE VOTO ABERTAMENTE. ESSA DRA. LUCIANA DEVERIA ASSUMIR O LUAR DE TEORI ZAVASCKI. MUITO FELIZ COM O VOSSO TRABALHO. JUSTIÇA JÁ!

  4. Paulo Ricardo says:

    Atenção juizez vamos julgar logo esse negocio.Porque dizem nos senadinhos que num vai da em nada e vai demorar uns 3 anos.ai num tem graça.vamos caçar logo o mandato dos vereadores compradores de votos e o prefeito que recebe 33 mil mas do que o presidente Temmer.e queremos novas eleições e viva a justiça kkkkkk

  5. Zorro says:

    Se conforma 15 vcs perderam isso é resaca de derrotados. Se tiver outra sou 55 e vcs vão perder de novo .

    • Sem corrupção. says:

      É ISSO AÍ CADEIA NELES! O PAÍS ESTÁ MUDANDO ATRAVÉS DE HOMENS DE BEM COMO OS PROMOTORES E JUÍZES DA OPERAÇÃO LAVA JATO. AGORA EU PERGUNTO E POR NÃO EM PAULO AFONSO? PARABÉNS DRA. LUCIANA VAI TER QUE IR EM CANA EX PREFEITO, PREFEITO, VICE, VEREADORES, EMPRESÁRIOS E ATÉ TU ZORRO. KKK!

    • Luciano silva says:

      Olha 55 vcs so ganhou pq usou todo tipo maracutalha como compra de voto ameaças aos funcionários públicos e outras coisas mais. E agora tão com medo de perder a boquinha né?

  6. Marlene says:

    Parabéns dr Luciana.
    Tá fazendo a coisa certe população indignada com essa falcatrua

  7. tito says:

    parabens vc e uma promotora porreta

  8. Aldebaran says:

    É necessario que a JUSTIÇA ELEITORAL mostre que quer ajudar o brasil punindo esse tipo de corrupçao. A justiça precisa ser aplicada para que tenhamos a esperança de algum dia melhorar a nossa classe politica. Justiça por favor mostre a esperança em dias melhores punindo esses corruptos pegos em flagrante. Façam novas eleiçoes urgentemente e os cidadaos honestos de Gloria e paulo Afonso agradecem.

  9. observador says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk…deixa a promoto
    ra em paz geraldooo…kkkkkkkkk

  10. Carla says:

    Dificil tirar, eles quem mandam estao com dinheiro, vao comprar td e todos

  11. Honório says:

    Tá ficando feio pra esse povo MP, tá sem credibilidade alguma… Bla bla bla, e nada que falam acontece….

  12. Ailton Gomes says:

    A ordem vem de cima pra baixo, caso o TSE casse o mandato dá chapa dilma_temer,aí sim aqui também seria cassada,mas o próprio presidente do TSE vive com conluio com temer, então é sinal de que isso não vai dar em nada como aqui também.Portanto está pra nascer ainda a geração que vai usufruir da Justiça do país.

  13. Damiao says:

    Está na cara q em Paulo Afonso compra de muitos votos tem q ter mesmos novas eleições o país está entregue às baratas mesmo q manda quem tem cai fora Luiz de deus de deus vc não tem nada

  14. Damiao says:

    Tira está cestes verme dai todos ricos com dinheiro do povo

  15. JOSE BEZERRA says:

    ISSO É BRASIL OTARIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. JOSE BEZERRA says:

    ISSO É BRASIL OTÁRIOS!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Marcos Santos says:

    isso é cheiro mole dessa promotora,fica ai .

  18. Alguém says:

    Seja feita á justiça dos homens pq a de Deus eles vão sentir na pele

  19. cidadã says:

    até parece que tem lei no brasil. deveria também ter novas eleições para vereador porque a compra de voto foi geral não é apenas os prefeitos não viu a corrupção é geral deveria ver isso também e outra em relação a ficha limpa tem muito candidato que assumiu mais sujo que pau de galinheiro fica a dica.

  20. Peão do trecho says:

    Se não acaba em pizza né?

