Na sessão ordinária do dia 17 de junho de 2011, o vereador Ozildo Alves (PP) apresentou a indicação de nº 88/11 solicitando ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a de nº 89/11 ao então Ministro das Cidades Mário Negromonte (PP), a implantação do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal, no município de Paulo Afonso. As indicações do vereador foram acatadas e no dia 4 de abril de 2012, portanto 8 meses depois, o Diário Oficial da União publicou Portaria liberando recursos para a construção de 41 polos da Academia da Saúde, dos quais dois contemplam Paulo Afonso.
Para o vereador Ozildo Alves o projeto estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física e de lazer, além de potencializar elementos da cultura local para a produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações.
Segundo Ozildo Alves o programa parte da simples observação de que a salutar prática de exercícios físicos previne doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Para o parlamentar é preciso que as esferas públicas governamentais incentivem essa prática com a implantação de programas dessa natureza.
A partir da habilitação Paulo Afonso receberá 20% do valor total previsto para a totalidade do projeto, cujas obras devem ser finalizadas em até 24 meses. Para receber as outras parcelas de recursos, o gestor municipal deverá apresentar os documentos solicitados pelo Ministério da Saúde, comprovando a conclusão das etapas da obra.
Com a construção da Academia da Saúde, os municípios que possuem Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), receberão do Governo Federal R$ 3 mil mensalmente a fim de que sejam custeados o pagamento das despesas correntes como aquisição de material de consumo e pagamento de profissionais.
Segundo Ozildo Alves, a intervenção do então Ministro Mário Negromonte foi fundamental para a vinda do projeto em Paulo Afonso e a sua indicação na câmara justifica-se pelo fato de que tal programa contempla crianças, jovens, adultos e idosos não apenas com atividades físicas, mas, também, educação alimentar e recreação, haja vista que o único espaço de lazer do qual dispõe o município é o Lindinalva Cabral, mas se encontra em situação de total abandono.