  21. Anônimo says:

    Como ja está acontecendo em muitos lugares do país como Ipojuca pe se o candidato ta errado tem sim q ser punido

  22. Leo says:

    A matéria já dá tom de descrédito. Não vai pra frente. O MP não é respeitado pelos juízes do nosso pais…

  23. JORNALISTA says:

    O PIOR EM TUDO ISSO, É QUE A RÁDIO DO ATUAL PREFEITO DEBOCHA DA CARA DOS PROMOTORES E JUÍZES. FAZEM A MAIOR RESENHA DAS AÇÕES E DUVIDAM DE TUDO QUE OS PROMOTORES FALAM. ESPERO MESMO, MAS, MESMO, QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA EM PAULO AFONSO.

    • Sem corrupção. says:

      Cabe os empresários de paulo afonso fazerem um boicote a essa emissora sem credibilidade!

  24. Prof. Nelson Sobreira says:

    Lei não se discute, cumpre-se.

  25. Mônica says:

    Com certeza é verdade muitos vereadores compramo votos com cimento.dinheiro. etc .concordo plenamente 👍👍👍👍

  26. Luis daniel says:

    Vai dar em nada. Daqui 4 anos se candidatem novamente pra ver se vencem LD. O homem se elegeu com a vontade e esperança do povo. Toda eleição é a mesma conversa.

    • Sem corrupção. says:

      Será, acredito na justiça e será feita.

    • Sem corrupção. says:

      É ISSO AÍ CADEIA NELES! O PAÍS ESTÁ MUDANDO ATRAVÉS DE HOMENS DE BEM COMO OS PROMOTORES E JUÍZES DA OPERAÇÃO LAVA JATO. AGORA EU PERGUNTO E POR NÃO EM PAULO AFONSO? PARABÉNS DRA. LUCIANA VAI TER QUE IR EM CANA EX PREFEITO, PREFEITO, VICE, VEREADORES, EMPRESÁRIOS E ATÉ TU LUÍS DANIEL. KKK!

  27. PAULO says:

    COM CERTEZA. O PREFEITO QUE DEIXOU, VERGONHOSAMENTE, O MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO, DEIXOU UMA MARCA INDELÉVEL DE SUA GESTÃO: O ENRIQUECIMENTO DOS SEUS AMIGOS E O CAPRICHO DE ELEGER SEUS VEREADORES. SE NÃO HOUVER NENHUM PRONUNCIAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO DE PAULO AFONSO, FICA CLARO E SUSPEITO OS NOSSOS MAGISTRADOS LOCAIS.
    O EX-PREFEITO CONTA COM A IMPUNIDADE., POIS, TEM NA CABEÇA QUE O DINHEIRO COMPRA TUDO.
    DE UMA COISA TENHO CERTEZA, A JUSTIÇA LHE PEGARÁ. SE NÃO HOUVER EM PAULO AFONSO, SALVADOR, HAVERÁ EM BRASÍLIA E LHE COLOCARÁ NO SEU DEVIDO LUGAR.

  28. Doralice says:

    Promotora nota 1000!!Vai fazer história. Nossa Cidade precisa pelo menos de uma VERDADE. Essa Promotora vai mostrar. Acredito e tenho Fé. Amém

  29. ANA says:

    Pode e realmente parece improvável
    Quem foi que redigiu isso??

  30. ze carlos says:

    aos eleitores derrotados se conformen e vao procurar um emprego em outra cidade se e que tem coragem de trabalharem,talvez nao consiga porquer o tempo que tem e pra falar da vida dos outros, 55 pra sempre nao abro.

  31. Santana says:

    Kkkkkk um dos deuses sendo casado em Paulo Afonso? Kkkkkkkk A piada é boa. Eles são donos do poder, estão a cima de qualquer lei.

  32. Anônimo says:

    Em. Paulo. Afonso

  33. ELEITOR INDIGNADO says:

    É SRª PROMOTORA E SRº PROMOTOR, ESSE PESSOAL DO 55 PRINCIPALMENTE OS GRANDÕES FICAM TIRADO ONDA COM A JUSTIÇA DE PAULO AFONSO, DIZENDO QUE NÃO VAI DAR EM NADA, QUE AQUI NÃO TEM JUSTIÇA, E QUEM MANDA SÃO ELES. JOGUEM DURO E MOSTRE QUE AQUI NESSA CIDADE TEM BONS PROMOTORES E QUE A JUSTIÇA EXISTE NO TRABALHO HONESTO DE VSRª s E QUEHAJA DE IMEDIATO UMA DECISÃO FAVORÁVEL EM SUAS PETIÇÕES.

  34. PAULO AFONSINO says:

    DOUTORES DA LEI CREIO QUE AVERA JUSTISA NESSA CIDADE, NAÕ DEIXEM ELES COMPRAREM SUAS ASÕES NO PEDDIDO PARA DERUBA ESSA TURMA DE MAL FETORES

  35. PATATI says:

    KKKKKKKKKKKK, VAO SONHANDO

  36. Gavião says:

    Bom, pelo menos a dra. Luciana fez a sua parte, mas esqueçam, somos de uma republiqueta chamada (b)rasil, aqui manda o dindin. Se já sabiam disso teriam que agir era para impedir, não fizeram, agora o único direito é o do jus-esperniandi.

  37. Vania says:

    Ola queria saber de jeremoabo como pode fica sem prefeito tambem se a prefeita de jeremoabo foi eleita pelo povo mais nao pode governar e ai como e q vai ficar por ANTONIO CHAVE NAO FOI ESCOLHIDO PELO POVO

  38. GERALDO says:

    ESSES QUE FAZEM GALHOFA DA JUSTIÇA, ACHANDO ENGRAÇADO KKKKKKKK, PODEM TER UMA SURPRESA NO PRÓXIMO MES, EDUARDO PATATISE LIGUEM, POIS QUEM RI POR ÚLTIMO RIR MELHOR SE LIGUEEEEM!!!.😜😜😜😜

  39. Leno says:

    Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incursio infernalis adversarii, omnis legio, omnis congregatio et secta diabolica, in nomine et virtute Domini Nostri Jesu + Christi, eradicare et effugare a Dei Ecclesia, ab animabus ad imaginem Dei conditis ac pretioso divini Agni sanguine redemptis + . Non ultra audeas, serpens callidissime, decipere humanum genus, Dei Ecclesiam persequi, ac Dei electos excutere et cribrare sicut triticum + . Imperat tibi Deus altissimus + , cui in magna tua superbia te similem haberi adhuc præsumis; qui omnes homines vult salvos fieri et ad agnitionem veritaris venire. Imperat tibi Deus Pater + ; imperat tibi Deus Filius + ; imperat tibi Deus Spiritus Sanctus + . Imperat tibi majestas Christi, æternum Dei Verbum, caro factum + , qui pro salute generis nostri tua invidia perditi, humiliavit semetipsum facfus hobediens usque ad mortem; qui Ecclesiam suam ædificavit supra firmam petram, et portas inferi adversus eam nunquam esse prævalituras edixit, cum ea ipse permansurus omnibus diebus usque ad consummationem sæculi. Imperat tibi sacramentum Crucis + , omniumque christianæ fidei Mysteriorum virtus +. Imperat tibi excelsa Dei Genitrix Virgo Maria + , quæ superbissimum caput tuum a primo instanti immaculatæ suæ conceptionis in sua humilitate contrivit. Imperat tibi fides sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, et ceterorum Apostolorum + . Imperat tibi Martyrum sanguis, ac pia Sanctorum et Sanctarum omnium intercessio +.

  40. Edvaldo says:

    Quem pode fazer uma pesquisa, não existe mais credibilidade nosso judiciário, temos alguns promotores que merecem nosso reconhecimento, mas os juizado… È triste ouvir do povo os comentários, é hora de resgatar a credibilidade.

  41. Anderson says:

    Essa promotora luciana e boa coloca todos no exo mesmo que seja feira a justiça nei todos juizes sao corruptos e para oque debochando cuidado com surpresas

  42. Wilker says:

    As pessoas de bem voltam às urnas e reelegem Luiz de Deus e Flávio Henrique com uma diferença: Uma LAPADA maior. Simples assim. E tome 55.

  43. Parabéns says:

    Parabéns a Promotora Luciana Khoury.
    Mas infelizmente a justiça do Brasil é muito falha, e quem manda é o dinheiro.

  44. Irmão Robério says:

    O brasil está passando por um momento histórico onde se destacam alguns atores do poder judiciário que não se curvam perante os poderosos de mentes corrompidas. E Paulo Afonso também é Brasil. Que seja feita justiça perante provas!! “Somo todos Sergio Moro”; “Somos todos Luciana Koury”.

  45. PAULO AFONSO SEMPRE. says:

    REZEMOS E OREMOS PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA.

  46. Morador says:

    Só acredito vendo ele ser preso…ou perder o mandato…..pois estamos falando de POLÍTICA EM PAULO AFONSO…..A LEI NÃO SE APLICÁ EM PAULO AFONSO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!